HONDA CBX 1050
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STARFIGHTER F 104 G
O DUELO DE 100 CAVALOS CONTRA 45.000 !!
Um interessante e inédito teste de aceleração entre uma moto esportiva e um caça supersônico realizado em 1983 !
Quem sai na frente ? O caça ou a moto ?
Veja como foi !!
"Cleared on to the runway" ... a torre de controle libera a pista. Lentamente, o Starfigther dirige-se para a cabeceira da pista ... lá já está esperando seu adversário ... a Honda CBX 1050 !
A pista de concreto mede 2.400 metros. O Starfighter e a CBX estão na linha de largada ... pelo rádio vem a ordem de liberação da pista "Cleared for take off" !
No cockpit do caça, o piloto, o primeiro tenente do exército alemão, com mais de 1.000 horas de vôo. No guidão da CBX, o piloto de teste da revista "Das Motorrad", com mais de 200.000 km rodados em motos !
Dar a partida num jato não é uma coisa simples. Checar todos os itens, esquentar a turbina, primeiro 3.000 rpm, depois aumentar para 5.000 rpm ...
... mais uma checagem, uma geral nos numerosos mostradores do painel ... é uma operação de alguns minutos !
Na moto, a coisa é bem mais simples ... basta apertar aquele "botãozinho", e pronto !
O Starfighter, com tanque cheio, pesa por volta de 9 toneladas, e tem uma potência em torno de 45.000 cavalos (relação peso / potência de 0,2 kg por cavalo).
A CBX 1050, com piloto, passa dos 320 quilos, para uma potência de 103 cavalos (relação peso / potência de 3,1 kg por cavalo).
São quase 15 vezes mais !
Velocidades máximas: 2.400 km/h contra 220 km/h !!
Ao longo do runway, o pessoal da cronometragem está aguardando o sinal pelo rádio da torre, que faz a contagem regressiva ... ten, nine, eight ...
O piloto do caça leva a turbina a seu ponto de funcionamento, 7.500 rpm. Os pés apertam os pedais de freio, mantendo o avião parado. Um último check-up ... tudo em ordem !
O piloto da CBX gira o punho direito ... o contagiros indica entre 7.000 e 8.000 rpm !
... two, one ... zero !!
O primeiro tenente abre a pós-combustão, as rotações passam de 7.500 para 15.000 rpm ... tira os pés dos freios ... o barulho é ensurdecedor !! Uma grande vibração sacode as 9 toneladas ... centímetro por centímetro o caça começa a avançar !
Na CBX ... primeira marcha engatada, o motor berrando, pneu traseiro fumaceando, os seis cilindros empurrando, e o piloto jogando seu peso para a frente para evitar que a roda dianteira perca o contato com o solo !
Cinco segundos depois, a CBX já percorreu 90 metros, e está a 118 km /h !
O Starfighter andou 15 metros e atingiu apenas 50 km/h ! O duelo parece decidido !!
Dez segundos: o piloto da moto está completamente deitado sobre o tanque, cabeça no painel ... está a 173 km/h, com 305 metros percorridos !
O caça está agora a 146 km/h, e a 80 metros atrás (225 m) !
Quinze segundos: a coisa começa a mudar ... A CBX ainda na frente, a 193 km/h e 570 metros percoridos, mas o jato já está na cola, apenas 30 metros atrás, e a 220 km/h !!
Mais 1,2 segundos e os dois estão exatamente a 630 metros, emparelhados, mas com o jato a 237 km/h, e a CBX a 196 km/h !!
Aos vinte segundos da largada, enquanto a CBX vai lentamente atingindo sua velocidade máxima (agora 205 km/h), o jato vai embora de vez, a 293 km/h !! A CBX está agora 46 metros atrás !
Exatamente após 22,4 segundos, o duelo está decidido ... encerrado !
O piloto do jato puxa as manetes, e o Starfighter decola, aos 1065 metros, a 350 km/h !
Nesse momento, a Honda passa a linha dos 1000 metros, a 210 km/h !!
Vencida, mas não desclassificada ! Mostrou toda sua valentia !
Noventa segundos após a largada, o jato já atinge a velocidade de Mach 1, 1.193 km/h ... mais outros 90 segundos, e já está o dobro da velocidade ... 2.386 km/h !!
O consumo também é desproporcional ... o caça engoliu mais de 350 litros de querosene, enquanto a CBX, deve ter consumido pouco mais de 1 litro de gasolina !
Foi um duelo de grandes máquinas, onde cada um em seu elemento, demonstra ser o melhor de sua categoria !
Para nós, a CBX 1050, é a rainha ... e até hoje desfila sua beleza única por onde quer que ande ... alías, o ideal é passar bem devagarinho, para que todos possam admirá-la !
Afinal, outra moto com motor de seis cilindros em linha, com seis carburadores, nunca mais será fabricada !
Quem tem uma, que guarde bem guardada !!





Fonte: Revista Motoshow, nº 10, Dezembro de 1983