Édson escreveu:http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/carburador/carburador.html
João Ednardo...vamos ter de tirar uma ou duas estrelas de vc....onde já se viu duvidar dos mais velhos......rsrsrsrsr
O Ary Silva ...nóis vamos dar um desconto..mas na próxima já sabe......srsrsrsrs
Cara ....lê de novo aquela página, enviada pelo Jek, citada acima...ali está bem claro....mistura rica....+ gasolina ou - ar
Um abraço..........
Pessoal vivendo e aprendendo, mas vamos lá vou tentar criar uma defesa, mas estou pronto p/ admitir e subir um degrau na grande arte de aprender sempre:
- Dentro da câmara de combustão:
1º Conceito de queima, (oxidação do combustível), quanto maior o volume de ar+ O2, melhor será a queima e portando temos um resultado melhor = queima + rica em O2.
2º Conceito volumétrico, mistura ar e combustível no venturi, quanto maior o volume de gasolina arrastado pelo volume de ar que passa no venturi maior é a quantidade de gasolina, portanto a mistura esta rica em gasolina e pobre em O2.
Vc entende que todo o volume de ar que entra e passa pelo carburador é determinada pela depressão criada pelo pistão.
Todo este volume de ar que passa pelo carburador somente ira conseguir arrastar uma quantidade de gasolina que é determinada pelos diâmetros dos giclês e das regulagens das alturas de agulhas dos pistonetes etc.
Eu aprendi que o parafuso que ficou convencionado de “parafuso do ar" na verdade regula a quantidade de gasolina que esta sendo adicionado ao volume de ar que esta passando pelo carburador.
Portanto quando fechamos o denominado “parafuso do ar", na verdade estamos diminuindo o volume de gasolina na mistura, portanto uma mistura rica em O2 e pobre em gasolina.
Como exemplo os corredores de cart com motor 2 tempos para ganhar potencia ficam a todo o momento mexendo no “parafuso dor ar” para fazerem a mistura ficar mais rica em O2 e o cart andar mais, outra coisa é só vc tirar o filtro de ar ou colocar um que permita uma maior entrada de ar no sistema e vc vai perceber que a moto fica afiada esperta.
Conclusão na verdade quanto maior volume de O2 na câmara de queima melhor será o desempenho do motor e encontrar este ponto ideal é o grande problema de todos nos que fazemos galoterapia e como todos nos somos formados de conhecimentos adquiridos do dia a dia ou através de artigos livros escola então surgem estas duvidas que são muito boas para serem abordadas neste ótimo local .
Um grande abraço e fico no aguardo do julgamento hehehehhe.

Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.