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DICAS DE PILOTAGEM SEGURA

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
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jovito
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DICAS DE PILOTAGEM SEGURA

Mensagempor jovito » 04 Nov 2006 15:49

Galera, algumas dicas para evitar acidentes:

**1. FREADA* - frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não
importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em
pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um
moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em
mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar
dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a
roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente
impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto
você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas
cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual
e continuo até a moto parar.

*2. SINALIZAR FREADA* - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem
atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender,
portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de
frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

*3. FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA* - esta faixa que divide as pistas é sempre em
alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as
vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidão quando
estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa
deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com
microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA
TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a
moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela
certamente escorregará demais, causando uma queda!

*4. FAROL NO ESPELHO* - Quando você estiver por ultrapassar um veículo,
sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para
facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá
uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim,
pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

*5. MANCHAS NO ASFALTO* - Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na
maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados
com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre
grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de
combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão
pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!

*6. CABECEIRAS DE PONTES* - Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte
ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um
salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o
impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que
a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais
exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se
lembrará desta dica!

*7. BURACOS* - Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for
possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda
dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o.

*8. ESTERÇAR* - Também chamado de contra-esterço. Esterçar é dobrar o guidão
ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste:
quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente
o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A moto irá para a direita!
Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de
gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico".



Espero ser útil.

Abraço a todos.


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Mensagempor jovito » 15 Nov 2006 21:06

Alguém leu?

Fui........


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Mensagempor Sergio Pretto » 16 Nov 2006 22:00

Achei as "dicas" do casal excelentes . . . .
E ái de quem fizer alguma coisa errada com a moto, com certeza não escapará da "mais nova máquina de multar de Guarulhos e região", nosso amigo-galeiro Jovito, hehehehe.
Parabéns Van e Jovito, adorei !!!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

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Mensagempor André » 17 Nov 2006 00:06

Sergio Pretto escreveu:Achei as "dicas" do casal excelentes . . . .
E ái de quem fizer alguma coisa errada com a moto, com certeza não escapará da "mais nova máquina de multar de Guarulhos e região", nosso amigo-galeiro Jovito, hehehehe.
Parabéns Van e Jovito, adorei !!!


Hahahaha Sergiao, eu ja avisei o Jovito que quando eu avistar ele em algum cruzamento aqui de Guarulhos com o talão de multas na mao vou picar o carro pra cima dele! Ele que se cuide! hahahahah Ta avisado...


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Mensagempor waldir moreira ramos » 19 Nov 2006 13:35

Grande Jovito.Achei ótimas suas dicas.


waldir_ex Indy 94
CBR 1000F_ 95-sempre com espírito galeiro
CBR 1100 XX_99 super black bird_sempre com espírito galeiro
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Mensagempor waldir moreira ramos » 19 Nov 2006 23:44

Pessoal, achei um site com ótimas dicas de segurança.Acessem:
http://www.motoseguranca.com.br

Também é interessante


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Mensagempor jovito » 20 Nov 2006 14:51

waldir moreira ramos escreveu:Pessoal, achei um site com ótimas dicas de segurança.Acessem:
http://www.motoseguranca.com.br

Também é interessante



Legal esse site, já adicionei aos favoritos.


Abraço.


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Mensagempor Francisco RJ » 22 Nov 2006 00:18

Jovito e esposa, muito legal a iniciativa, show de bola os toques, são de muita importância, tanto para o condutor quanto para o carona.

Eu msm já utilizei vários deles com minha esposa (carona), quando ela ainda ñ estava acostumada.


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Mensagempor Jr Grosso » 22 Nov 2006 08:55

Ola, Jovito e esposa, e demais companheiros de forum ... legal o pessoal estar sempre se preocupando com segurança, lembrando e relembrando dicas essenciais para um trafegar sem sobressaltos...

Agora, gostaria de saber de voces, se e que ha uma regra, como conviver de uma maneira melhor com o peso da minha galo... ta!!! sei que certas manhas so vem com o andar, com o tempo, com o braço do piloto e ate com os sustos que a gente toma, contudo, se algum de voces tiver dicas interessantes, gostaria de saber


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Mensagempor Gerson Lopes » 22 Nov 2006 09:17

Grosso, você é baixinho? A galo realmente é pesada, mas você só nota isso com ela parada ou em manobras lentas. De resto é uma delícia, é só perder o medo. Ponha pneus bons, verifique sua suspensão e adquira confiança. Daí é só prazer de acelerar e fazer curvas.
Tem uma galera aqui do Fórum que está armando fazer um curso de pilotagem aí em SP. Talvez seja o que você precise. Dê uma procurada nos tópicos.


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Mensagempor Jr Grosso » 22 Nov 2006 09:44

Gerson Lopes escreveu:Grosso, você é baixinho? A galo realmente é pesada, mas você só nota isso com ela parada ou em manobras lentas. De resto é uma delícia, é só perder o medo. Ponha pneus bons, verifique sua suspensão e adquira confiança. Daí é só prazer de acelerar e fazer curvas.
Tem uma galera aqui do Fórum que está armando fazer um curso de pilotagem aí em SP. Talvez seja o que você precise. Dê uma procurada nos tópicos.


Ola, Gerson !!!

Tenho 1,70m de altura e, em cima dela, da pra apoiar um so pe no chao ou ficar com as duas pontas. Os dois pes ao mesmo tempo nao da...

Os pneus, quero ver se ate a semana que vem eu troco os 2 (nao sei bem o porque, mas, nao fui com a cara dos Phantons que tem nela)...A suspensao esta bem legal...

Curso de Pilotagem ??? nao sei se seria o caso, contudo, valeu pelas dicas....vou ver se encontro o topico que voce indicou...


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Mensagempor Gerson Lopes » 22 Nov 2006 11:02

Grosso, eu tenho 1,73m e não tenho problema. Verifique se sua suspensão não foi elevada. Quanto aos phantons, alguns galeiros usam pela originalidade, mas maioria dos galeiros não gostam dele, entre eles me incluo. Use Michelin , Pirelli Sport Demon ou Dunlop, claro que modelos mais modernos. Sobre pneus também Há tópicos. É só garimpar e escolher o seu.


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Mensagempor Caio » 29 Dez 2006 13:07

Galopreto escreveu:Xiii, mais um mané, como será que se expulsa de vez esse tipo de mensagenzinha vinda de um propagador de spam? Será que existe algo?
Alguém aí, passa a régua nesse babaca!


Excluí a mensagem... Tenham certeza que estaremos sanando estes problemas.



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Re: DICAS DE PILOTAGEM SEGURA

Mensagempor Albuquerque » 04 Jan 2007 13:37

jovito escreveu:Galera, algumas dicas para evitar acidentes:

**1. FREADA* - frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não
importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em
pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um
moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em
mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar
dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a
roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente
impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto
você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas
cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual
e continuo até a moto parar.

*2. SINALIZAR FREADA* - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem
atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender,
portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de
frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

*3. FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA* - esta faixa que divide as pistas é sempre em
alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as
vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidão quando
estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa
deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com
microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA
TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a
moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela
certamente escorregará demais, causando uma queda!

*4. FAROL NO ESPELHO* - Quando você estiver por ultrapassar um veículo,
sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para
facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá
uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim,
pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

*5. MANCHAS NO ASFALTO* - Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na
maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados
com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre
grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de
combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão
pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!

*6. CABECEIRAS DE PONTES* - Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte
ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um
salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o
impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que
a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais
exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se
lembrará desta dica!

*7. BURACOS* - Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for
possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda
dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o.

*8. ESTERÇAR* - Também chamado de contra-esterço. Esterçar é dobrar o guidão
ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste:
quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente
o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A moto irá para a direita!
Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de
gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico".



Espero ser útil.

Abraço a todos.


Com certeza é Jovito. Muito bom, li e aprendi, Abraço.


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Gill S. Ferreira
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Mensagempor Gill S. Ferreira » 09 Jan 2007 12:05

8)
Hey meu camarada!!!!!!
Valeu as dicas "Bon Jovito"........é sempre bom relembrar e somar informações!!!
Valeu msm
abrs,

Gill SF
____________________
(CBX 750F/86-"NêgaJapa/sp">vamo,vamo,vamo......vaaaaaaaamo,vaaaaaaaaaamo...)
>>>>>>>>GALO QUE É GALO VOA BAIXO À 200 Km/hr<<<<<<<<<<




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