Turma, sou eng mec mas não sei tudo. Vou tentar explicar.
Essa concavidade no pistão serve pra dimencionar a câmara de combustão. Tem motores que não tem isso porque a câmara é no cabeçote. Motores que tem esse vazio no pistão é a câmara que fica no pistão. Assim, respondendo a pergunta. Se for feita uma concavidade no pistão, o q ocorre é o aumento da câmara de combustão, diminuindo assim a taxa de compressão, pois a taxa é volume do cil + vol da câmara dividido pelo volume da Camara (em torno de 10:1 em motores gasolina e 18:1 em motores diesel). Não ocorre aumento da cilindrada porque a forma do pistão não se altera durante o ciclo. A cilindrada é área da base x altura, independente da forma do pistão, ou seja, se a concavidade aumenta o volume em cima, aumenta o volume embaixo também.
Espero ter esclarecido, e não provocado mais dúvidas.
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CILINDRADAS DO MOTOR
- Eduardo NC
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Joao Ednardo escreveu:Me conta o que ocorre com um veiculo com o pistão concavo de diferença do mesmo veiculo com pistoes retos?
Qdo o pistão sobe comprimindo a mistura, é necessário um espaço livre p/ essa mistura "ficar" até a centelha da vela detona-la. Se, esse mesmo pistão for côncavo esse espaço livre aumentará, diminuindo a taxa de compressão.
Humberto Ferracin
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Como diminui a taxa de compressão, a queima não será perfeita provocando a diminuição da potência.
Os racheiros costumam rebaixar cabeçote justamente pra diminuir a câmara de combustão aumentando a taxa de compressão para que tenha mais potência nos rachas. Mas isso é prejudicial ao motor pois pode provocar detonação (batida de pino). Isso ocorre quando duas frentes de queima se encontram provocando a destruição de pistões e cilindros em pouco tempo.
Os racheiros costumam rebaixar cabeçote justamente pra diminuir a câmara de combustão aumentando a taxa de compressão para que tenha mais potência nos rachas. Mas isso é prejudicial ao motor pois pode provocar detonação (batida de pino). Isso ocorre quando duas frentes de queima se encontram provocando a destruição de pistões e cilindros em pouco tempo.
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João, falei que em um motor projetado sem essa concavidade, colocar um pistão côncavo irá aumentar a câmara. No caso do gol, o pistão côncavo foi projetado junto com um cabeçote com uma câmara menor pra compensar esse volume a mais, ou seja, o pistão tem que ser projetado junto com o cabeçote.
A concavidade nesse caso deve ser pra proporcionar uma melhor distribuição dos gases na câmara, ou seja, melhor fluxo de mistura. Quanto menor a turbulência dos gases, melhor a mistura e consequentemente a queima. Já ouviu falar em melhorar o fluxo de admissão no cabeçote? Colocar 2, 3, 4 ou 5 válvulas por cilindro? É aí que tá o segredo dos fabricantes no ganho de potência e torque. O que se procura é a melhor relação potência/torque em todas as faixas de rotação do motor. É aquela história, num racha uma pula na frente, mas depois é alcançada numa faixa de rotação maior pq tem maior torque em altas rotações.
Bom, é isso que penso, e espero ter sido claro.
Valeu Johnny.
A concavidade nesse caso deve ser pra proporcionar uma melhor distribuição dos gases na câmara, ou seja, melhor fluxo de mistura. Quanto menor a turbulência dos gases, melhor a mistura e consequentemente a queima. Já ouviu falar em melhorar o fluxo de admissão no cabeçote? Colocar 2, 3, 4 ou 5 válvulas por cilindro? É aí que tá o segredo dos fabricantes no ganho de potência e torque. O que se procura é a melhor relação potência/torque em todas as faixas de rotação do motor. É aquela história, num racha uma pula na frente, mas depois é alcançada numa faixa de rotação maior pq tem maior torque em altas rotações.
Bom, é isso que penso, e espero ter sido claro.
Valeu Johnny.
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Joao Ednardo escreveu:Gerson Lopes escreveu:Por favor professores, me expliquem o uso de biela mais longa, compensada com pistão mais curto. O que modifica no motor?
se a biela for mais curta exatamente compensada na mesma proporção pelo pistão mais alto é igual 6 por meia duzia.
É isso mesmo. O que determina o curso é o virabrequim e não a biela.
Então não aumenta em nada a cilindrada. Valeu johnny, tamo ficando afiados.
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