Recentemente decidi rodar por alguns caminhos dos estados da região Sul do país. O roteiro na verdade foi "sem roteiro", então eu bolava o trajeto na noite anterior e também fazia alterações durante a viagem dependendo das condições das vias (ou da existência delas em alguns casos). É difícil documentar todos os pequenos trechos interessantes ao longo dos caminhos, mas vou tentar descrever os que me chamaram mais a atenção.
Comecei saindo de São Carlos-SP por volta das 5 da manhã, ainda escuro. O trecho inicial já era bem conhecido então não vi necessidade de ter luz nele. Segui até Araraquara e depois virei em direção a Jaú/Barra Bonita. Em Jaú o dia já estava clareando, e o movimento estava fraco na estrada. Continuando até Barra Bonita, cruzei a hidrovia do Tietê, onde a água já não é uma gosma preta fedida. Bons passeios de barco pela eclusa em Barra Bonita, já bem conhecido dos paulistas. Até aqui, não há muitas novidades paisagísticas. Apenas um trecho de relevo um pouco acidentado entre Boa Esperança do Sul e Jaú.
Segui em frente até cruzar a represa do Paranapanema na altura de Avaré, local bastante movimentado aos fins de semana. Chuto que é um local de boas fotos com um dia ensolarado. Atravessando a represa, e rodando mais um pouco, cheguei em Taquarituba. O asfalto já fica razoável em qualidade e a pista é simples. Os carros começam a dar espaço aos maquinários agrícolas também.
A partir de Taquarituba, segui em direção a Wenceslau Braz-PR. Não há muita coisa acontecendo nessa região, mas o relevo já começa a ficar mais acidentado e a apresentar umas paisagens mais interessantes do que o planalto paulista. A ausência de grandes cidades também dá um certo destaque devido à tranquilidade dos locais. Bonitas fazendas e morros ao fundo. Vale a pena passar com um dia ensolarado.
De Wenceslau Braz segui até Jaguariaíva, próximo ao vale do Códo. O local é geograficamente bem interessante. A Serra do mar (SP/PR) lentamente começa a se estabilizar e há alguns canyons nesta região, valendo uma visita tanto a pé como motorizado. A estradas apresentam boas curvas também. Quando passei por Jaguariaíva estavam fazendo o entroncamento com o trecho vindo de Sengés. Está bem confuso, mas transitável.
De Jaguariaíva até Piraí do Sul passe-se por um trecho mais acidentado, descendo um dos lados do paredão do Vale do Códo, em Joaquim Murtinho. No sentido sul, dá pra ver as paredes e os morros se formando à direita.
De Piraí do Sul resolvi subir até Curiúva. Este trecho tem uma pequena subida de serra, que é aquela parede que vemos à direita quando descemos de Jaguariaíva. No alto da serra tem uma boa oportunidade para foto.
Chegando em Curiúva dei uma esticada nas pernas, tomei um café e joguei conversa fora. Nessa conversa me recomendaram seguir até Telêmaco Borba e passar no restaurante do Clube Harmonia. Infelizmente o restaurante estava fechado para não sócios (fora de temporada), mas o local parecia bem bonito. O caminho entre Curiúva e Telêmaco tem boas paisagens também, inclusive cruzando o bonito rio Tibagi.
Aqui eu já resolvi sair do roteiro e tentar minha sorte. Encontrei uma sinalização indicando um caminho para Ortigueira, de chão batido. Era uma estrada do projeto Puma, que só descobri depois do que se tratava (indústria de papel). Ao tentar chegar em Ortigueira, me deparei com uma obra de rodovia inacabada. Como o dia estava um tanto chuvoso, desisti de tentar o trecho de terra/barro fofo e voltei pelo traçado novo que haviam construído para escoar a produção de papel. Rodovia lisa! Também dava pra ver a obra de novos trilhos para agilizar o escoamento. Parece progresso!
Enfim, resolvi voltar e descer até Castro por Tibagi, margeando o Parque Estadual de Guartelá. Bonitos paredões rochosos ao fundo, antes de descer até Castro. Provavelmente vale uma visita a esse parque.
De Castro até Ponta Grossa, onde parei para pernoitar, não havia nada muito diferente. Apenas o trânsito tradicional. Ponta Grossa me pareceu bastante simpática com as ruas centrais de paralelepípedo e as calçadas de pedra portuguesa.
Km's rodados: ~800km.
Percepção Geral: As rodovias do norte do Paraná se assemelham um bocado às do sul do estado de São Paulo. Tem boa pavimentação em geral e dá pra transitar numa boa. Porém os caminhões já começam a ficar bastante numerosos em alguns pontos.
Roteiro: https://www.google.com.br/maps/dir/S%C3 ... !3e0?hl=en