Esterço
As 3 ferramentas da curva
Voce pode usar 3 ferramentas para esterçar uma moto:
1. quao rapido. (esterçar devagar ou deitar bem rapido)
2. quanto. (Em si, quanto algulo de inclinaçao)
3. Onde. (onde voce começa a deitar a moto)
Todas as 3 apresentam ao piloto dificuladades de melhora-las, na forma de limitaçoes mecanicas e de reaçoes de sobrevivencia.
No caso da numero 1, quao rapido, dificuladades para melhorar podem sem exemplificadas imaginando um piloto de rua tentando inclinar uma goldwing com pneus quadrados e baus lotados, comparado ao valentino rossi deitando a m1 em uma curva faz isso parecer facil. nesse caso. voce eh um inclinador (q inclina devagar) ou voce deita a moto (esterça bem rapido), ou lago entre isso. normalmente, RS sao a maior barreira pra se enfrentar.
É facil visualizar as limitaçoes mecanicas na numero 2, quanto: Nao tem comparaçao entre a capacidade de curva de uma harley chopper contra uma buell firebolt; é obvio ao ver as faiscas no meio da curva segurando a chopper, e o medo de inclinar demais é um dos classicos gatilhos de panico.
Numero 3, Onde, uma parte disso depende muito de quao rapido vc deita e quanto voce deita sua moto.
voce nao vai gostar de deitar sua vulcan 1500 ate o limite em um ponto de entrada muito atrasado. E usar pontos de entrada de curva muito adiantados é exatamente uma RS auto gerada pelo piloto sendo um dos erros mais comuns nas curvas.
Aonde começar a curva
Entao, aonde a curva começa? Em qualquer lugar onde voce começa a esterçar a moto.
Voce escolhe um ponto de entrada toda vez q faz uma curva? Deveria!
Onde voce começa a esterçer a moto se voce nao tem um ponto de entrada? Normalmente onde suas RS forçam voce a fazer!
um ponto de entrada é o local exato na pista onde voce começa a esterçer a moto.
Escolher um ponto de entrada e usa-lo é uma ferramenta indispensavel para combater o panico gerado nas entradas das curvas. E provavelmente é a ferramenta mais importante para um piloto manter-se preciso e contante. Sem um ponto de entrada, Voce esta deixando isto para "o aleatorio" determinar um ponto de entrada. Pilotos q nao escolhem e usam pontos de entrada parecem desorientados na pista, a entrada deles nao parece limpa e precisa, eles as vezes fazem varias pequenas correçoes na direçao enquanto vao para uma curva e em geral hesitam em acelerar ou ficam abrindo e fechando o acelerador. este é outro exemplo da reaçao de sobrevivencia #6; esterço ineficiente.
Maiores decisoes/indecisoes
Todo mundo tem um ponto de entrada; Dependendo se eles escolhem ou nao, é a chave. Um ponto de entrada predeterminado é uma das decisoes mais importantes que voce toma, (se vc toma). é importante porque muitas coisas dependem dessa decisao. vamos fazer uma lista delas:
1.Onde os freios sao acionados
2.Onde os freios sao liberados
3.Onde o acelerador começa a voltar a abrir
4.Onde a moto esta, quando totalmente inclinada
5.Onde voce termina a curva ( o quanto voce abre na saida)
6.Onde voce vai baixar a marcha
7.Quanto angulo de inclinação voce vai usar
8.Quantas (se) correções voce vai fazer na direçao
9.Quanto rapido ou devagar voce vai deitar a moto
10.Quanta velocidade voce pode se aproximar da curva
11.Quao rapido ou devagar o acelerador pode ser aplicado
Por favor olhe essa lista de novo. Essas coisas sao importantes? Pense rapido, por exemplo, e digamos que vc espere demais para fazer isso. poderia isto se acumular para o mesmo momento em que se usa os freios e ate mesmo se esterça? poderia. Nao ter um ponto de entrada da a voce uma ideia exata de onde baixar a marcha? nao estou dizendo q isto seja o grande problema de todo mundo, mas voce pode passar direto na curva apos iniciar uma reaçao em cadeia de pequenos erros juntos.
Outro exemplo principal da importacia de ter um ponto de entrada como ferramenta vem em uma curva de raio decrescente. um ponto de entrada muito cedo cria problemas com as 11 coisas acima. Pontos de entrad podem variar muito de piloto para piloto: Nao existe um ponto de entrada perfeito para todo mundo, mas oque isto prova é q ter um ponto de curva ruin é melhor do que nao ter nenhum. nos temos uma regra sobre como escolher um bom ponto de entrada: se voce nao pode aplicar a regra do acelerador numero 1, a primeira coisa a fazer é mudar seu ponto de entrada.

Transito e erros.
Transito e erros podem ambos alterar um ponto de entrada. Seja prudente, atraves, um homem que tem um ponto de entrada selecionado sabe onde ele esta e o homem que nao tem esta perdido em algum lugar na rua. Perder um ponto de entrada da a voce conhecimento imediato que algo vai ter q ser alterado, antes que voce descubra isso do jeito dificil.
Afiando a faca
Um ponto de entrada é uma ferramenta, e como qualquer outra, precisa ser usada tambem.
Pilotos de rua encaram esses mesmo 11 objetivos na pilotagem. a facilidade da pilotagem nas ruas providencia uma pratica excelente para encontrar e usar pontos de entrada. Nao existe razao para sua pilotagem nao ser precisa a todas as velocidades. E, se voce nao concegue encontrar pontos de entrada e usalos a baixas velocidades, nao pense q eles vao magicamente aparecer quando vc precisar deles em alta velocidade.
Vá ver uma corrida e observe como pilotos proficionais sao precisos como pontos de entrada. Esta eh uma das coisas mais relevantes sobre os melhores pilotos. Seja de conhecimento ou por feeling , os pontos de entrada deles sao extremamente precisos, as vezes variando apenas cm de uma volta para outra, durante uma corrida inteira.
Atenção livre
Muitas vezes , pilotos tentam ignorar seus erros indo mais rapido, esperando que o embalo de ir mais rapido leve os problemas embora. Nao faz, pois erros de pilotagem sao amplificados pela velocidade, mais principalmente por causa das RS atraidas pelo perigo de ir mais rapido, e nao ter um ponto de entrada abre portas para todas as RS.
Enquanto isso for verdade voce vai fazer e gastar mais adrenalina e ter toda a exitaçao que voce pode suportar ao nao usar pontos de entrada, melhoras no tempo de volta seram bem dificeis. cada uma das 11 coisas listadas carrega com sigo um potencial gatilho para o botao de panico. uma delas, se nao todas, podem consumir uma de suas habilidades mais valiosas, atençao livre.
Ter e usar pontos de entrada libera sua atençao porque voce se torna capaz de pensar a frente atravez de simplesmente localizar os pontos de tempo mais importantes que estao na curva. Nao importa realmente se voce tem um ponto de entrada num exato lugar ou nao. TER UM PONTO DE ENTRADA ERRADO É MELHOR Q NAO TER NENHUM. ele vai liberar sua atençao.
Toda curva tem um ponto de entrada.
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comentario:
O quao rapido e o quanto, sao coisas importantes, mas nao tanto quanto onde. Na escola de superbike da california nos marcamos com fita adesiva pontos de entrada para ajudar os alunos a pegar o jeito de usar pontos de entrada. voce precisa pegar seus propios pontos de entrada quando voce for que nem um ninja pras curvas, seja nas pistas ou na rua. ter um ponto de entrada da a voce a ideia de onde voce esta e onde voce precisa ir.
Capitulo: 19
Esterço
Pivo de esterço
Em quantos pontos voce esta em contato com sua moto? Quando esterça a moto, quais pontos voce usa para se apoiar (pivotar) para se mover sobre ela? Se voce nao tiver um ponto de pivotamento solido, é mais dificil deitar a moto? um ponto ou um conjunto deles pode ser melhor q outros? quais colaboram e quais nao, como as dinamicas da moto?
existem cerca de 9 pontos de pivotamento sobre a moto.
1.encosto do banco
2.base do banco
3.as pedaleiras
4.botas na carenagem
5.centro de massa
6.joelhos ou coxas
7.peito ou estomago
8.ante braços
9.guidons
Erros ao deitar nas curvas
A tecinica de esterço pivotado é toda sobre eficiencia. Minha atençao nesse ponto esta devido a falta de habilidade em 90% dos alunos da escola de superbike da california. Quando pedidos para demonstrar na pista uma mudança de direçao rapida da direita pra esquerda e pra direita novamente, eles falharam. Nao é que a moto nao se move pra esquerda e pra direita, eh q o piloto nao se move junto. pois o piloto tenta puxar a moto sob ele como no motocross.
Em qualquer moto andando no asfalto, isto derrota a dinamica da moto e o controle do piloto ao usar mais angulo de inclinaçao do que o necessário tornando o processo todo de esterço altamente ineficiente. Se voce puder ir atravez de uma curva na mesma velocidade mas com menos algulo de inclinaçao , isto seria melhor para voce e para a moto? claro que sim! o oposto desse estilo de motocross é o pendulo. Na curva, pendular possibilita exatamente oq a moto precisa: menos angulo de inclinaçao para uma certa velocidade. vamos ver como voce pode fazer isso com mais eficiencia.
Minha descoberta
Eu fiz uma descoberta interessante enquanto corria na 250cc. ela explica o vamo e complexo estilo de pilotagem descrito acima. em uma longa estrada nos estados unidos existe uma curva bem longa, rapida, feita em 6º marcha. Quando eu percebi que a pressao no guidon para deitar amoto levava mais de 3 segundos. É de duas a 4 vezes mais o tempo de um esterço normal. e eu percebi q no piso havia uma serie de irregularidades e eus estava acelerando enquanto esterçava a moto, e a moto nao estava mostrando a tendencia normal para chacoalhar a frente.(naquelas condiçoes de piso) Eu estava feliz pela moto nao chacoalhar. na segunda vez q passei ali reparei uma coisa interessante: Eu estava usando a pedaleira de fora como ponto de pivotamento.
misterio resolvido para a falta de chacoalhos. meu peso estava na pedaleira, cerca de 30 cm mais baixo que um normal ponto de pivotamento no tanque ou no banco. Como isso foi parar nao baixo?
Redistribuiçao de peso
usando a pedaleira externa como seu ponto de pivotamento - enquanto aplica pressao nos guidons, reduz seu peso no banco e coloca a maioria do seu peso sobre a pedaleira externa. Colocar peso na pedaleira externa nao faz a moto levantar? Nao esqueça o efeito giroscopio das rodas.
De fato, desde que seu peso esta mais proximo do centro de massa da moto, ela se torma muito masi facil de esterçar. Tecnicamente, eu entendo, a moto gira entorno do seu centro de massa, entao quanto mais peso puder ser colocado proximo dele, melhor. isso é parte do fator estabilidade de certa forma. o centro de massa da moto é a parte q se move menos, entao colocar seu peso proximo do centro de massa faz com que seu peso tb se mova menos. Seu corpo continua se movento pra longe da moto, mas a moto "pensa" que voce continua proximo do centro, porque a pedaleira esta pesada, ao inves do tanque ou do banco.
Força do corpo
Outro grande beneficio nistro é que voce se torna mais forte nessa posiçao.
isto parece como um tripe de uma camera; quanto mais longe voce apoia a perna, mais estavel isto se torna. neste caso, o piloto esta usando o ponto mais baixo e longe do guidon como ponto de pivotamento, como mesmo resultado.
usar qualquer um dos outros 9 pontos de pivotamento na moto vai tornar voce mesmo estavel e forte.
A força extra vem do fato que agora voce pode usar mais dos musculos do torso para ajudar a esterçar o guidon. Usnado qualquer um dos outros pontos de pivotamento reduz o numero de musculos que voce poderia usar para virar o guidon. nao que voce precise de todos eles para esterçar a moto, mas usar todos eles torna isso mais facil. qualquer momento que voce esterce, isto força um movimento de giro ao longo de todo torso, usar mais musculos do torso quer dizer q este vai girar menos e sera uma estrutura mais estavel.
A soluçao de empurrar o guidon de dentro
Entao qual o seu problema com empurrar o guidon de dentro? esterço pivotado resove isso. Enquanto "pisa" na pedaleira de fora voce vai automaticamente com a moto. esterço pivotado resolve o problema de apoio ao enpurrar o guidon de dentro. sem se apoiar na pedaleira de fora, enquanto empurra o guidon de dentro, é como tentar empurrar algo dentro da agua, voce nao tem como se apoiar. e passa a usar o propio corpo para se apoiar, e isso acaba fazendo como que voce se canse bem mais. Ao usar a pedaleira externa como ponto de pivotamento automaticamente voce tem um apoio exatamente no algulo necessário para empurrar o guidon de dentro com facilidade.
Vantagens do esterço
Quando voce tem seu joelho firmimente travado no tanque, sua perna apertada contra a carenagem seu cotovelo e antebraços no tanque, seu traseiro travado no banco , ambos os pes apoiados nos pedais e agarrado firme no guidon, voce nao pode chegar nem perto da estabilidade que teria ao usar apenas a pedaleira externa como ponto de pivotamento adicionando estabilidade e coloca voce em completa harmonia com as dinamicas da moto. Gaste algum tempo trabalhando nisso: isto parece meio estranho a principio.
nota.: motos chopper e cruise nao vao resporder a esta tecnica devido a localização da pedaleira muito a frente.
Onde e quando
Você tem que se reciclar para dirigir desta maneira. Descobri que em dois
passeios de rua, em cerca de duas horas e meia, tornou-se "automatico" a
maneira que conduziu a moto. Por outro lado, eu testei isso em um piloto de rua
que é de nivel três (numa escala de 1-10 em velocidade de deitar a moto) e nós rodamos por 90 minutos,
em geral, trabalhando no esterço. Ele estava apenas começando a
acertar, embora ainda de forma desajeitada. cerca de 1 volta de 20!
Eu tive dificuldade para entender por que ele não poderia fazê-lo até que eu percebi
que o esterço pivotado é verdade. Não só é contra-esterço, mas pivotada da pedaleira do lado oposto ao da curva. Além disso, o fato de que você pode colocar muito mais força no guidon dessa maneira deixou o piloto nevorso: Ele simplesmente estava apavorado de conseguir deitar a moto com tanta velocidade. Você realmente tem de abandonar todos os hábitos e pensamentos para fazer este trabalho.
Todos os pontos
Cada um dos mais de 9 pontos de pivotamento e suas combinaçoes sao uteis. o lado interno das mangas dos macacoes do pilotos de motogp ficam sujas pelo contato com o tanque, durante e apos o esterço. Tambem, as partes de aluminio ficam polidas pelo contato forte com a parte interna das botas. joelhos e coxas dos macacoes sao normalmente reforçados ou exites apliques de borracha na moto para evitar danos devido ao contato intenso. assim como a parte traseira do banco e o encosto do monoposto ficam gastos devido ao uso para se segurar na moto e ao mesmo tempo relaxar nela. assim como para esterçar ela tambem.
Exercitar
Depois de treinar isto, simplesmente va dar uma volta e descubra quais pontos de pivotamento voce esta usando agora para se apoiar. entao, apos dominar os pontos de pivotamento volte atras e use os que estava usando antes de domina-los e compare os dois resultados.
voce vai perceber que esterçar a moto para a direita é diferente de esterçar a moto para a esquerda por causa da açao do acelerador. pois voce pode estar puxando e empurrado os guidoes ao mesmo tempo, de qualquer forma voce so precisa empurrar um dos guidoes. mas isto nao faz diferença: esta tecnologia de esterço continua funcionando melhor.
Como voce acha que podemos chamar isto? esterço cruzado e atravez? pois voce esta indo atravez da moto como um x. esterço central? voce esterça apoiado mais no centro da moto. chame do que quiser, mas isto é oque faltava no contra esterço na pilotagem de alta performance, e isto funciona!
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comentario:
para aprender isto voce pode começar usando algo como o banco ou seu joelho como pontos de pivotamento e gradualmente ir passando ate achegar nas pedaleiras. apenas faça isso um passo de cada vez. isto nao vai fazer a moto deitar, isto apenas vai fazer ela se movimentar com mais estabilidade quando se faz uma curva em alta velocidade.
D.G.
Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine