Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

DUVIDA POTENCIA

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
catavento
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto

DUVIDA POTENCIA

Mensagempor catavento » 05 Jun 2011 13:28

ola galera minha moto ano 88 esta precisando de uma revisao esta fumando um pouco marcha lenta instavel sei q precisa de retifica de camisa e cabeçote pq ja havia aberto o motor um tempo atras....se eu colocar cabeçote e kit camisa anel e pistao da 86 nela sera q vai ficar com potecia da 86?o q determina q a 86 ter maior potencia seria oq?cabeçote ou pistao?e o virabrequim tbm, teria q ser trocado pelo da 86?

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Re: DUVIDA POTENCIA

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 05 Jun 2011 14:34

Catavento, as 86 tem a mesma potência (81cv) das nacionais. A única diferença de motor é o comando de válvulas um pouco mais "bravo" o que confere as 86 uma aceleração um pouco mais rápida. Mas como nós não somos pilotos profissionais, essa diferença é praticamente imperceptível. Como as potências são as mesmas as velocidades finais também são as mesmas.

Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Terra
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Terra » 06 Jun 2011 09:13

Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Catavento, as 86 tem a mesma potência (81cv) das nacionais. A única diferença de motor é o comando de válvulas um pouco mais "bravo" o que confere as 86 uma aceleração um pouco mais rápida. Mas como nós não somos pilotos profissionais, essa diferença é praticamente imperceptível. Como as potências são as mesmas as velocidades finais também são as mesmas.

Isso ai Humberto, só completando acho que a abertura das válvulas de admissão é maior em 5º. Seria somente essa a diferença, mesmo assim imperceptivel.

Terra

Marcelo Terra - EX - CBX 750F - 86 - "Magia Negra"

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 06 Jun 2011 12:51

E só corrigindo também, são 82 CV a 9.500Rpm e não 81....hehehehehe

PS: 82CV medidos na roda, que equivalem a mais ou menos 94CV se fossem medidos como os das motos de hoje, cuja potência informada e a medida no virabrequim, que dá uma diferença de aproximadamente 15% para mais...(pelo menos é o que mostram os testes de dinamômetro)

Abraço

catavento
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto

Mensagempor catavento » 03 Jul 2011 20:29

obrigado a todos pelas respostas.

Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Azeitona750 » 03 Jul 2011 23:11

Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Catavento, as 86 tem a mesma potência (81cv) das nacionais. A única diferença de motor é o comando de válvulas um pouco mais "bravo" o que confere as 86 uma aceleração um pouco mais rápida. Mas como nós não somos pilotos profissionais, essa diferença é praticamente imperceptível. Como as potências são as mesmas as velocidades finais também são as mesmas.

Oi Humberto,
Quando você diz: "A única diferença de motor é o comando de válvulas um pouco mais "bravo.." o que você quer dizer exatamente? Muda alguma peça mecânica??? hehehehe Confesso que me deixou curioso... :roll:

Abração!

(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 04 Jul 2011 21:56

Azeitona, como esta essa força ?? Estou aguardando aquelas fotos do tanque que vc está ou estava pintando. A curiosidade é grande.
Bom, se você consultar o catálogo de peças verá que a única diferença dos comandos de vávulas são dois assentos das molas de cada válvula. Talves isso é que dê as diferenças nos ângulos de abertura e fechamento das válvulas (como o Terra falou). Como não sou mecânico, não posso te responder com exatidão. Se você comparar as fichas técnicas das 86 com as nacionais verá as diferenças de abertura e fechamento dos comandos de admissão e escapamento de ambas. As fichas você acha no manual de manutenção.
Agora por experiência própria, como alguns aqui do fórum sabem, minha primeira CBX750F foi uma 90 Neon totalmente original (escapes inclusive) e no ano seguinte comprei a 86 também toda original inclusive os escapes também. Fiquei com as duas por uns 2 anos. Desta forma, pude sentir a diferença de motor de ambas. As nacionais tem uma aceleração mais uniforme, ela acelera de uma maneira contínua desde baixa rotação mas, com isso ela fica mais lenta para acelerar. Não adianta "cutucar" o acelerador para andar sempre em alta rotação pois ela acelerará da mesma forma. Já a 86 é mais "chocha" em baixas rotações mas em altas ela é mais arrisca que as nacionais. Então, nas 86, o negócio é andar com a rotação mais elevada, assim ela mostra mais sua agilidade, sua esportividade, consequentemente troca-se mais marchas nas 86, caracteristica de motos mais esportivas.
Na minha opinião, quando a Honda nacionalizou as CBX750F o que ela fez foi mudar de categoria: era uma esportiva e transformou-a numa sport-touring, isso é facilmente observado pelos cromados e metais aparentes, pelos semi-guidões mais altos (onde a posição de dirigir é mais confortável), pela roda dianteira maior (onde ganha-se conforto e perde-se agilidade), pela carenagem mais encorpada, pelos grafismos mais sóbreos e, principalmente pelo motor com mais torque em baixas onde não é necessário ficar trocando de marchas a toda hora.

Grande abraço.

Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Azeitona750
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Azeitona750 » 05 Jul 2011 00:21

Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Azeitona, como esta essa força ?? Estou aguardando aquelas fotos do tanque que vc está ou estava pintando. A curiosidade é grande.
Bom, se você consultar o catálogo de peças verá que a única diferença dos comandos de vávulas são dois assentos das molas de cada válvula. Talves isso é que dê as diferenças nos ângulos de abertura e fechamento das válvulas (como o Terra falou). Como não sou mecânico, não posso te responder com exatidão. Se você comparar as fichas técnicas das 86 com as nacionais verá as diferenças de abertura e fechamento dos comandos de admissão e escapamento de ambas. As fichas você acha no manual de manutenção.
Agora por experiência própria, como alguns aqui do fórum sabem, minha primeira CBX750F foi uma 90 Neon totalmente original (escapes inclusive) e no ano seguinte comprei a 86 também toda original inclusive os escapes também. Fiquei com as duas por uns 2 anos. Desta forma, pude sentir a diferença de motor de ambas. As nacionais tem uma aceleração mais uniforme, ela acelera de uma maneira contínua desde baixa rotação mas, com isso ela fica mais lenta para acelerar. Não adianta "cutucar" o acelerador para andar sempre em alta rotação pois ela acelerará da mesma forma. Já a 86 é mais "chocha" em baixas rotações mas em altas ela é mais arrisca que as nacionais. Então, nas 86, o negócio é andar com a rotação mais elevada, assim ela mostra mais sua agilidade, sua esportividade, consequentemente troca-se mais marchas nas 86, caracteristica de motos mais esportivas.
Na minha opinião, quando a Honda nacionalizou as CBX750F o que ela fez foi mudar de categoria: era uma esportiva e transformou-a numa sport-touring, isso é facilmente observado pelos cromados e metais aparentes, pelos semi-guidões mais altos (onde a posição de dirigir é mais confortável), pela roda dianteira maior (onde ganha-se conforto e perde-se agilidade), pela carenagem mais encorpada, pelos grafismos mais sóbreos e, principalmente pelo motor com mais torque em baixas onde não é necessário ficar trocando de marchas a toda hora.

Grande abraço.

Grande Humberto!!!
Dúvida sanada! Valeu pela explicação!

Pois então, entrei de férias ontem, segunda feira. Agora vou ter pelo menos um mês de galoterapia na Holly! Vou abrir um tópico para essa galoterapia!
Já o Tanque, eu não mais trabalhei nele, vou termina-lo agora em Julho também!
Vou aparecer mais agora nos "Faça você mesmo" hehehe
Grande abraço amigo!

(...)

"Se diz que moleque de rua rouba,
O governo, a polícia, no Brasil quem não rouba?
Ele só não tem diploma pra roubar,
Ele não esconde atrás de uma farda suja.
É tudo uma questão de reflexão irmão,
É uma questão de pensar..."

(...)

Voltar para “Motores”