Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Pane misteriosa

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Pane misteriosa

Mensagempor ciberdek » 05 Fev 2011 21:55

Após todo serviço elétrico feito na Maravilhosa, ela esta dando uma pane misteriosa que está me deixando com a pulga atrás da orelha. Quando está quente, ela às vezes simplesmente apaga tudo e desliga. Daí é só desligar a chave e ligar de novo que volta a funcionar. Entretanto, hoje, na hora em que apagou e eu fui ligar, o motor de arranque pesou e eu fui obrigado a dar um tranco (Na reta, deu um trabalhão). Como não sou de dormir de touca, fui na hora pra casa e fiz uma galoterapía no motor de arranque. Como não tinha escovas pra trocar, deixei as que estavam mesmo e vou trocar depois (Estão bem gastas). Mas o motor estava bem sujo por dentro e tinha muito pó, acho que das escovas. Limpei bem, Montei tudo, lubrifiquei com graxa, liguei e até agora funcionou. O que acham? Será que era o motor de arranque que estava gerado um curto com a moto quente? O que acham?

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Re: Pane misteriosa

Mensagempor ciberdek » 05 Fev 2011 23:19

Vamos por eliminação:
GERBON escreveu:Puxa Ciber !

Na minha opinião podem ser:

- Mau contato do cabo negativo da bateria (já aconteceu comigo exatamente igual).

Com os reforços de aterramento é improvável. Cabo negativo e positivo novos e terminal do motor de arranque refeito por mim (Naquela vez em que ela me deixou na rua em plena véspera de natal)

GERBON escreveu:- Contato da ignição com oxidação interna.

Contato novo. Foi trocado antes de me entregarem a moto (no meio de dezembro) porque perderam a chave. Até por isso ainda não consegui abrir os porta luvas.

GERBON escreveu:- Fusível principal (aquele em baixo do banco, ao lado do relé partida)com mau contato (já aconteceu com um amigo durante uma viajem).

Foi revisado quando eu fiz o reforço do terra do RC 17. Tá novo. Todos os terminais trocados

GERBON escreveu:Pra você verificar,retire os cabos da bateria e limpe com lixa os pólos e os conectores.

Os polos foram limpos quando eu reativei a bateria com solução (umas 2 semanas atrás)

GERBON escreveu:Se não melhorar, veja o fusível principal (ás vezes ele parece que está bom, mas não está), troque-o.

Foi trocado na pane do Natal. Aliás, todos.

GERBON escreveu:Se continuar, sobrou o contato.. Para testá-lo, ligue o contato (sem ligar a moto) e mexa com chave bem devagar e
observe se as luzes espia do painel de instrumentos ficam variando.
Abraços.

Esse teste eu vou fazer. :)

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 06 Fev 2011 00:19

GERBON escreveu:Caramba !

Se não for o contato da ignição....

Realmente eu não acredito que possa ser o motor de partida.

Mas vai saber....

Tá esquisito mesmo.

Desconfio que o motor de arranque tem algo a ver, devido ao que aconteceu na pane do Natal. Eu sai pra fazer um teste com a torneirinha e a moto apagou (Depois vim a saber que a torneirinha tinha entupido).

Quando fui dar na partida, a moto APAGOU TOTAL como se a bateria tivesse sido deconectada. Mexe daqui, mexe dali e após mexer no fio do motor de arranque, a moto deu partida novamente, embora algumas coisas como setas e buzina ainda não funcinassem devido à queima de fusíveis.

Então, o motor de arranque passou a ser um dos principais suspeitos dos "Apagões" da Maravilhosa. Tanto que a primeira coisa que fiz na pane do Natal foi revisar o cabo e terminal do motor de arranque. Acredito que alguma coisa fecha contato quando aquece, da um curto no terminal que vai pra bateria e apaga a moto.

A galoterapia que fiz hoje no motor de arranque foi apenas paliativa. Depois, vou abrir de novo, trocar as escovas, verificar as buchas e colocar graxa azul até no induzido.

Até o momento, após a limpeza do moto de arranque a galo não apagou. Vamos esperar e ver se permanece assim.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 06 Fev 2011 01:11

O Ruim, é que os "Apagões" da minha acontecem com a moto já funcionando (às vezes, até andando). Não apenas na partida.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 07 Fev 2011 10:03

Até o presente momento, funcionando sem problemas. Mas só saberei ao certo, quando andar com ela em uma dia bem quente.

Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Mensagempor Hudson » 07 Fev 2011 11:23

se acontece com dia bem quente,pode ser o arranque mesmo,preste atençao quandovc desmontar ele para ver se as duas engrenagens nao estao com folga no eixo.
se tiver mande enbuchar com bronze grafitado em algum torneiro.veja bem os isolamentos do arranque e ira encontrar as mesa completa com escovas da magnetron bem baratinho e de otima qualidade.

GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 08 Fev 2011 00:53

Hudson escreveu:se acontece com dia bem quente,pode ser o arranque mesmo,preste atençao quandovc desmontar ele para ver se as duas engrenagens nao estao com folga no eixo.
se tiver mande enbuchar com bronze grafitado em algum torneiro.veja bem os isolamentos do arranque e ira encontrar as mesa completa com escovas da magnetron bem baratinho e de otima qualidade.

De fato, ha folgas nessas engrenagens sim (Na verdade, em apenas uma ja que a outra já esta embuchada). E eu já estou com a mesa engatilhada pra comprar. Mas não entendo a relação entre a folga na engrenagem e a moto apagar inteira no calor.

Eduardo NC
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
Contato:

Mensagempor Eduardo NC » 08 Fev 2011 14:35

Como ela apaga funcionando, pode ser um curto no motor de arranque que fecha quando esquenta e dilata.
O quê vc quer dizer com "apaga tudo"? Todas as luzes do painel se apagam? Digo isso pois já aconteceu comigo de apagar andando mas foi só mal contato no corta corrente.

CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Fev 2011 10:47

Eduardo NC escreveu:Como ela apaga funcionando, pode ser um curto no motor de arranque que fecha quando esquenta e dilata.
O quê vc quer dizer com "apaga tudo"? Todas as luzes do painel se apagam? Digo isso pois já aconteceu comigo de apagar andando mas foi só mal contato no corta corrente.

Não. Apaga tudo mesmo, (E a moto morre na hora) como se tivesse arrancado a bateria da moto. Daí, vira a chave pra desligar e volta que ela acende de novo. O que é estranho,pois a parte de contato de ignição é novinha. Já a parte de curto no no motor de arranque com a dilatação é perfeitamente plausível, se considrerar o estado que ele estava quando desmontei. Mas eu dei apenas uma meia sola (Limpeza e lubrificação) pra não deixar ele daquele jeito. Em breve vou desmontar, trocar a peças e lubrificar com graxa azul.

lawrency morais
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Contato:

Mensagempor lawrency morais » 09 Fev 2011 11:07

amigo de uma revisada no conector do fusivel principal da bateria, veja por baixo dele se não esta aquecendo, acontece quando insiste muito para fazer a moto pegar ele começa a derreter, e verifique o interrupitor magnetico de partida tambem, arrume um da CG 2010 150 que da, eu estou usando um deste...ok...estas peças costumam ocasionar este problema...abraços...

galo rodando....agora sim vou aproveitar...

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Fev 2011 12:23

lawrency morais escreveu:amigo de uma revisada no conector do fusivel principal da bateria, veja por baixo dele se não esta aquecendo, acontece quando insiste muito para fazer a moto pegar ele começa a derreter, e verifique o interrupitor magnetico de partida tambem, arrume um da CG 2010 150 que da, eu estou usando um deste...ok...estas peças costumam ocasionar este problema...abraços...

Tipo, derretido né? Vou olhar. Será que o relê da 150 é caro? se não for, eu troco pra descarrego de consciência.

lawrency morais
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Contato:

Mensagempor lawrency morais » 09 Fev 2011 13:58

não sei ao certo o preço...que eu trabalhava na honda e consegui la...veja o preço ai se for muito caro eu tento arrumar outro aqui e te mando pelo correio ai so paga o frete...

galo rodando....agora sim vou aproveitar...

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Fev 2011 20:26

De boa.

Infelizmente, comunico a todos que fui dar uma volta com ela hoje e a pane se repetiu. E olha que dessa vez nem quente estava. Vou revisar o fusível principal, o relê e os contatos.

flavio
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Contato:

Mensagempor flavio » 12 Fev 2011 22:30

Prezado amigo

Esse problema também aconteceu comigo! Verifiquei o conector do chicote da chave de ignição ( chicote da partida ); alguns conectores machos estavam escuros e com vestígios de plástico derretido ao redor, indicando mau contato e intermitente.

O mau contato parou a minha galo várias vezes e eu não sabia qual era o defeito ! Dei mais pressão nos encaixes fêmeas do conector e já faz um ano que não tenho qualquer problema.

Faça um teste . Se vc constatar que é esse o defeito, proceda conforme indiquei, mas o melhor mesmo é trocar a peça!!!

Espero ter ajudado em alguma coisa!

Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!

Flávio

Marcelo R.
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto

Mensagempor Marcelo R. » 13 Fev 2011 00:01

Amigo, tive um problema similar ao seu, e era lá embaixo da chave, no comutador de ignição( é esse o nome?), bem embaixo do miolo da chave, desmontei tudo, tem uma peça de plástico que recobre o local onde gira com a chave(onde tem os rolamento dentro do treco lá),bem tava quebrado o tal plástico e ele dava folga, não apertava o tanto que tinha que apertar e saia o contato da chave, como se você tivesse desligado a chave.Apertei ele bem com isolante e colei o quebrado com poxipol.
Nunca mais deu problema.
Abraços!!!
Marcelo

CBX 750 F INDY 92
ANDANDO NA MAJESTADE
UMA DAS 11.312 É MINHA!!!

Voltar para “Parte Elétrica”