Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Re: MOTOR DURA MAIS, VERDADE OU MENTIRA?

Mensagempor Rezende » 27 Jul 2010 22:48

não sei se vou ajudar e também não entendo nada, mas farei um comentário:

um galeiro aqui de Itapeva, comprou um motor que estava no chão parado há + ou - 18 anos... ele apenas substituiu um pelo outro e acreditem... acionou BONITO.
O MOTOR TAVA REDONDINHO ele estava com apenas 2 mil Km.

ABRAÇO

REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Bellizzi
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Bellizzi » 28 Jul 2010 21:11

Caros colegas,o que o pessoal tem que entender,é que um engenheiro japones que deve ganhar alguns milhares de iens e é funcionário da honda,desenhou e calculou tudo para um melhor funcionamento,desempenho e durabilidade da motocicleta!

Vale resaltar também,que quem já abriu algum motor,já notou que existe algums "banheirinhas" onde ficam os cames dos comandos de valvulas onde ficam cheios de óleo,os tuchos são hidráulicos,e estão sempre cheios,o vira-brequim esta sempre banhado em óleo,assim como as bielas,quanto anéis ,eles (de lubrificação)é "molado"que tem ranhuras que retem o óleo por muito tempo,sendo assim,NÃO existe a necessidade de fazer procedimentos de virar o motor com o desligador em off.Dessa forma sim,que com o tempo,forçaria não o sistema de energia,assim como o próprio arranque!

abraços
kiko

CBX 750F,sempre foi e sempre será a majestade!!!!

Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Contato:

Mensagempor Demétrio » 28 Dez 2010 20:44

Hudson escreveu:acho que nem tudo que e bom para as motos nao esta no manual,eu particulamente aciono a partida com o pega look desligado ate apagar a luz do oleo e depois sim faço o motor funciona.acho que mau nao faz e com certeza ira impedir desgaste a longo prazo meus amigos!!!

Concordo plenamente com o Hudson, nem tudo que é bom para as motos encontra-se nos manuais, lembrando que engenheiros sabem muito sim, mas de teoria, na prática a coisa é bem diferente. Não estou desfazendo dos anos de estudo e dedicação dos engenheiros, não é isso, mas nem sempre o que é planejado perfeitamente na teoria sai perfeito na prática.
Já ouvi de alguns mecânicos experientes e de credibilidade que é importante sim girar o motor algumas vezes antes de ligá-lo quando a moto está parada a algum tempo. Não há dúvidas, o óleo desce todo para o cárter, ao ligar direto, as primeiras voltas dos pistões serão em seco sim.
O que fiz na minha, ao ficar 3 meses parada, foi colocar uma colher de sopa de óleo 2 tempos em cada orifício das velas e mesmo depois desse procedimento, acionei algumas vezes o motor de partida com o corta corrente ligado. A moto fumaceia um pouco no início, pois queima o óleo 2 tempos, mas depois volta ao normal.
Amigos, melhor errar pra mais do que lamentar futuramente com cilindros arranhados. Essa é minha humilde opinião, respeito as demais. ;;
Abraço a todos!

CBX 750 Indy 93

Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Contato:

Mensagempor Demétrio » 07 Fev 2011 17:49

Patrick, pode usar sem medo que funciona sim e não causa dano algum. Usei óleo 2T justamente por ele queimar mais fácil e ter essa propriedade de queimar junto com a gasolina.
Claro, esse procedimento é feito ao deixar a moto parada por alguns meses, fazer isso com ela parada por alguns dias não é o caso nem necessário, pois o próprio óleo do motor fica agarrado às paredes para lubrificação posterior. ;;
Abraço!

CBX 750 Indy 93

Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Contato:

Mensagempor Demétrio » 08 Fev 2011 00:57

Bem, desculpem discordar mas eu continuo com meu procedimento e acredito ser o correto. Como já citei anteriormente, prefiro errar pra mais que sei que não causará dano algum, ou seja, não são algumas pequenas viradas no motor de partida que causará um desgaste a ponto de estragá-lo. Sem falar que esse é um procedimento esporádico, realizado muito de vez em quando.
Já ouvi de alguns mecânicos que isso é válido e acredito fielmente que seja mesmo. ;;
Repito, respeito a opinião de todos, ok?!
Abraço aos amigos!

CBX 750 Indy 93

Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Mensagempor Hudson » 08 Fev 2011 15:58

AMIGO ESTA TAL PISCINA ACHO QUE NAO É PARA LUBRIFICAÇAO E SIM PARA NAO IR AR PARA OS TUCHOS,O VELHO MUSSA PODE FALAR MELHOR SOBRE O ASSUNTO.

GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 08 Fev 2011 16:40

Resumo da ópera...

Até onde sei:

Verdade...a tal piscina que é o "separador de ar" existente nos suportes das árvores de comando, como disse o Hudson, servem para impedir que uma grande quantidade de bolhas de ar misturadas ao óleo cheguem aos tuchos, e somente isso, nada tendo a ver com a lubrificação dos pistões...

Verdade...a luz do óleo apaga quase que instantaneamente ao se dar a partida...significa que ela está funcionando e que tem pressão, mas não significa que naquele instante o óleo já tenha chegado aos pistões a às partes altas do motor...

Verdade...dar partida com o interruptor desligado ajuda sim, pois o circuito de lubrificação dos mancais e dos pistões já estará cheio, evitando a chamada" partida a seco", mas o ganho em termos de desgaste, mesmo a longo prazo, é tão pequeno que não vale o tremendo desgaste que o motor de partida e a bateria irão sofrer...e provavelmente é só por isso que esse procedimento não é aconselhado no maual.

Verdade...caso alguém opte por adotar o procedimento, a quantidade de gasolina que irá para a câmara de combustão ao dar a partida, desde que o acelerador não seja acionado, e menor do que dar a partida utilizando o afogador, portanto não causa nenhum dano ao motor...

Verdade...como disse o Bellizzi, por mais que a moto fique parada e o óleo vá para o carter, boa parte dele ainda permanece no entorno das peças, como é o caso dos mancais, bielas e pinos de pistão, etc... que para serem lubrificados necessitam de pressão..portanto o óleo para sair totalmente dos espaços entre as peças, também necessita de pressão....ó único que desce quase todo realmente, é o éleo que fica entre o pistão e o cilindro, visto que ele chega lá na forma de spray...
Tanto é verdade, que mesmo depois de drenar completamente o carter e o quadro, aproximadamente 1 litro de óleo ainda permanece no motor, óleo este que só sai do motor caso ele seja aberto....

Para os que ainda tem dúvidas,basta ver o esquema de lubrificação da galo...
Imagem

Abraço

Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Mensagempor Hudson » 08 Fev 2011 17:04

ME SINTO ATÉ ORGULHOSO DE SER SEU AMIGO VELHO MUSSA,AGORA JA PODEMOS TRANCAR O TÓPICO KAKAKAKAKA ;; ;) >) <>) ;< :D :lol: :oops: :evil:

GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Fev 2011 10:52

Bom, essa preocupação eu não tenho ja que a minha, quando deixo uns dias desligada demora pra pegar, daí da tempo de lubrificar tudinho... ;<

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 09 Fev 2011 11:55

ciberdek...

Tá vendo...sua galo tá viva...hehehehe...você pensando que é um problema, quando na verdade é apenas puro instinto de auto-preservação ... ;; :mrgreen: :mrgreen:

Voltar para “Motores”