Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Modificações elétricas no chicote da CBX 750f

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Re: Modificações elétricas no chicote da CBX 750f

Mensagempor LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA » 29 Dez 2010 21:40

Gerbon, boa noite

Pelo que eu entendi não é retirado nenhum fio do chicóte original , só acrescentamos o fio preto de acordo com as instruções do diagrama .
Vc ja fez isto na sua moto ?
Sabe de alguem que tenha feito ?

Abzxx
Luiz

" Há duas coisas infinitas: O Universo e a Etupidez Humana e eu não estou convencido quanto à primeira "

ALBERT EINSTEIN

LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA » 31 Dez 2010 14:59

Gerbon, blz

Na verdade a gente da um reforço na ligação do negativo e do positivo.
Quando vc terminar conta pra gente o resultado, acho valido.

Acho que vou fazer , quem terminar primeiro poem o resultado aqui ...

Um bom Ano Novo pra vc e sua famila, :lol: :lol: :lol:

Abxxx
Luiz

" Há duas coisas infinitas: O Universo e a Etupidez Humana e eu não estou convencido quanto à primeira "

ALBERT EINSTEIN

LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA » 02 Jan 2011 19:31

ok.....

ALBERT EINSTEIN

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 04 Jan 2011 09:51

Estou pra fazer essa modificação na minha. Pelo que me lembro, não ha maiores diferenças na cor dos fios.

Realmente, quando fui trocar os terminais da fiação da bobina e tive que retirar o terra geral, que é parafusado no quadro (Pra soltar as bobinas), me chamou a atenção como ele é fininho... Mas achei que havia outros pontos mais fortes de aterramento.
Editado pela última vez por ciberdek em 04 Jan 2011 14:18, em um total de 1 vez.

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

hatotal
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Mensagempor hatotal » 04 Jan 2011 12:25

Hummmmmmmmm gostei muito vou me aprofundar neste assunto e vou fazer alguns testes na minha Galo.

EU ADORO ESTE FORUM

ESTOU AO VIVO AKI COM WEB CAM http://pt-br.justin.tv/hatatotal#/w/477384896

Ricardo750
Moderador
Moderador

Mensagempor Ricardo750 » 04 Jan 2011 13:40

Muito interessante mesmo

vou fazer uns estudos essa semana na Sylvia.

Abraço

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 04 Jan 2011 13:45

Nem precisa testar porque em maior ou menor quantidade, a melhora vai acontecer e é certa...

Acho até que o problema das galos e demais motos antigas, não é tanto o caso de fios sub-dimensionados e sim simplesmente o tempo de uso...
É sabido que em qualquer circuito elétrico, com o tempo de uso, a resistência interna dos condutores aumenta significativamente pelo efeito dos constantes choques ds elétrons livres (corrente elétrica), com os átomos do material condutor (fios)...
Além, é claro, temos os velhos e conhecidos zinabre e pontos de ferrugem nos acoplamentos, contatos, terminais e conectores elétricos...

Exemplo prático:
Não foi com nenhuma das motos (que sofrem os mesmos efeitos e que certamente também já tem a condutividade da fiação alterada), mas sim com minha velha Caravan 1985 que, muito embora com a substituição das lâmpadas dos farois por novas, a iluminação ainda deixava a desejar...

Pois bem...Instalei nela um relé que faz o acoplamento da alimentação dos farois direto da bateria, eliminando do caminho todo o circuito que passa pela chave do painel...chave esta que agora é utilizada apenas para alimentar a bobina de atracamento do relé...

Resultado???
Os farois estão um espetáculo, o ganho de luminosidade foi em torno de 30/40% e nem precisei mais utilizar os farois de milha que tinha instalado nela para tentar melhorar a iluminação...hehehehe

PS: Lembrando que a aplicação de vaselina sólida deve ser feita sobre os terminais depois de montados (para evitar a oxidação pelo contato com o oxigênio do ar) e não entre as partes conectadar...vaselina também é isolante em pequena escala...hehehe.....para conectores o ideal mesmo são os limpa contatos spray, que são baratos e facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônica...

Abraço

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 04 Jan 2011 14:21

Uma coisa que eu uso muito são emendas plásticas prafusadas isoladas com cola de silicone. Foi o método que usei no neon de meu carro e esta lá funcionando ha dois anos.

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 05 Jan 2011 09:16

GERBON escreveu:
ciberdek escreveu:Uma coisa que eu uso muito são emendas plásticas prafusadas isoladas com cola de silicone. Foi o método que usei no neon de meu carro e esta lá funcionando ha dois anos.

Ok Cyberdek !

Eu particularmente não conheço este tipo de emendas.
Qual é o nome correto delas ?

Seria possível tirar umas fotos e postar aqui pra gente ?

Aguardo e abraços.

Gérson

Imagem

É igual essa, (Essa é pra chuveiro) só que menor, e de plástico.

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 05 Jan 2011 09:29

Ciberdek...
Você se refere a estes???

Imagem

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 05 Jan 2011 12:37

Véio Mussa escreveu:Ciberdek...
Você se refere a estes???

Imagem

Exatamente. São desses que eu uso. Tenho de vários tamanhos. Eu fiz a elétrica inteira de um monza que eu tinha e jamais tive nenhum mal contanto.

Aliás, o comutador de ignição do meu Peugeot também foi feito com esse tipo de emenda.

Arlindo Maestrelli
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Moto Atual: patinete eletrico
Contato:

Mensagempor Arlindo Maestrelli » 05 Jan 2011 18:08

Este produto chama-se Conector Sindal

Abrs

Coincidências não existem.................tudo obra do destino

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Jan 2011 01:09

É o seguinte: Peguei hoje pra fazer a modificação e deu tudo certo, (Nada pegou fogo) com exceção de um detalhe: A parte que fala de ligar o fio preto e vermelho do rele do farol no fio vermelho que sai do fusível principal não pôde ser feita pelo seguinte motivo:

Se você olhar no esquema elétrico da Galo, poderá notar que o fio vermelho (positivo) sai do fusível principal da moto e vai para o comutador, onde, quando se liga a chave, a eletricidade é distibuída para toda a moto. Inclusive no fio Preto e vermelho (Ou vermelho e preto, dependendo do caso).

Se ligarmos como foi descrito no esquema do pessoa da RC 14, (Fio que sai do fusível principal direito no fio preto e vermelho do relê do farol) simplesmente a parte elétrica de Farol / Lanterna / buzina / Seta / Luz de freio , vai ficar ligada independente da chave ( Fica ligada o tempo todo), pois fazemos uma "Ponte" direta entre o fio vermelho positivo que sai do fúsível principal e o fio vermelho e preto que alimenta faróis e demais itens elétricos. Fica uma espécie de "Ligação direta" entre a elétrica da moto e a bateria, sem passar pela chave de ignição.

Se cometi algum erro, ou se alguém ja lidou com esse problema, sou todo ouvidos.
Editado pela última vez por ciberdek em 09 Jan 2011 01:26, em um total de 1 vez.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 09 Jan 2011 01:24

Ah sim, esqueci de passar algumas impressões sobre o serviço:

Não visualizei melhoras na parte de iluminação, mas como eu ja havia limpado todos os terminais pode ser que não seria notado mesmo. A partida não testei porque a bateria estava baixa. (Pra variar)

No aterramento, ao invés de fio preto, usei fio azul, por dois motivos:

1 - Era o que eu tinha em casa ;<

2 - Se quiser desfazer a modificação, é mais fácil achar onde foi feita.

Um detalhe que me chamou a atenção, é que há ligações redundantes (Duas vão para o fio verde do farol, quando apenas uma daria conta do serviço). Mas fui o mais fiél possível ao descrito no topico (Que eu imprimi pra consultar), exceto na parte do fio vermelho, devido aos problema que descrevi acima.

Por outro lado, as ligações elétricas de aterramento fazem muito sentido, e dificilmente a moto apresentará problemas de falta de aterramento de novo. O trabalho do fio verde (Terra) é muito reforçado.

Pra quem gosta de tudo com aparência perfeita e original, uma triste notícia, Por mais que se tenha cuidado e capricho, não tem como evitar um certo ar de "Gambitech" com aquele monte de fios passando. Dei uma amenizada com travas e organizadores de fio, mas que fica muita fiação exposta, ha isso fica.

Se alguém souber a resposta pro "Enigma do fio vermelho" exposto no post acima, eu agradeço.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 10 Jan 2011 08:02

Descobri o problema: O Fio que deve conectar ao vermelho que sai do fusível principal, é o fio Preto e vermelho (Lanterna/Farol) e não e fio Vermelho e Preto (Alimentação principal de elétrica da moto.

O ruim é que eu não sei se no chicote da Indy os fios do farol são preto e vermelho. Até agora não achei este fio. Vou procurar de novo sábado.

Voltar para “Parte Elétrica”