Demétrio escreveu:O que me chamou a atenção na foto do velocímetro foi que estava a 160 km/h a 3000 RPMs. Meu Golf é 2.0 e a 3000 RPMs ele está a 110 Km/h!
Tá andando direitinho esse Opalão hein Mussa?! Hehehehehe...
Abraço!
Pelo visto o tópico descambou de vez para o Opalão...gostaram né....... eu também.....heheheheDemétrio....Se estranhou é porque acho que nunca foi opaleiro...hehehehe....
E já que tu gostou, e o tópico e meu e posso bagunçar a vontade, vou fazer mais uma propagandinha dele....vai que um dia meu filho queira verder....hehehehe
Baba aí
Demetrio....baba...hehehe

Mas voltando ao assunto, é isso dai mesmo...esse opala, como já falei, saiu de fábrica com um dferencial de relação mais longa...os normais a essa velocidade estariam a + ou - 3.500, como é o caso da minha Caravan.
E tem mais né...o motor em sí é bem diferente do Golf, principalamente no torque. O seu motor é um motor que gira mais e por isso mesmo as diferenças velocímetro/Rpm.
Nunca ouviu falar da história do Hpzão e do Hpzinho????
Pegue um Opalão ou outro carro qualquer com um motor de baixo giro mas com grande cilindrada e torque e um outro carro, de potência aproximada, porém com motor de giro maior, menor cilindradas e menor torque.
Suba uma serra com os dois que você verá as diferenças na hora....hehehehe
É mais ou menos a mesma diferença que também subir uma serra com uma CBR 1000RR e com uma Black Bird ou até mesmo com a minha CBR 1000F, em 6ª marcha e a 3.000rpm, com garupa e, sem trocar de marcha, acelerar para ver a retomada...a RR, muito embora mais potente, vai ficar pra traz.....reduzindo marchas a coisa muda de figura completamente e a situação se inverte.
Agora....velocidade final é outro papo...
Portanto, cada macaco no seu galho...
Não sei o modelo do seu mas vou chutar aqui...acho que não vou errar muito....
Golf:
Cilindrada....2.0
Torque máximo........17,3 kgfm a 2.400 rpm
Opala 6CC:
Cilindrada...4.1
Torque máximo....... 27,8 kgfm a 2.000 rpm
Basicamente o tipo de deferencial e o torque, são as diferenças que fazem com que se possa rodas em velocidades relativamente altas com baixa rpm....
Aliás, com uma mexidinha básica, qualquer Opala vira um canhão. Esse daí por exemplo, se eu trocar simplesmente o carburador Solex dele (do tipo econômico), por um Webber duplo (beberrão), sem fazer mais nada, ele já ganha em termos de retomada, mais de 20 Hp.
Não é a toa que a Stock Car era de Opalas e que até hoje o recorde brasileiro de velocidade com carros de linha modificados é de um Opala mexidão...
Dá uma olhada...
http://www.youtube.com/watch?v=wqpJM2UCDrIhttp://www.youtube.com/watch?v=td5sljEPXyoOu então pra arrebentar a boca do balão e ver briga de cachorro realmente grande...
http://www.youtube.com/watch?v=MKhU4PbcSvw Já fui diversas vezes lá no Velopark só pra ver ela.....comentam que ela tem mais de 800 Hp......400m em 7,822seg e chegando a 278Km/h
Acho que já deu pra ver que além da 7Galo também sou apaixonado por Opalas...é por essas e outras
E pra finalizar o livro, uma frase que meu filho diz, porque ele tá a fim de colocar um reboque no Opala para tirar onda rebocando a Galo:
"Tu nunca vai ver um boiola, biba, viado, ou coisa parecida, desfilando com um de Opalão rebocando uma 7 Galo"
Já não se tem tanta certeza, se o carro for um Golf ou um outro qualquer....huahuahuahuahuahuahuahua Abraço