Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

ÓLEO ACIMA DO NÍVEL

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2781
Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Guaratinguetá-SP

Re: ÓLEO ACIMA DO NÍVEL

Mensagempor Caio » 16 Mai 2005 11:42

paulo bernardo averbeck escreveu:Alguém sabe se colocar óleo no motor acima do nível pode dar problema?


Eu não sei, mas dá medo de escorrer, ou melhor, vazar partes por onde ele passa, com a moto em funcionamento...
Editado pela última vez por Caio em 16 Mai 2005 15:06, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 17 Mai 2005 07:37

Eu já acostumei a deixar o óleo um pouco acima do nivel devido ao buraco que todas as galos tem que faz o mesmo sumir,
Como o sistema de reservatorio da galo não esta na mesma pressão do sistema apos a bomba de óleo o reservatorio funciona com uma caixa de reserva, portanto manter o nivel acima não compromete o funcionamento do motor.
Mas concordo deve ser evitado, qdo da troca do óleo ou completar o nivel ( coisa que faço sempre :cry: ) com a moto apoidada no cavalete central o nivel estando acima da marca da vareta ( que para medir o nivel deve ser apenas posicionada no bocal sem rosquea-la ) e um pouca abaixa da boca vc só esta colocanda 150 ml a mais do que o nivel macima da marca na vareta . :idea:



Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 17 Mai 2005 17:50

Eu não entendo como é possivel estourar os retentores das valvulas colocando uma quantidade acima do recomendado :?:
O sistem não fica pressurizado a este ponto.
Eu não estou afirmando estou aqui somente tentando entender como isso pode ocorrer, pois o reservatorio de oleo tem volume para ser medido sempre com o motor desligado, pois apos ligado a bomba empurra o precioso para as partes internas mangueiras radiador etc e o volume no reservatorio reduz mas sempre acima do nivel do pescador certo ou errado :?:



Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 17 Mai 2005 19:50

Então essa estoria de falar que pode danificar os retentores das valvulas é estorio p/ galeiro dormir mesmo ou é alguem que acredita no absurdo :!:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
Mancrius
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 398
Registrado em: 08 Abr 2005 18:35
Localização: Campinas - SP

NÃO VEJO COMO....

Mensagempor Mancrius » 17 Mai 2005 22:22

PESSOAL, EMBORA TBEM NÃO TENHA ARGUMENTOS TÉCNICOS PARA AFIRMAR QUE NÃO DÁ PROBLEMA, CONCORDO QUE UMA VEZ QUE O SISTEMA ENTRA EM FUNCIONAMENTO A PRESSÃO DO ÓLEO SERÁ CONSTANTE E O VOLUME NO BOJO DO CARTER CAIRÁ...

OLEO A MENOS, COM CERTEZA DÁ PROBLEMA... POIS A BOMBA DE ÓLEO TEM QUE PUXAR O ÓLEO PARA PRESSURIZAR O SISTEMA, E SE O NÍVEL ESTIVER BAIXO, PODE SER QUE ELA PUXE AR (COM A MOTO INCLINADA NUMA CURVA POR EX.), O QUE FARÁ COM QUE A MESMA CAVITE PERDENDO PRESSÃO DE ÓLEO E PODENDO HAVER DEFICIÊNCIA DE LUBRIFICAÇÃO EM ALGUM PONTO.

MAS ÓLEO DE MAIS, NÃO VEJO COMO PODE SER PREJUDICIAL... ATÉ ACREDITO QUE A JAPONESADA QUANDO FEZ O PROJETO TENHA PENSADO:

VAMOS FAZER MOTOR COM TAMPA E VARETA DE INSPESÃO DE ÓLEO BAIXA SUFICIENTE PARA QUE MANÉ NÃO COLOQUE ÓLEO ALEM DO PERMITIDO, NÉ ? DERRAME !!!!
. E TODOS OS OUTROS JAPINHAS FALARAM: SIM, SIM, SIM!!!

BEM PESSOAL: ALGUEM TEM UMA TEORIA BOA PRA PROVAR QUE ÓLEO ACIMA FERRA COM OS RETENTORES ?!

ABRAÇOS !!!!


CBX-750 Indy - 1992

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

nivel de óleo

Mensagempor ary silva » 18 Mai 2005 07:31

Quanto ao nível e sobre o que estamos falando aqui eu tenho que dizer que podemos pensar como um copo que esta cheio de água e gelo ate a boca quase derramando; Não é porque o gelo vais derreter que o copo vai transbordar "certo", portanto estamos falando em um sistema fechado onde a bomba movimenta uma quantidade "X" de óleo por minuto etc.. o que entra tem que voltar mas sempre em regime constante .
Portanto o volume de óleo nunca ira causar um causo hidráulico devido ao refluxo do sistema e portanto um aumento na pressão.
Agora a falta do mesmo isso sim acho que um consenso geral isso vai prejudicar o sistema e qto. ao projeto concordo os japas com certeza pensaram nisto para evitar que devido a este descuido de colocar óleo a mais possa estragar o motor .

Não podemos esquecer que existem locais para saída do óleo em casos de entupimento do sistema, mangueiras de nível na tampa do cabeçote que por sucção retira vapor de óleo e joga no sistema de admissão “certo” . :wink:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1464
Registrado em: 08 Abr 2005 13:06
Localização: Canoas /RS

Re: ÓLEO ACIMA DO NÍVEL

Mensagempor JekRider » 18 Mai 2005 14:57

paulo bernardo averbeck escreveu:Alguém sabe se colocar óleo no motor acima do nível pode dar problema?


Grande Paulo,

Aquela fumaça xarope que a minha galo faz, se agravou após eu colocar óleo demais no carter, pois logo quando eu comprei ela, nas 1ªs trocas de óleo, eu empurrava óleo pra dentro e nunca pegava na vareta..... Eu não esperava ligar ela para fazer movimentar.... lembro que uma vez eu coloquei 4L e meio pra dentro hahahaha que lage néhh.... Tai,, hoje tenho que trocar os retentores.,..


RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***
Galeiro Brasil Nº: 750 F 0006

***Desgalificado*** (Por enquanto)

Avatar do usuário
Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Abr 2005 20:35
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 18 Mai 2005 15:04

Se na moto é assim também não sei, mas nos carros óleo demais só dá problemas: carboniza as cabeças dos pistões, encharca as velas, morre com facilidade, sai óleo pelo respiro, suja tudo, enfim é só encrenca, não vale a pena.
abs



Avatar do usuário
Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Abr 2005 20:35
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 18 Mai 2005 16:47

Bom, aí temos que separar o joio do trigo: Se for uma merreca a mais, quase não vai fazer diferença, mas se for muito mais, aí a coisa pega:
A lubrificação do motor se dá de duas maneiras, por pressão (bomba de óleo) e por salpico. Se o nível estiver acima o salpico vai passar a ser turbilhão e vai "afogar" os dutos de respiro, os retornos, etc. No movimento de vai e vem, os pistões causam pressão dentro do carter, e essa pressão na forma de gases tem que ser expelida. Se tiver óleo no lugar do gás, o motor vai expelir óleo pra fora.
Pra fora de todas as maneiras possíveis, haverá uma pressão demasiada dentro do motor e forçará o óleo através dos aneis, que se tornarão vapores de óleo ->queimarão -> grudarão na cabeça do pistão ->camada por camada -> até virar uma crosta -> criará isolação elétrica nas velas -> centelhas mais fracas -> rendimento do motor prejudicado -> aumento de consumo de combustível -> motociclista "P" da vida...
Porisso o fabricante definiu parâmetros mínimo e máximo, e podemos confiar que não foi chute. :D :D :D
Os anéis são usinados mantendo um canto vivo voltado pra cima e um chanfro voltado pra baixo. Isso "evita" que a compressão passe para o carter e "permite" que o óleo passe para a câmara de compressão.
abraços



Avatar do usuário
Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2781
Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Guaratinguetá-SP

Mensagempor Caio » 10 Jun 2005 11:50

Maníaco respondeu:

"ola amigos. sei que acho, q esse tema ja foi debatido. mas queria acrescentar mais, voçes devem saber q olhar oleo na galo é meio complicado entaõ o tema é, como que faço pra ver o nivel do oleo. pois trocar é façil, a grande questaõ é como motor muito quente mais ou menos po rapasiada se colocar a + oleo ai é foda no manual fala 3,500ml se for ficar completando errado dai a pouco ja ta + de 4,000ml valeu como voçes fasem pra trocar e observar tem muita gent ai com dividas nisto?"



ARIEL-SELBACH
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 34
Registrado em: 17 Nov 2009 15:49
Localização: Selbach - RS
Contato:

Re:

Mensagempor ARIEL-SELBACH » 15 Fev 2010 13:31

Tonny escreveu:O nivel de óleo é verificado com a moto no cavalete central, de preferencia com motor frio, mas poderá fazer a verificação com o motor quente tb, aí terá de colocar a moto no cavalete central e deixar desligado por uns 5 minutos e verificar o nível.


Só que com o motor quente, pelo menos na minha, estará no meio (entre máximo e mínimo) quando deixar uns 5 minutos parada, isto quando no frio estiver no máximo.




Voltar para “Motores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes