Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Luz de freio - só uma dúvida

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Luz de freio - só uma dúvida

Mensagempor alessandro » 01 Jun 2010 22:24

Blz galeiros!
Estou com uma dúvida aqui, coisa rápida. Na minha Indy, quando piso no freio (ou pedal ou manete) acende a luz de freio. (OK).
Mas quando acendo a luz (na posição do meio ou mais esquerda), acende a luz da placa (OK), mas a luz do freio não acende mais, nem acionando o manete ou o pedal. Estranho né. Acho que está errado. Se alguém puder me confirmar isso.

E se estiver errado mesmo, a Indy deve estar com algum curto. Será que alguém já passou por isso ?

Cbx 750 Indy 90/90

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Re: Luz de freio - só uma dúvida

Mensagempor alessandro » 02 Jun 2010 08:28

Blz Tonny.
Agora cedo eu chequei os fusiveis e estava tudo certo. Quando eu acendo o farol, a luz de freio deixa de funcionar, mas me parece que quando eu aciono o freio a lampada da placa fica mais forte (não sei, pode ser só impressão). Vou dar uma olhada no esquema então.

Cbx 750 Indy 90/90

gilbertorocha
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor gilbertorocha » 02 Jun 2010 09:58

Verifica se a polaridade da lampada não esta invertida..., a luz de freio é mais forte que a da placa e da lanterna...

Hollywood 87 Ivete San GALO

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 02 Jun 2010 10:04

gilbertorocha escreveu:Verifica se a polaridade da lampada não esta invertida..., a luz de freio é mais forte que a da placa e da lanterna...

Blz Gilberto.
A lâmpada só entra de um jeito no soquete. Tem um polo (pino) que fica mais embaixo e outro mais encima. Não tem como colocar invertido. E os fios elétricos também, tem um soquete que só entra de um jeito. Deve ser problema em algum fio.

Cbx 750 Indy 90/90

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 02 Jun 2010 13:19

Estava analisando: a lâmpada do freio é 21/5w. Isto quer dizer que quando aciono o freio com o farol apagado, o freio acende a 5w. Quando o farol está ligado, ele deve acender o 21w ? (para ficar mais forte que a lampada da placa).

É isso mesmo? Se for, já diminiu "o campo de pesquisa". Aí vou ver porque a 21w não acende.

Editando: acabo de testar a lampada do freio, e acendeu tanto a 5w como a 21w.
Editado pela última vez por alessandro em 02 Jun 2010 15:01, em um total de 1 vez.

Cbx 750 Indy 90/90

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 02 Jun 2010 14:18

Seguinte a lampada do freio é 2 polos 12 volts e não lembro os wats, a lampada da placa é 12 volts um polo só e é 5 wats
abraços

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 02 Jun 2010 15:02

Alex Red escreveu:Seguinte a lampada do freio é 2 polos 12 volts e não lembro os wats, a lampada da placa é 12 volts um polo só e é 5 wats
abraços

Blz Alex Red. É isso mesmo. A de freio é 21w/5w, e a lampada placa é 5w.

Cbx 750 Indy 90/90

hawk
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor hawk » 03 Jun 2010 01:08

alessandro escreveu:Estava analisando: a lâmpada do freio é 21/5w. Isto quer dizer que quando aciono o freio com o farol apagado, o freio acende a 5w. Quando o farol está ligado, ele deve acender o 21w ? (para ficar mais forte que a lampada da placa).

É isso mesmo? Se for, já diminiu "o campo de pesquisa". Aí vou ver porque a 21w não acende.

Eu imagino que os 5W são apenas a lanterna e os 21W são a luz de freio propriamente dita, pra ficar bem brilhante. A luz da placa é separada da luz de freio/lanterna.

Então quando você acendo o farol, as duas de 5W devem acender (tanto a da placa quanto a da lanterna). Quando você pisa no freio, a de 21W acende, e a 5W da placa fica sempre na mesma (1 polo).

Provavelmente você tem um problema na fiação ou curto como o Tonny disse...

Abraço,
Hawk

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 03 Jun 2010 15:45

Hoje cedo fui fazer uma galoterapia para ver se achava o que estava de errado. Com multimetro fui atrás do que poderia estar acontecendo com esta lampada de freio que não acende quando o farol está ligado. Testei tudo e não conseguir achar o que está errado, parece que chega corrente certa para a lampada acender, mas não acende. Muito estranho. Acho que vou ter que tirar a carenagem toda, principalmente a frontal para ver os cabos desde o início, e deve dar um trabalho. Mas blz, galoterapia é isso.
Bom, eu não achei nada. Deve ser mesmo algum curto em algum fio.

Uma pergunta: aquelé relé que fica junto ao chassi da moto - relé componente sinalizador - 38301-MF8-771 - faz parte desta iluminição (lampada da placa e freio) ? Alguém sabe ?

Detalhe: a bateria foi pro saco, descarregou. Amanhã vou ter que levar na auto-elétrica para carregar novamente, a moto tem que estar no jeito porque sábado estou na Ilha.

Cbx 750 Indy 90/90

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 03 Jun 2010 15:57

hawk escreveu:
alessandro escreveu:Estava analisando: a lâmpada do freio é 21/5w. Isto quer dizer que quando aciono o freio com o farol apagado, o freio acende a 5w. Quando o farol está ligado, ele deve acender o 21w ? (para ficar mais forte que a lampada da placa).

Eu imagino que os 5W são apenas a lanterna e os 21W são a luz de freio propriamente dita, pra ficar bem brilhante. A luz da placa é separada da luz de freio/lanterna.
Então quando você acendo o farol, as duas de 5W devem acender (tanto a da placa quanto a da lanterna). Quando você pisa no freio, a de 21W acende, e a 5W da placa fica sempre na mesma (1 polo).
Provavelmente você tem um problema na fiação ou curto como o Tonny disse...

Abraço,
Hawk

Blz Hawk!
Entendi o funcionamento que você explicou. Eu achava que funciona de outra forma. O freio sempre é 21w. Quando ligo o farol então deve acender a da placa e a do freio 5w.
Hoje, fazendo os testes até a bateria ir pro saco, é até engraçado: com o pé no freio, a lampada de 5w do freio acende, ficando assim e ligando o farol, a lampada do freio desliga e liga a da placa e a do freio não acende mais.

Eu ver se agora a tarde eu dou outra olhada, tendo como partida o que você disse.

Cbx 750 Indy 90/90

danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor danilemao » 25 Jun 2010 16:13

Alessandro,
não precisa desmontar o chicote até vc ter certeza do que esta fazendo.Se o polo que acende quando pisa no freio é o mais fraco (5Watts) ta errado. isso pode ser uma lampada ching-ling que alguem colocou invertida. Experimente tirar a lampada e encaixar ela direito, fazendo com que acenda o polo mais fote quando vc pisa no freio.
Se isso der certo e mesmo assim a luz de freio não funcionar com o farol aceso, oque ,provavelmente esta com problema ai é o fio terra que vai pra lanterna.
Falta de aterramento sempre bagunça tudo mas o problema é simples e facil de resolver.
De uma olhada ai e nos informe o desenrolar da coisa.
Té mais e boa sorte

Galeiro solitario

Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Mensagempor Hudson » 25 Jun 2010 16:43

isso tem cara de aterramento.

GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco

Mensagempor alessandro » 01 Jul 2010 16:32

Blz galeirada!
Acho que cometi um erro, a luz de freio está funcionando normal. Quando testava, o motor estava desligado, era por isso que não dava certo. Com a moto ligada, tudo certo e funcionando como deve funcionar.
Então o problema era esse: falta de ligar a moto. Só não me lembro se quando eu vi que a luz de freio não funciona a moto estava ligada ou desligada.

Agradeço a ajuda de todos, aprendi muito.

Cbx 750 Indy 90/90

Voltar para “Parte Elétrica”