eu continuo achando que não houve abuso, houve uso da força para vencer a resistência
o video mostra que o policial ficou nervoso e pode ter demonstrado despreparo, xingando (isso sim é despreparo), mas ao encostar a viatura na moto ele impediu o piloto de acelerar e fugir ao ser abordado, ou tentar atropelar o PRF...
como alguns sugeriram aqui, ele não atirou no piloto, não sacou a arma de fogo, não bateu a viatura para derrubar a moto, mas sim encostou a vtr na moto para impedir o piloto de: 1) tentar bruscamente acelerar e fugir 2) ou tentar atropelar o policial 3) ou sair correndo ao descer da moto, etc...
além disso uma abordagem de alguém que está FUGINDO da polícia tem que ser mais firme do que uma abordagem de um cidadão que está, por exemplo, trafegando na contramão. Porque?
porque ele está demonstrando com a fuga a intenção de RESISTIR, talvez com luta corporal, talvez com uso de arma de fogo, talvez com atropelamento, portanto a abordagem nesse caso tem que VENCER a resistência e evitar uma complicação maior (morte, lesões, etc...)
neste caso do video é nítida a intenção do piloto de fugir do bloqueio policial e resistir a prisão (ninguém sabe até que ponto ele quer resistir, se fazendo uso de uma arma de fogo ou através de luta corporal contra o policial ou se vai tentar atropelar o PRF)
veja bem, esse é meu ponto de vista...

agora vamos às manifestações...
