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Dicas sobre "relação"
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
Dicas sobre "relação"
Encontrei essa matéria na NET e achei interessante...
Pena que o exemplo citado não seja da relação da Galo, mas vale para ela.....
A relação secundaria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.
Normalmente é composta por três elementos:
- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.
Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.
A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.
Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.
E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).
Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.
Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:
Exemplo: CB400 em 6ª marcha
Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm
Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm
Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm
É vantajoso mudar a relação?
Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".
Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".
Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:
Pena que o exemplo citado não seja da relação da Galo, mas vale para ela.....
A relação secundaria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.
Normalmente é composta por três elementos:
- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.
Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.
A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.
Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.
E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).
Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.
Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:
Exemplo: CB400 em 6ª marcha
Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm
Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm
Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm
É vantajoso mudar a relação?
Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".
Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".
Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:
- odair
- Me chame de mestre
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- Registrado em: 18 Ago 2005 02:02
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Re: Dicas sobre "relação"
Pra quem tinha mais alguma dúvida sobre relação, o Mussa acabou de explicar tudo!!!
Abraço!
Abraço!
Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!
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- Caio
- 7 Galo Speed Master
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- Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
- Moto Atual: Nenhuma
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Re: Dicas sobre "relação"
Agora ficou tudo muito claro... hehehehe. Excelente, a parte técnica deveria ser do interesse de todos.
Abraços.
Abraços.
- Rezende
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1376
- Registrado em: 29 Mar 2007 22:10
- Localização: Itapeva-SP
- VALENTIM
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- Registrado em: 29 Fev 2008 11:39
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Re: Dicas sobre "relação"
No0ssa essa tem que guardar.................
valeu Mussa!!!
valeu Mussa!!!
VALENTIM - GALEIRO - Bauru-SP
AGORA GALEIRO BANDIDO!!!!!!
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- Getulio
- Me chame de mestre
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- Contato:
Re: Dicas sobre "relação"
Amigos, estou notando um barulho "tec-tec" na relação da minha moto. Me refiro a relação corrente, coroa e pinhão. A corrente não está frouxa e a relação está em boas condições. O barulho ocorre em baixa velocidade. O que pode ser?
sds,
sds,
As clássicas sobreviveram ao tempo e aos avanços do mundo moderno: obras de arte são assim!
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Re: Dicas sobre "relação"
Getúlio,
Colocando a moto no cavalete vc. não consegue descobrir onde está o problema ?
-Veja como está a lubrificação da corrente.
-Veja o jg. da corrente. Se vc. não consegue regularidade no giro dela nem mesmo
estando certinho o eicho da roda traz. a corrente tenm que ser trocada. A tendência
é que o jg. fique cada vêz maior.
-Perceba também se a corrente não está batendo no cavalete; ou mesmo o eicho
traz. batendo no escapamento (sempre tem marcas). Os 3 parafusos do escape tem
sempre que estar bem apertado.
Boa sorte
Colocando a moto no cavalete vc. não consegue descobrir onde está o problema ?
-Veja como está a lubrificação da corrente.
-Veja o jg. da corrente. Se vc. não consegue regularidade no giro dela nem mesmo
estando certinho o eicho da roda traz. a corrente tenm que ser trocada. A tendência
é que o jg. fique cada vêz maior.
-Perceba também se a corrente não está batendo no cavalete; ou mesmo o eicho
traz. batendo no escapamento (sempre tem marcas). Os 3 parafusos do escape tem
sempre que estar bem apertado.
Boa sorte
- Getulio
- Me chame de mestre
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Re: Dicas sobre "relação"
Caro Edison.
Já estou entendendo o que está acontecendo. Como minha moto está com 40.000 Km imaginei que a relação fosse a original. Me enganei..........A corrente é da marca KMC,portanto já foi substituída. Essa corrente foi muito criticada pelos galeiros no tópico "Relação". Não vi o estado do pinhão. Deve estar no osso também.....Como a coroa e a corrente estão aparentemente em bom estado e sem folga, pensei que o conjunto estivesse bom........Mas esse barulho já diz tudo........ Estou até com medo de ver o pinhão, mas é inevitável. Com segurança não se brinca..........
Só uma dúvida. O pinhão original da galo é com 16 ou com 18 dentes?
sds,
Já estou entendendo o que está acontecendo. Como minha moto está com 40.000 Km imaginei que a relação fosse a original. Me enganei..........A corrente é da marca KMC,portanto já foi substituída. Essa corrente foi muito criticada pelos galeiros no tópico "Relação". Não vi o estado do pinhão. Deve estar no osso também.....Como a coroa e a corrente estão aparentemente em bom estado e sem folga, pensei que o conjunto estivesse bom........Mas esse barulho já diz tudo........ Estou até com medo de ver o pinhão, mas é inevitável. Com segurança não se brinca..........
Só uma dúvida. O pinhão original da galo é com 16 ou com 18 dentes?
sds,
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Re: Dicas sobre "relação"
Getúlio,
Se for o problema no pinhão, não esquenta, ele é barato.
Procure da marca VAZ. Não sei quantos dentes são.
Enre no site da VAZ e tire a dúvida ou pesquise no nosso
Forum. Abraços.
Se for o problema no pinhão, não esquenta, ele é barato.
Procure da marca VAZ. Não sei quantos dentes são.
Enre no site da VAZ e tire a dúvida ou pesquise no nosso
Forum. Abraços.
- Getulio
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Re: Dicas sobre "relação"
Edison Mello escreveu:Getúlio,
Se for o problema no pinhão, não esquenta, ele é barato.
Procure da marca VAZ. Não sei quantos dentes são.
Enre no site da VAZ e tire a dúvida ou pesquise no nosso
Forum. Abraços.
Caro Edson essa marca (VAZ) realmente está super recomendada........Nem vou perder tempo em procurar outra........
Obrigado pela dica.
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Re: Dicas sobre "relação"
Pessoal, resolvido meu problema.....O barulho era na corrente. Aproveitei e troquei o pinhão que era original ainda. Coloquei um da marca VAZ, custou 45 reais..O mexânico detectou um problema na emenda. Tirou o pedaço que estava com problema, substituiu e agora ela está com um elo novo com trava. Agora sim, dá gosto andar sem aquele trec trec trec....
sds,
Getúlio
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Getúlio
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Re: Dicas sobre "relação"
Ola amigos,eu tava vendo num site japones e pra cbx750 encontrei estas medidas 530HV-o-130L e 530-120-0...alguem sabem ou ja usou..
...NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO DIA,PARA TER ESPERANÇA, DO NOVO DIA..
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Re: Dicas sobre "relação"
Esse é o nosso Mussapedia! Hehehehehe... Excelente matéria, bem esclarecedora.
Abraço a todos!
Abraço a todos!
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- CS CÔRTES
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- Registrado em: 26 Ago 2010 17:02
- Localização: Niterói-RJ
Re: Dicas sobre "relação"
Boa Noite à todos !!
Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.
Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.
Abraços e boas estradas.
CS CÔRTES - CBX 750 / 89 AZUL
Steel Goose M.G.
Niterói - RJ
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`
CS CÔRTES - CBX 750 / 89 AZUL
Steel Goose M.G.
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-
- Ninguém me segura
- Mensagens: 464
- Registrado em: 29 Mar 2010 12:56
- Localização: Piracicaba - SP
Re: Dicas sobre "relação"
CS CÔRTES escreveu:Boa Noite à todos !!
Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.
A 450, a 120Km/h, devia girar 6000RPM na relação original creio eu.
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