Pena que o exemplo citado não seja da relação da Galo, mas vale para ela.....
A relação secundaria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.
Normalmente é composta por três elementos:
- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.
Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.
A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.
Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.
E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).
Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.
Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:
Exemplo: CB400 em 6ª marcha
Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm
Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm
Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm
É vantajoso mudar a relação?
Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".
Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".
Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:
