Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Dicas para troca do Fluido de freio/embreagem e sangria do sistema
Eu faço uso deste procedimento que é extremamante simples, e pode ser feito com um mínimo de conhecimento de mecânica.
No entanto deixo bem claro que a responsabilidade de sua utilização é de cada um, afinal trata-se de manutenir os freios, ítem de extrema segurança nas motos.
O mecânico sangrou direito? Dizemos isso porque não basta abrir o sangrador e apenas ir completando o fluido no reservatório. O ar se acumula nas partes mais altas, e isso inclui curvas do flexível com ápice acima do parafuso que liga o flexível ao cilindro mestre e a parte que fica dentro da pinça, porém acima do sangrador. Em algumas motos (XT600E e Canyon500, p. ex.) é preciso soltar as pinças de freio e colocá-las de tal forma que o sangrador seja efetivamente a parte mais alta.
O meio mais fácil de trocar o fluído e sangrar um sistema de freio é usando uma seringa de 20 ml (a venda nas farmácias), sem a agulha, e um pedaço de mangueira plástica fina (a venda nas motopeças como "mangueira de respiro") ou melhor ainda, uma mangueira de silicone.
Se o sistema tiver sido desinstalado para manutenção, instale todo o sistema nos lugar - cilindro-mestre, flexíveis e pinça, já apertando os respectivos parafusos com o torque indicado no manual da moto.
Deixe o cilindro-mestre sem a tampa do reservatório e abra o sangrador da pinça de freio.
Coloque um pequeno pedaço da mangueira na ponta da seringa.Coloque a ponta da mangueira/seringa no sangrador e esvazie todo o fluído antigo. Feito isso, encha a seringa com óleo novo e delicadamente (para minorar a formação de espuma) vá enchendo o sistema "da pinça para o cilindro-mestre". Veja que no final é costume o fluido espirar do reservatório do cilindro-mestre (ou transbordar).
Lembre-se que para que o fluído possa passar pelo sangrador é necessário que ele seja afrouxado cerca de 1/4 de volta.
É interessante, se possivel, a ajuda de alguém para controlar o nível do reservatório, pode ser até aquela sua garupa costumeira..hehehe
Cheio o sistema, feche o sangrador, a tampa do reservatório do cilindro mestre, retire a seringa e aguarde uns 20/30 minutos para que alguma eventual espuma se dissipe. Faça uma rápida sangria "tradicional" e está pronto.
Este método evita que tenhamos que ficar acionando o manete dos freios, dezenas e até centenas de vezes, até conseguir encher totalmente o sistema, como é feito utilizando-se o método tradicional.
Atenção: O fluído de freios danifica a pintura, portanto cuidado, proteja o tanque e peças onde, acidentalmente, o fluído possa cair.
- É importante lembrar que não adianta sangrar um sistema de freio cujo fluído esteja contaminado, pois por melhor que seja feita a sangria, quando a temperatura da pinça de freio aumentar o fluído irá gerar vapor e o freio tornará a se mostrar "borrachudo".
Eu faço uso deste procedimento que é extremamante simples, e pode ser feito com um mínimo de conhecimento de mecânica.
No entanto deixo bem claro que a responsabilidade de sua utilização é de cada um, afinal trata-se de manutenir os freios, ítem de extrema segurança nas motos.
O mecânico sangrou direito? Dizemos isso porque não basta abrir o sangrador e apenas ir completando o fluido no reservatório. O ar se acumula nas partes mais altas, e isso inclui curvas do flexível com ápice acima do parafuso que liga o flexível ao cilindro mestre e a parte que fica dentro da pinça, porém acima do sangrador. Em algumas motos (XT600E e Canyon500, p. ex.) é preciso soltar as pinças de freio e colocá-las de tal forma que o sangrador seja efetivamente a parte mais alta.
O meio mais fácil de trocar o fluído e sangrar um sistema de freio é usando uma seringa de 20 ml (a venda nas farmácias), sem a agulha, e um pedaço de mangueira plástica fina (a venda nas motopeças como "mangueira de respiro") ou melhor ainda, uma mangueira de silicone.
Se o sistema tiver sido desinstalado para manutenção, instale todo o sistema nos lugar - cilindro-mestre, flexíveis e pinça, já apertando os respectivos parafusos com o torque indicado no manual da moto.
Deixe o cilindro-mestre sem a tampa do reservatório e abra o sangrador da pinça de freio.
Coloque um pequeno pedaço da mangueira na ponta da seringa.Coloque a ponta da mangueira/seringa no sangrador e esvazie todo o fluído antigo. Feito isso, encha a seringa com óleo novo e delicadamente (para minorar a formação de espuma) vá enchendo o sistema "da pinça para o cilindro-mestre". Veja que no final é costume o fluido espirar do reservatório do cilindro-mestre (ou transbordar).
Lembre-se que para que o fluído possa passar pelo sangrador é necessário que ele seja afrouxado cerca de 1/4 de volta.
É interessante, se possivel, a ajuda de alguém para controlar o nível do reservatório, pode ser até aquela sua garupa costumeira..hehehe
Cheio o sistema, feche o sangrador, a tampa do reservatório do cilindro mestre, retire a seringa e aguarde uns 20/30 minutos para que alguma eventual espuma se dissipe. Faça uma rápida sangria "tradicional" e está pronto.
Este método evita que tenhamos que ficar acionando o manete dos freios, dezenas e até centenas de vezes, até conseguir encher totalmente o sistema, como é feito utilizando-se o método tradicional.
Atenção: O fluído de freios danifica a pintura, portanto cuidado, proteja o tanque e peças onde, acidentalmente, o fluído possa cair.
- É importante lembrar que não adianta sangrar um sistema de freio cujo fluído esteja contaminado, pois por melhor que seja feita a sangria, quando a temperatura da pinça de freio aumentar o fluído irá gerar vapor e o freio tornará a se mostrar "borrachudo".
- Ilton Goulart
- Já sei tudo de moto
- Mensagens: 42
- Registrado em: 07 Set 2007 12:29
- Localização: Chapada dos Guimarães/MT
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
É isso aí.
Muitíssimo oportuno estas dicas.
Valeu.
Muitíssimo oportuno estas dicas.
Valeu.
Ilton
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT
- Ricardo750
- Moderador
- Mensagens: 1897
- Registrado em: 15 Nov 2005 10:06
- Localização: Curitiba - Paraná
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Valeu Mussa, essa dicas vão me ser muito uteis, estou cansado de ser enrolado por mechanicos.
Qquer duvida posso te ligar? hahahahhahahaha
Abraço
Qquer duvida posso te ligar? hahahahhahahaha
Abraço
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Ricardo750 escreveu:Valeu Mussa, essa dicas vão me ser muito uteis, estou cansado de ser enrolado por mechanicos.
Qquer duvida posso te ligar? hahahahhahahaha
Abraço
Pois é Ricardo...
Aprendi isso quando a minha galo teve um problema causado pela mistura de fluídos. Ela estava utilizando o DOT 3 e o mecânico fez a toca por DOT 5, sem fazer uma limpeza completa. Resultado???? O fluído virou algo parecido com vazelina, literalmente uma pasta. Aí eu resolvi papirar e ví que é muito fácil de fazer esse trabalho. Fazendo tudo calmamente, não se demora mais que uma hora de galoterapia para trocar o fluído dos 3 reservatórios e sangras os sistemas...
Como a troca tem que ser feita a cada 10.000 Km ou seis mêses, e como os mecânicos cobram no mínimo R$ 50,00 para fazer o serviço, a cada duas trocas eu já pago a gasolina para ir te visitar em Curitiba.... hehehe
Abraço
- Alex Red
- Administrador
- Mensagens: 7021
- Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
realmente veio musse mais uma aula, mas da ultima vez que fizemos uma sangria
no freio , foi na moto do francisco, e fizemos do seguinte modo:
abrimos o compartimento do fluido e o sangrador la em baixo,
depois fiquei apertando o manete até o fluido sair todo, joguei
alcool para limpar todo o sistema que estava bem sujo,
parecia até uma gelatina, e após estar tudo bem limpinho
e com o sangrador ainda aberto, colocamos o fluido novo, e de novo
fiquei apartando a manete até sair todo o ar, fehamos o sangrador
e completamos o fluido até o nivel certo, realmente da mais trabalho
é mais demorado e precisa de 2 pessoas para fazer um trabalho legal,
mas no final o resultado foi otimo.
abraços
no freio , foi na moto do francisco, e fizemos do seguinte modo:
abrimos o compartimento do fluido e o sangrador la em baixo,
depois fiquei apertando o manete até o fluido sair todo, joguei
alcool para limpar todo o sistema que estava bem sujo,
parecia até uma gelatina, e após estar tudo bem limpinho
e com o sangrador ainda aberto, colocamos o fluido novo, e de novo
fiquei apartando a manete até sair todo o ar, fehamos o sangrador
e completamos o fluido até o nivel certo, realmente da mais trabalho
é mais demorado e precisa de 2 pessoas para fazer um trabalho legal,
mas no final o resultado foi otimo.
abraços

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1267
- Registrado em: 31 Out 2005 01:58
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Localização: Natal/RN
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Valeu Mussa!
Eu também fiz uma galoterapia nos freios. Se eu tivesse levado no mecânico acho que ia gastar uns 100 pilas.
Não é preciso ser engenheiro como o Mussa pra fazer isso. É só encarar o trabalho. O manual ajuda muito.
Eu também fiz uma galoterapia nos freios. Se eu tivesse levado no mecânico acho que ia gastar uns 100 pilas.
Não é preciso ser engenheiro como o Mussa pra fazer isso. É só encarar o trabalho. O manual ajuda muito.
CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
- r4f4el
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 221
- Registrado em: 25 Mar 2007 19:23
- Localização: Peruibe - SP
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
É caiu como uma luva esse topico,vou trocar o fluido do freio terça feira,o que esta na moto ja era,faz anos que esta la,e a cor nem se fala!!!
E vou ateh seguir a dica do Amigo Red
Abraço!
E vou ateh seguir a dica do Amigo Red

Abraço!
- fgrigio
- Já sei tudo de moto
- Mensagens: 57
- Registrado em: 09 Abr 2007 17:43
- Localização: Cascavel/PR
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Também utilizo uma seringa, mas ao invés de colocar o fluído pelo sangrador eu retiro todo o óleo velho, limpo bem o reservatório e seguro acionado o manete do freio e com a seringa injeto o óleo novo pelo furinho reservatório, quando é no freio dianteiro faço uma pinça de cada vez, quando começa a sair somente óleo, abasteço o reservatório e após uns 30 minutos faço uma nova sangria. Assim não tem risco de transbordar o óleo pelo reservatório. Abraços.
Não concordo com a frase: "A vida só começa depois dos 40"
Concordo com esta: "A vida só começa depois da CBX 750"
750 um sonho, uma lenda, uma paixão.
Fabio Grigio
CBX 750F INDY 1991
Concordo com esta: "A vida só começa depois da CBX 750"
750 um sonho, uma lenda, uma paixão.
Fabio Grigio
CBX 750F INDY 1991
- Quinot
- To pegando as manhas
- Mensagens: 28
- Registrado em: 30 Jan 2008 17:25
- Localização: Floripa SC
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
mais uma aula aqui no forum,
velho lendo e aprendendo em silencio com os velhos galeiros daqui,
mta informação em um só lugar, só praticar a "galoterapia" agora.
velho lendo e aprendendo em silencio com os velhos galeiros daqui,
mta informação em um só lugar, só praticar a "galoterapia" agora.
Estamos em obras!
88 Magia Negra (Morena)
Aguardando peças...
88 Magia Negra (Morena)
Aguardando peças...
- Ilton Goulart
- Já sei tudo de moto
- Mensagens: 42
- Registrado em: 07 Set 2007 12:29
- Localização: Chapada dos Guimarães/MT
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Pois é pessoal.
Tbém fiz a troca do fluido dos freios e embreagem e foi tudo beleza. Fiz a limpeza completa do sistema de ambos. Usei o DOT 4, sem problemas.
Abraço.
Tbém fiz a troca do fluido dos freios e embreagem e foi tudo beleza. Fiz a limpeza completa do sistema de ambos. Usei o DOT 4, sem problemas.
Abraço.
Ilton
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT
-
- Sou novo aqui
- Mensagens: 11
- Registrado em: 07 Mai 2009 17:46
- Localização: Santos - SP
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Olá pessoal, gostaria de comentar que o passo à passo da manutenção do sistema de freios realmente me ajudo muito, no entanto NUNCA deve-se lavar o sistema de freios com alcool. Somente deve-se utilizar o proprio fluido de freio realizando o "sangramento" até sair todo o fluido antigo.
Abraços
Abraços
- Henrique
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 285
- Registrado em: 19 Jun 2009 21:33
- Localização: Aparecida de Goiânia-GO
- Contato:
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Olá galeirada.
Fiz essa galoterapia nos freios dianteiros (tudo de acordo com a postagem do Mussio) e tive problema. Após a sangria, dois dos flexiveis entopiu que não teve reza q desse jeito. Tentei compra novo na consercionaria , quiseram me assaltar. Me recomendaram uma loja de mangueiras hidraulicas, troquei e vem funcionando bem.
Agora tenho que fazer a sangria do freio traseiro e to com medo de entopir tb. Será q isso é normal ou fiz besteira?
Fiz essa galoterapia nos freios dianteiros (tudo de acordo com a postagem do Mussio) e tive problema. Após a sangria, dois dos flexiveis entopiu que não teve reza q desse jeito. Tentei compra novo na consercionaria , quiseram me assaltar. Me recomendaram uma loja de mangueiras hidraulicas, troquei e vem funcionando bem.
Agora tenho que fazer a sangria do freio traseiro e to com medo de entopir tb. Será q isso é normal ou fiz besteira?
Ex - DT 180
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado
- alessandro
- Setegalo maníaco
- Mensagens: 206
- Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
- Localização: Três Lagoas - MS
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?
Cbx 750 Indy 90/90
-
- Ninguém me segura
- Mensagens: 404
- Registrado em: 20 Mai 2005 15:46
- Moto Atual: Indy/94
- Localização: SP/Região Oeste
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
alessandro escreveu:Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?
Alessandro,
Se vc. seguir o circuito da mangueira do freio verá que em uma hora
há uma duplicação da mangueira.
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM
alessandro escreveu:Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?
Alessandro....
Não é a quantidade que vai em cada lado que interessa e sim a quantidade total...
A quantidade total de fluído é a necessária para encher as duas mangueiras mais a quantidade que fica no reservatório até atingir a marca superior do mesmo....OK
O importante é que você drene as mangueiras direita e esquerda separadamente e depois as encha novamente até que veja que o fluído está saindo no reservatório livre de bolhas de ar...valeu...
Lembro que é um ítem de extrema segurança, portanto se não tiver certeza absoluta do que está fazendo peça ajuda a um mecânico, pois coloquei as dicas aqui mas não quero ser responsável por acidente em virtude não não entendimento das mesmas...
Abraço
Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes