Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

DESEMPENHO DA GALO COM RODA E PNEU ESPORTIVO

Informações sobre modificações da CBX, customizações, pinturas, venenos, etc, da CBX750.
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Re: DESEMPENHO DA GALO COM RODA E PNEU ESPORTIVO

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 18 Ago 2009 12:38

Marcelo Tim Maia escreveu:Caros amigos, vcs dizem baixar reduzindo a pressão do amortecedor, pois estou calibrado com 57 psi e como fora soldado outra peça só tenho a altura original ou a nova. Quando usava no modelo original ela arrastava no paralama interno em alguma situações se estivesse com garupa e o descanso central arrastava em algumas curvas depois que voltei a utilizar o escapamento 4 x 2 .

Marcelo, se sua Galo raspava no para-lamas é porque o amortecedor ja não estava cumprindo sua função. Levantar a suspensão é só um paleativo que vc fez, mas o problema continua o mesmo: Amortecedor. Calibrar com 57 lbs ou 0 lbs (zero libras) não interfere na altura da moto.
Observe tbém a carga que vc está colocando na Galo: Piloto + passageiro + acessórios = 180Kg máximo.

Abraço !

Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 18 Ago 2009 15:34

Grande Humberto, tudo bem!

Obrigado por sua resposta, porém ela só raspava quando passava por alguma lombada mais funda, mesmo assim quando subíamos na moto, eu e minha esposa, ela já ficava bem baixa. Olhando em algum fórum, que não me lembro mais, acho que foi justamente sobre amortecedores, obtive a resposta de um companheiro que me orientou a fazer um trabalho no amortecedor de troca de óleo e reajuste das molas internas, com um valor até bem razoável.
Realmente o que vc está me dizendo quanto a pressão tem fundamento, pois antes quan do passava nessas lombadas ela arrastava e hoje como está bem mais alta ela soca.
Só para que o amigo entenda, pelo apelido vc já deve fazer idéia do peso!!!!!!!!!
Pois é eu mais a patroa = 230 Kg.!!!!!!!!!!!

Não tem galo que resista!!!!!

Vc acha então que vale apena fazer o amortecedor e voltar ela para a altura normal!!!

Um Grande abraço,

Marcelo Tim Maia

Magia Negra 88 - Um sonho realizado!!!!

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: Nenhuma

Mensagempor Caio » 19 Ago 2009 03:34

Luiz Carlos escreveu:Marsal, se vc pretente colocar uma roda aro 17 na traseira e pneu c/ perfil baixo, na sua galo, é bom também substituir o pinhão original por um outro de 18 dentes, pois com certeza vc vai achar a relação muito curta, após fazer essa modificação. Se mesmo c/ o pinhão de 18 dentes, ainda assim vc achar que ficou curta, ponha uma coroa de 42 dentes (também da CBR 1000F) nela que aí vc vai sentir o prazer de pilotar um verdadeiro "GALAXIE" na estrada. he he

Luiz, peguei o livro de Física e andei fazendo umas contas de movimento circular... (falta do que fazer). Transformei as polegadas em centímetros e considerei a velocidade máxima média da 7galo em 210 km/h com o pneu original 130/80-18 e transmissão original.

Se isso tem alguma relevância eu não sei, mas fiquei encucado com as diferenças dos diâmetros das rodas/perfis dos pneus. Eis os resultados das contas, considerando que a ferquência do pinhão é a mesma em qualquer situação (velocidade = 2 x pi x raio x frequência)

Aro 18:
Pneu 140/70-18 = 206 km/h (mais baixo)
Pneu 150/70-18 = 211 km/h (mais alto)
Pneu 160/60-18 = 205 km/h (mais baixo)

Aro 17:
Pneu 180/55-17 = 199 km/h

P.S.: Aí tá o primeiro motivo pra mexer na relação das TL!

Abração.

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 19 Ago 2009 08:55

Hehehe!!! Marcelo "Tim Maia", com esses peso todo em cima não tem Galo que resista mesmo. Exceções existem, então acho que vc tá no caminho certo, mantenha a suspensão alta e o amortecedor em dia.

Abraço !

Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 19 Ago 2009 10:59

Marcelo Tim Maia escreveu:Grande Humberto, tudo bem!

Obrigado por sua resposta, porém ela só raspava quando passava por alguma lombada mais funda, mesmo assim quando subíamos na moto, eu e minha esposa, ela já ficava bem baixa. Olhando em algum fórum, que não me lembro mais, acho que foi justamente sobre amortecedores, obtive a resposta de um companheiro que me orientou a fazer um trabalho no amortecedor de troca de óleo e reajuste das molas internas, com um valor até bem razoável.
Realmente o que vc está me dizendo quanto a pressão tem fundamento, pois antes quan do passava nessas lombadas ela arrastava e hoje como está bem mais alta ela soca.
Só para que o amigo entenda, pelo apelido vc já deve fazer idéia do peso!!!!!!!!!
Pois é eu mais a patroa = 230 Kg.!!!!!!!!!!!

Não tem galo que resista!!!!!

Vc acha então que vale apena fazer o amortecedor e voltar ela para a altura normal!!!

Um Grande abraço,

Marcelo Tim Maia

Marcelo....
Me perdoe, mas como excesso de carga é uma questão de segurança, me sinto na obrigação de fazer um comentário....

Fazendo uma conta:
Você mais a patroa...... 230 Kg
Peso da galo.............. 240 Kg
Peso médio bagagem..... 10 Kg
Total...................... 480 Kg

Com esse peso a calibragem da suspensão não funciona a calibragem dos pneus também não e por aí vai. E não existem paleativos para isso. O fato de erguer a trazeira já é prejudicial para a moto pois altera o centro de gravidade nas frenagens.

Dê uma olhada no tópico viewtopic.php?f=6&t=5922 e veja a capacidade de carga dos seus pneus, em especial o dianteiro que numa freiada forte, com a tranferência de carga, provavelmente tenha que suportar algo em torno de 350 Kg no seu caso.

Por exemplo...um pneu Sport Demon dianteiro com as medidas originais para a galo, tem uma capacidade de carga 56, que significa 224 Kg...(é claro que ele é contruido com uma margem de segurança, o conhecido "coeficiente de cagaço" para situações emergenciais, mas essa mergem de segurança não pode ser utilizada rotineiramente, como se fosse normal.

Além disso, em consequência do excesso de peso, a ciclistica da moto, como um todo, fica comprometida. A suspensão, o quadro, o sistema de freios etc., estão constantemente sobrecarregados e isso não é nada saudável...
Como você mesmo disse, desse jeito, não há galo que aguente...afinal ela não foi projetada para esse peso.

Por isso, e repito, como envolve segurança, me perdoe mas não seria o caso de você mudar de moto???
Ou então, e que a sua patroa não leia isso, não leve garupa....hehehehe

Infelizmente tem coisas que podem, mas não devem ser feitas.....quem mandou você crescer demais....hehehehe
Abraço

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 19 Ago 2009 15:09

Amigos, Humberto e Ademar, Boa Tarde!

Obrigado pelas respostas e esclarecimentos, tenho na moto o pneu trazeiro original e geralmente calibrado com 40 Lbs, o dianteiro é um Dual Sport da Pirelli, onde coloco 36 Lbs.
O usuário do tópico que me orientou a refazer meu amortecedor garantiu-me que após o tarbalho ele estaria apto a suportar o peso que eu indicasse como carga máxima, vcs sabem dizer se realmente existe essa possibilidade de reestruturação da peça!Pois tenho receio de investir um dinheiro e no final ficar elas por elas!
Bom, mas já me preocupando com que o Ademar falou, desde dia 27/07, iniciei um regime, onde só sobrou água e ar para meu consumo e até a data de hoje já foram embora 14 Kg.
Minha idéia é que até Dezembro consiga eliminar, pelo menos 40 Kg de cima da minha Galo!!!!

Um Grande abraço a todos!!!!

Marcelo Tim Maia!!! :mrgreen:

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Contato:

Mensagempor Marsal » 19 Ago 2009 15:19

Caio escreveu:
Luiz Carlos escreveu:Marsal, se vc pretente colocar uma roda aro 17 na traseira e pneu c/ perfil baixo, na sua galo, é bom também substituir o pinhão original por um outro de 18 dentes, pois com certeza vc vai achar a relação muito curta, após fazer essa modificação. Se mesmo c/ o pinhão de 18 dentes, ainda assim vc achar que ficou curta, ponha uma coroa de 42 dentes (também da CBR 1000F) nela que aí vc vai sentir o prazer de pilotar um verdadeiro "GALAXIE" na estrada. he he

Luiz, peguei o livro de Física e andei fazendo umas contas de movimento circular... (falta do que fazer). Transformei as polegadas em centímetros e considerei a velocidade máxima média da 7galo em 210 km/h com o pneu original 130/80-18 e transmissão original.

Se isso tem alguma relevância eu não sei, mas fiquei encucado com as diferenças dos diâmetros das rodas/perfis dos pneus. Eis os resultados das contas, considerando que a ferquência do pinhão é a mesma em qualquer situação (velocidade = 2 x pi x raio x frequência)

Aro 18:
Pneu 140/70-18 = 206 km/h (mais baixo)
Pneu 150/70-18 = 211 km/h (mais alto)
Pneu 160/60-18 = 205 km/h (mais baixo)

Aro 17:
Pneu 180/55-17 = 199 km/h

P.S.: Aí tá o primeiro motivo pra mexer na relação das TL!

Abração.

Grande Caio.
Muito interesante esse comentário seu qt ao tipo de pneu e a perda que a moto tem na velocidae final se não mexer na relação.
Nunca tinha pensado nisso, pois já usei um pneu 160/60-18 na traseira da minha Preta mas como não sou de correr muito com ela não notei essa diferença, mas o que vc escreveu acaba por ser importante para quem quiser alé de melhorar o visual tb o desempenho da moto.

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Contato:

Mensagempor Marsal » 19 Ago 2009 15:24

Marcelo Tim Maia escreveu:Amigos, Humberto e Ademar, Boa Tarde!

Obrigado pelas respostas e esclarecimentos, tenho na moto o pneu trazeiro original e geralmente calibrado com 40 Lbs, o dianteiro é um Dual Sport da Pirelli, onde coloco 36 Lbs.
O usuário do tópico que me orientou a refazer meu amortecedor garantiu-me que após o tarbalho ele estaria apto a suportar o peso que eu indicasse como carga máxima, vcs sabem dizer se realmente existe essa possibilidade de reestruturação da peça!Pois tenho receio de investir um dinheiro e no final ficar elas por elas!
Bom, mas já me preocupando com que o Ademar falou, desde dia 27/07, iniciei um regime, onde só sobrou água e ar para meu consumo e até a data de hoje já foram embora 14 Kg.
Minha idéia é que até Dezembro consiga eliminar, pelo menos 40 Kg de cima da minha Galo!!!!

Um Grande abraço a todos!!!!

Marcelo Tim Maia!!! :mrgreen:

Grande Marcelo.

Essa sua iniciativa mostra o qt vc gosta demais da galo e quer respeitar o limite de carga dela. Como vc escreveu que comeou a reduzir seu peso, meu lado professor de Educação Física falou mais alto, tente emagrecer com bastante saúde, além de cuidar da sua alimentação, tente fazer exercícios para poder reduzir seu peso de forma saudável, pois assim além do seu excesso de peso não retornar, vc vai ficar com mais saúde e poder curtir sua galo com tranquilidade.( sei que não tem nada haver com o amortecedor da sua moto, mas como sou profesor de educação física mesmo, acabo me preocupando com a saúde dos amigos)

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 19 Ago 2009 15:36

Valeu pela força Marsal!!!

As coisas começam devagar, pois um dia resolví parar de fumar e já sevão 2 anos, agora estava comprometendo minha coluna e o excesso já causava pressão alta necessitando o uso e controlador de pressão des de os 30 anos, hoje com 36, e ao iniciar o tratamento com o endocrinologista estava com 155 Kg, hoje já me sinto bem melhor, com 140 e estimulado a continuar. Acredito que perdendo mais us 10 já me sentirei incentivado a começar a fazer caminhadas pois sou sedentário ao extremo e adoro uma Gelada!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais uma vez obrigado!!!!!!!

Abraços,

Marcelo Tim Maia!!!!! :mrgreen:

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Contato:

Mensagempor Marsal » 20 Ago 2009 00:10

Marcelo Tim Maia escreveu:Valeu pela força Marsal!!!

As coisas começam devagar, pois um dia resolví parar de fumar e já sevão 2 anos, agora estava comprometendo minha coluna e o excesso já causava pressão alta necessitando o uso e controlador de pressão des de os 30 anos, hoje com 36, e ao iniciar o tratamento com o endocrinologista estava com 155 Kg, hoje já me sinto bem melhor, com 140 e estimulado a continuar. Acredito que perdendo mais us 10 já me sentirei incentivado a começar a fazer caminhadas pois sou sedentário ao extremo e adoro uma Gelada!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais uma vez obrigado!!!!!!!

Abraços,

Marcelo Tim Maia!!!!! :mrgreen:

Grande Marcelo.

Essa iniciativa que vc teve realmente foi muito boa, mas o que eu te aconselho de início é fazer uma hidroginástica ou natação, vc vai ver como vai te ajudar no seu processo de perda de peso e não vai causar nenhuma lesão.

Se continuar assim, não vai mais precisar mexer na sua galo e rodar numa boa com ela.
Precisando de algo é só falar.

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 20 Ago 2009 08:56

Amigo Marsal, Bom Dia!

Taí, gostei muito da sugestão, pois tenho a facilidade de iniciar a atividade pois próximo a minha casa tenho várias opções para escolher, e por incrível que possa paracer desde que resolvi que iniciaria o processo em nenhum momento pensei em natação, sempre me fixava a exercícios que realmente me desagradavam só de pensar em fazer. Já com a atividade aquática pode ser bem legal e me vejo interessado e motivado para a modalidade!!!!!

Taí, valeu mesmo, um assunto que começou com dúvidas mecanicas desencadiou uma orientação de extrema utilidade e informação.

Mais uma vez muito obrigado, vou me informar hoje mesmo e assim que der início te falo!!!!!!

Um Grande abraço, precisando de algo aqui do Rio é só falar!!!!

Marcelo Tim Maia!!!! :mrgreen:
( Moto Clube Caveiras do Asfalto - Niterói - RJ )

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Contato:

Mensagempor Marsal » 20 Ago 2009 20:45

Marcelo Tim Maia escreveu:Amigo Marsal, Bom Dia!

Taí, gostei muito da sugestão, pois tenho a facilidade de iniciar a atividade pois próximo a minha casa tenho várias opções para escolher, e por incrível que possa paracer desde que resolvi que iniciaria o processo em nenhum momento pensei em natação, sempre me fixava a exercícios que realmente me desagradavam só de pensar em fazer. Já com a atividade aquática pode ser bem legal e me vejo interessado e motivado para a modalidade!!!!!

Taí, valeu mesmo, um assunto que começou com dúvidas mecanicas desencadiou uma orientação de extrema utilidade e informação.

Mais uma vez muito obrigado, vou me informar hoje mesmo e assim que der início te falo!!!!!!

Um Grande abraço, precisando de algo aqui do Rio é só falar!!!!

Marcelo Tim Maia!!!! :mrgreen:
( Moto Clube Caveiras do Asfalto - Niterói - RJ )

Grande Marcelo.

Que bom que pude ajudar, e é verdade, de uma dúvida mecânica já surgiu uma sugestão para te ajudar a chegar no seu objetivo. Como sou professor de Educação Física, sempre que eu posso ajudar eu o faço, e me coloca a disposição, qualquer coisa que precisar é só falar.

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 22 Ago 2009 02:29

Luiz Carlos escreveu:Grande Caio..........sempre procurando entender o "porquê" das coisas. Isso é uma virtude e um dom de poucos, meu caro. he he he he

Desculpe-me por ter editado parte da sua postagem, mas é que assim dá p/ os interessados no assunto notarem bem a diferença das medidas dos pneus, em relação ao pneu original que é 130/80 x18 (104 mm)

Observem que, dos três exemplos citados de pneu aro 18, o que mais se aproxima da medida original é justamente o que proporciona um melhor rendimento em termos de velocidade final. Coincidência ? Não, é a física propriamente dita, provando que as nossas máquinas já saem de fábrica buscando atingir e oferecer aos seus usuários, a melhor performance possível, em termos de velocidade final, consumo, aceleração, conforto, etc....

Quem mexe em "A", também tem que mexer em "B", em "C" e assim por diante, procurando buscar sempre uma forma de compensar as "prováveis" perdas, mas isso é válido apenas p/os usuários mais exigentes. Alguns não se importam, ou, às vezes não percebem nenhuma diferença, depois da modificação feita. rsrs

No meu caso, instalei o pinhão de 17 dentes justamente p/ compensar a falta que fazem os 6mm de altura no pneu 140/70x18. É claro que não ficou exatamente correto, mas senti que a moto ficou muito mais gostosa de pilotar, tanto na cidade como na estrada. No caso das "TLs", aí vai do gosto de cada um.

Grande Luiz, obrigado pelos comentários! E não precisa se explicar por ter editado a mensagem, pelo contrário, eu que agradeço pelo complemento... rs. E tô achando que vou ser um cara exigente com a minha moto, hehehe.

Abração pra você e pra Iêda!

Marsal escreveu:Grande Caio.
Muito interesante esse comentário seu qt ao tipo de pneu e a perda que a moto tem na velocidae final se não mexer na relação.
Nunca tinha pensado nisso, pois já usei um pneu 160/60-18 na traseira da minha Preta mas como não sou de correr muito com ela não notei essa diferença, mas o que vc escreveu acaba por ser importante para quem quiser alé de melhorar o visual tb o desempenho da moto.

Abraços

Fala, Marsal! Obrigado pelo comentário! Falando no pneu 160/60-18, eu acho muito bonito na 7galo, principalmente os Pilot Road, apesar de não ser o ideal para a moto... E quanto a sentir as diferenças, na prática elas podem às vezes ser mínimas, mas os números sempre fazem a diferença. :wink:

Abração.

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Contato:

Mensagempor Marsal » 23 Ago 2009 01:29

Grande Caio.

Eu to pensando nesse momento em fazer uma experiência, ver se a roda traseira da Bandit 650 cabe na balança original da galo, e numa dessa se der certo ao invés de fazer toda a modificação para um pneu 180, apenas manter o 160, mas com as devidas alterações de coroa e pinhão.

Eu conseguindo fazer esse teste postarei aqui para o pessoal como ficou, se realmente deu certo ou não.

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 23 Ago 2009 16:18

Marsal, que grande idéia... E como você falou, se a roda da Bandit 650 entrar na balança da Galo, dispensa o serviço de solda e "alarga" (a roda da CBR 600F 1994 entra na balança da Galo sem modificação por usar pneu 160).

Minha única dúvida ficaria no sistema de freio traseiro (hoje reparei no freio traseiro da ZX-11 do meu pai e vi que se fosse o caso de colocar uma roda de Kawasaki na 7galo teria que acompanhar o sistema de freio da marca).

De qualquer forma seria uma TL de custos reduzidos e de visual quase tão bom quanto, hehehe.

Abraço, Marsal!

Voltar para “Modificações”