Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Contra-esterço
- Caio
- 7 Galo Speed Master
- Mensagens: 2781
- Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Guaratinguetá-SP
Contra-esterço
Contra-esterço
Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Este resultado deve-se ao deslocamento do centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior, conforme a velocidade.
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
____________________________________________________________
Recebi isso por email, já faz um tempo. Sei que alguns aqui praticam isso, mas tem gente que nunca ouviu falar. Taí a dica, bikers!
Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Este resultado deve-se ao deslocamento do centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior, conforme a velocidade.
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
____________________________________________________________
Recebi isso por email, já faz um tempo. Sei que alguns aqui praticam isso, mas tem gente que nunca ouviu falar. Taí a dica, bikers!
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
Caião e Galera !
Um amigo aqui do escritório já tinha me dado um toque disso. É muito lôco !!!!!
No início pensei que ele estivesse tirando um sarro da minha cara, aí fui tentar em uma curva bem lisa e aberta perto de casa e . . . a moto deitou mais e bem suavemente !!!!!!
É claro que ninguém vai virar o guidon para o lado contrário, trata-se apenas de uma pequena força para o lado de fora da curva.
Podem tentar.
Valeu pela dica Caio.
Um amigo aqui do escritório já tinha me dado um toque disso. É muito lôco !!!!!
No início pensei que ele estivesse tirando um sarro da minha cara, aí fui tentar em uma curva bem lisa e aberta perto de casa e . . . a moto deitou mais e bem suavemente !!!!!!
É claro que ninguém vai virar o guidon para o lado contrário, trata-se apenas de uma pequena força para o lado de fora da curva.
Podem tentar.
Valeu pela dica Caio.
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
- Caio
- 7 Galo Speed Master
- Mensagens: 2781
- Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Guaratinguetá-SP
Edu Costa escreveu:Caião e Galera !
Um amigo aqui do escritório já tinha me dado um toque disso. É muito lôco !!!!!
No início pensei que ele estivesse tirando um sarro da minha cara, aí fui tentar em uma curva bem lisa e aberta perto de casa e . . . a moto deitou mais e bem suavemente !!!!!!
É claro que ninguém vai virar o guidon para o lado contrário, trata-se apenas de uma pequena força para o lado de fora da curva.
Podem tentar.
Valeu pela dica Caio.
Passei para o meu pai logo que recebi esse email... Ele aprovou, gostou muito!
- Marcio Q. Barbosa
- Me chame de mestre
- Mensagens: 590
- Registrado em: 07 Abr 2005 12:17
- Localização: São José Dos Campos - SP
- Contato:
- Caio
- 7 Galo Speed Master
- Mensagens: 2781
- Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Guaratinguetá-SP
brunojock escreveu:Caramba meu, com certeza, tudo mundo que é motociclista ja reparou que quando você força o guidon prum lado ela inclina para o outro, mas nunca tinha passado na minha cabeça fazer curvas assim, ta ai, legal, vou tentar, depois conto como foi...
Parece loucura a princípio... Mas quem testou aprovou! É um efeito físico, muito interessante.
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
é como se vc fosse virar o guidão para o lado de fora da curva !
Escolha uma curva bem lisa pela sua área e vá deitando a moto. Aí vc faça uma pequena força para o lado de fora da curva e verá como ela desce macio !!! (e não é "Dréier")
Escolha uma curva bem lisa pela sua área e vá deitando a moto. Aí vc faça uma pequena força para o lado de fora da curva e verá como ela desce macio !!! (e não é "Dréier")
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
- Caio
- 7 Galo Speed Master
- Mensagens: 2781
- Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
- Moto Atual: Nenhuma
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Loffi
- Administrador
- Mensagens: 1206
- Registrado em: 16 Mar 2005 08:55
- Localização: Joinville/SC
- Contato:
Joao Ednardo escreveu:Isso é normal, as vezes vc faz e nem percebe, tenho um guia de pilotagem que mostra o tanto que ela está esterçado para o lado contrario da curva, interessante demais, veja a foto.
Veja a foto no gráfico:
hummm agora clareou as idéias dos novatos no ramo

Luciano Loffi
750 F 0026 - voando baixo hoje e sempre amém!
\\\\\\ C B X 7 5 0 //////
750 F 0026 - voando baixo hoje e sempre amém!
\\\\\\ C B X 7 5 0 //////
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
- ZAO
- Me chame de mestre
- Mensagens: 704
- Registrado em: 01 Jun 2005 16:43
- Localização: IPATINGA - MG
- Contato:
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
- ZAO
- Me chame de mestre
- Mensagens: 704
- Registrado em: 01 Jun 2005 16:43
- Localização: IPATINGA - MG
- Contato:
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1391
- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
Voltar para “Segurança e Legislação”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes