Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Marcador de voltagem louco!!!

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 09 Fev 2009 23:37

Aos Galeiros elétricos de plantão! Boa noite!
Já algum tempo venho notando que o marcador de voltagem da minha Galo ultrapassa os 16volts, invade a marca vermelha de segurança, até ultrapassa! Engraçado que quando estou na margem dos 120km p/h ele fica
marcando entre 14 e 15 volts, quando começo a acelerar levantando o giro e aumentando a velocidade o ponteiro começa a ir para os 16 volts, e quanto mais acelero mais ele vai invadindo a marca vermelha, entre 160 a 180km p/h ele ultrapassa a marca de segurança. Já em marcha lenta ele fica oscilando entre 10 e 12 volts que acho que é o normal? Alguem arrisca um palpite do que esta acontecendo? Alguem do fórum já passou por isso? Sabe qual é a causa e qual a solução deste problema, estou com medo de estragar algo na moto. Fico no aguardo da ajuda de vcs!!! Obrigado

Abração,


Wilson de ASSIS
Imagem

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Sergio Pretto » 10 Fev 2009 07:52

Assis escreveu: entre 160 a 180km p/h ele ultrapassa a marca de segurança.



Amigo Assis, vc mudou hein !!!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Véio Mussa » 10 Fev 2009 08:21

Assis....
Se sua bateria estiver boa, o normal é que o regulador carregue em torno de 14,3V quando a moto acelera acima de 3.000rpm. Pode carregar em torno de 15V se por exemplo você tiver instalado lâmpadas de 55/60watts. No entanto não pode passar disso mesmo com a moto funcionando numa rpm alta, qualquer que seja ela.
Tente o seguinte:
-Verifique o nível da água da sua bateria...
-Verifique a tensão da sua bateria com ela fora do circuito...essa tensão deve ser de 12,3v(tensão de uma bateria em bom estado).
-A função do regulador/retificador é fazer a leitura no nível de carga da bateria e eletronicamente, atravez do circuito de retorno, informar ao alternador quanto ele tem que carregar, portanto basta ter algum conector com mal contato ou zinabrado (provavelmente seja o seu caso) que as informações não chegam corretas e a processo de carga vira uma bola de neve até queimar o regulador/retificador. Ou seja, o regulador, por uma simples mal contato, faz uma leitura errada da carga da bateria, informa ao alternador que ele tem que carregar mais, com isso o retificador trabalha dobrado dissipando o excesso de corrrente que chega nele e assim por diante, até o ponto de queimar. Sem falar que a quantidade excessiva de corrente que passa pela bateria, faz com que a água da mesma evapore com muito mais rapidez que o normal, além de aos poucos danificar placas internas da mesma.

Dá uma olhada no tópico viewtopic.php?f=8&t=4420 , ele vai te ajudar a fazer os testes descritos e mais alguns.

A história foi longa mas é mais ou menos por aí.....

PS: Se o nível da água estiver correto, se a tensão da bateria estiver correta e não existir nenhum mal contato nos conectores, aí o problema certamente é do retificador/alternador que já está em final de carreira.....
Os conectores que comumente causam esse problema, são aqules que ficam sob a tampa lateral esquerda, sobre a tampa da caixa do filtro de ar. Verifique se eles já não estão com marcas escuras que são sinais de aquecimento por mal contato. Use spray limpa contatos para limpar.
Abraço



Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 11 Fev 2009 22:42

Luiz Carlos escreveu:Assis, sugiro que vc use um voltímetro externo para fazer a medição correta. Se não tiver esse aparelho em casa, passe num eletricista qualquer (inclusive de carros) que ele tem.
Se o problema for confirmado, vc precisa verificar seu regulador, pois na XT eu cheguei a queimar quase todas as lâmpadas, por excesso de voltagem. A bateria também quase foi para o "espaço". Sorte que eu parei logo que percebi algo errado. he he


Xerifão, boa noite!
Brigadão pela dica, vou fazer esse teste.

Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 11 Fev 2009 22:44

Sergio Pretto escreveu:
Assis escreveu: entre 160 a 180km p/h ele ultrapassa a marca de segurança.



Amigo Assis, vc mudou hein !!!


Pretto, boa noite!
Sabe como é as vezes uma reta nos proporciona o ambiente propicio, mas já lhe digo que isso não é sempre ok!

Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 11 Fev 2009 22:53

Véio Mussa escreveu:Assis....
Se sua bateria estiver boa, o normal é que o regulador carregue em torno de 14,3V quando a moto acelera acima de 3.000rpm. Pode carregar em torno de 15V se por exemplo você tiver instalado lâmpadas de 55/60watts. No entanto não pode passar disso mesmo com a moto funcionando numa rpm alta, qualquer que seja ela.
Tente o seguinte:
-Verifique o nível da água da sua bateria...
-Verifique a tensão da sua bateria com ela fora do circuito...essa tensão deve ser de 12,3v(tensão de uma bateria em bom estado).
-A função do regulador/retificador é fazer a leitura no nível de carga da bateria e eletronicamente, atravez do circuito de retorno, informar ao alternador quanto ele tem que carregar, portanto basta ter algum conector com mal contato ou zinabrado (provavelmente seja o seu caso) que as informações não chegam corretas e a processo de carga vira uma bola de neve até queimar o regulador/retificador. Ou seja, o regulador, por uma simples mal contato, faz uma leitura errada da carga da bateria, informa ao alternador que ele tem que carregar mais, com isso o retificador trabalha dobrado dissipando o excesso de corrrente que chega nele e assim por diante, até o ponto de queimar. Sem falar que a quantidade excessiva de corrente que passa pela bateria, faz com que a água da mesma evapore com muito mais rapidez que o normal, além de aos poucos danificar placas internas da mesma.

Dá uma olhada no tópico viewtopic.php?f=8&t=4420 , ele vai te ajudar a fazer os testes descritos e mais alguns.

A história foi longa mas é mais ou menos por aí.....

PS: Se o nível da água estiver correto, se a tensão da bateria estiver correta e não existir nenhum mal contato nos conectores, aí o problema certamente é do retificador/alternador que já está em final de carreira.....
Os conectores que comumente causam esse problema, são aqules que ficam sob a tampa lateral esquerda, sobre a tampa da caixa do filtro de ar. Verifique se eles já não estão com marcas escuras que são sinais de aquecimento por mal contato. Use spray limpa contatos para limpar.
Abraço

Boa Noite , Véio! Obrigado também pela dica,li todo o tutorial vai ser de grande valia, muito obrigado!
Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 11 Fev 2009 22:56

LAMONNIER MARTINS escreveu:
Assis escreveu:Aos Galeiros elétricos de plantão! Boa noite!
Já algum tempo venho notando que o marcador de voltagem da minha Galo ultrapassa os 16volts, invade a marca vermelha de segurança, até ultrapassa! Engraçado que quando estou na margem dos 120km p/h ele fica
marcando entre 14 e 15 volts, quando começo a acelerar levantando o giro e aumentando a velocidade o ponteiro começa a ir para os 16 volts, e quanto mais acelero mais ele vai invadindo a marca vermelha, entre 160 a 180km p/h ele ultrapassa a marca de segurança. Já em marcha lenta ele fica oscilando entre 10 e 12 volts que acho que é o normal? Alguem arrisca um palpite do que esta acontecendo? Alguem do fórum já passou por isso? Sabe qual é a causa e qual a solução deste problema, estou com medo de estragar algo na moto. Fico no aguardo da ajuda de vcs!!! Obrigado

Abração,


Boas amigo, comigo aconteceu igual a vc levei num mecanico amigo meu e o problema foi resolvido era o regulador de voltagem, troquei e ficou 10

se preferir liga para meu mecanico ok

tratar com: BIG BIKE ( São paulo )- CLAUDIO
Av. Agua Fria, 185 - Santana
TEL. 11-2978-4333 /8395-1570

ate+
Lare

Lamonier, boa noite! Obrigado pela sugestão, já enviei a Galo para o meu mecânico, vou passar todas as dicas pra ele.

Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 11 Fev 2009 22:58

Véio, vc conhece alguma marca de limpa contatos? Eu posso usar o WD como limpa contatos?

Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1329
Registrado em: 14 Jul 2006 11:25
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Francisco RJ » 12 Fev 2009 00:55



CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 16 Fev 2009 19:16

Francisco RJ escreveu:Assis, dá uma olhada aqui:

http://www.vick.com.br/vick/produtos/novec/novec.htm


Pô, Francisco, brigadão pela dica!
Conheço uma pessoa da 3M que talvez possa comprar na lojinha da fábrica com um descontão!

Abraço,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 465
Registrado em: 31 Mai 2006 23:06
Localização: São Bernardo dos Campos-SP

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Assis » 16 Fev 2009 19:50

Galera, boa noite!

Agradeço a ajuda de todos até o momento, no Sábado fui até a oficina ver o andamento, todas as dicas que foram dadas, foram seguidas pelo mecânico institivamente, as verificações que o Véio Mussa passou, a Galo atendeu a todas, porém com a Galo ligada verificamos que com o voltimetro da oficina conectado na Galo
marca 13,5 volts na casa dos 3000 / 3500 rpm, enquando no marcador da Galo, ao mesmo tempo, marcava 16volts ate chegar no vermelho e ultrapassar a area de segurança, o que mostra que o bicho tá doido, alguem se atreve a diagnostica-lo? Dicas de regulagem ou alguma sugestão?
Encontramos outra irregularidade, com a moto desligada, somente com as luzes do neutro e do oleo acezas, verificamos que a buzina acionada funciona deficientemente, com seu som pela metade, nesse momento o metter
registrou uma queda de voltagem para 6volts e tambem achamos mais um problema, não sei se esta relacionado, coisa que eu não sabia e descobri no Sábado, para cada lampada do farol existe um rele(que funcionam para farol baixo/alto e botão de flash), o do lado direito não esta dando sinal algum, mas não é por isso que o farol não funciona! As duas lampadas do farol funcionam perfeitamente, somente com o rele do lado esquerdo, o que não é o correto, trocamos o rele de lados, direito para esquerda e vice versa, funcionou perfeitamente o lado direito no esquerdo! Já o lado esquerdo no direito não funcionou.
Concluimos que talvez tenhamos algum fio imterrompido que o antigo dono achou mais facil fazer um jamp do que resolver mais este problema, alguem arrisca alguma dica ou sugestão?

Abração,


Wilson de ASSIS

Imagem

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Véio Mussa » 16 Fev 2009 19:58

Assis escreveu:Véio, vc conhece alguma marca de limpa contatos? Eu posso usar o WD como limpa contatos?

Abração,


Não Assis...WD é óleo e portanto isolante....
Qualquer loja de componentes eletrônicos tem limpa contatos pra vender...não interessa a marca...compra o mais barato que resolve....Você vai ver que ao contrário do WD, o limpa contatos e altamente volátil. Assim que você o coloca ele seca....Abraço



Cmte_Basques
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2010 19:07
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Cmte_Basques » 07 Jun 2011 19:34

Bom galera... lendo todos os tópicos achei melhor comentar neste... a principio a minha marcava de mais também, comprei um retificador usado e não foi muito tempo ele queimou legal e secou a bateria a ponto de joga-la fora comprei novamente bateria e retificador e o problema de carregar a mais parou ,porém começou descarregar a bateria com os faróis acesos, mandei na eletric parts em SP e foi feito alternador e retificador, colocado bateria e geral na parte elétrica toda,,, o problema foi sanado parcialmente... Agora o que acontece é o seguinte: com faróis apagados em qualquer rotação ela carrega normalmente, quando se acende o "vigia" o ponteiro cai um pouquinho a marcação mas não altera muito no aparelho 13,7v, 13,8v no aparelho, quando acende os faróis independente de alto ou baixo, ela não carrega mais do que 13,4 isso com mais de 4 mil RPM abaixo disso a carga da bateria só cai até o pondo de "arriar" a bateria....

Bateria nova , ativada e com tensão normal
alternador e retificador refeitos e testados em outra galo, estão normais.
fiação toda revisada e sem fios com possíveis mal contatos e conectores novos.
... farois apagados, carrega normal.
Vigia aceso, caiu um pouco mas não rouba carga
faróis acesos abaixo de 4 mil RPM rouba carga até arriar
faróis acesos acima de 4 mil RPM não rouba carga mas não passa de 13,4 v.
Lampadas de farois 35x35w lampada 45 ou 55w piora situação.

o Relê de farol quando em curto ou com problemas pode manter os faróis acesos e roubar carga ????



Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Hudson » 07 Jun 2011 19:59

amigo repare se a luz de freio nao esta ficando acesa direto.tbm pode reparar se alguma das lampadas nao arrebentaram um dois filamentos e colou no outro ocasionando um curto.outra coisa para notar tbm é se as chaves de luz tbm nao estam em curto.va passando mais dados para podermos ajudar amigo!


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Cmte_Basques
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Out 2010 19:07
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Marcador de voltagem louco!!!

Mensagempor Cmte_Basques » 08 Jun 2011 02:34

então... estava com lampadas 55w mas as originais são 45w muito caras, ai comprei 2 de 35w da CG novas, e também troquei por outras pra fazer teste se poderia ser o filamento, a chave desmontei já, quando fiz a revisão dos fios retirei o manicolt e refiz as soldas dos fios pois uma delas estava encostando no metal do guidão, refiz a solda e isolei pra não encostar mais, já fiz de tudo,unica coisa seria se o relê estiver com problema,amanhã vou ver se encontro pra comprar pra ver se normaliza. qualquer coisa volto comentar.




Voltar para “Parte Elétrica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes