O pneu traseiro da minha moto, de uma hora pra outra, apresentou um desgaste excessivo e de uma forma bastante diferenciada que o normal.
O pneu rodou aproximadamente 4.000 km e nos últimos 1.000 o desgaste foi muito mais rápido que nos 3.000 iniciais.
Parece que a camada interna da borracha, da metade do pneu, é muito mais mole que a externa.
E agora a mais curioso...
O desgaste ocorreu em uma metade do pneu, no sentido longitudinal. Ou seja, estou com o penu onde metade tem meia vida e a outra metade completamente careca....
O desgaste lateral está normal.
A parte mecânica da moto, disco de freios, alinhamento etc..., está perfeita.
Até fizemos um teste de frenagem rodando para ver se era perceptível algum tipo de vibração ou algo parecido e nada foi constatado. Não há empenagem do disco e nem defeitos das pastilhas....
Nunca dei nenhuma queimada de pneu, freiada de arrastar ou coisa do gênero...
Segundo 3 mecânicos que opinaram a respeito, tanto eles como eu nunca vimos nada igual. Um deles até brincou comigo dizendo que eu deveria estar freiando a moto sempre na mesma metade do pneu....hehehe
Só me resta concluir que seja um defeito de fabricação.
Até parece que fizeram um pneu do tipo bi-composto, só que no sentido longitudinal e não no transversal....hehehe
Só acontece comigo....
Já até fiz um contato com a fábrica da Pirelli e eles ficaram de mandar alguém fazer uma pericia....
Alguém já tinha visto algo parecido????
Vejam as fotos abaixo
Metade do pneu está assim.....está desgastado mas ainda tem + ou - 3mm de sulcos...

A outra metade assim.....completamente careca....