Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

video acidente fatal com motociclista

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Re: video acidente fatal com motociclista

Mensagempor Rodolfo » 06 Mai 2008 15:01

rjunior escreveu:Aproveitando o gancho, e ja seguindo a idéia do Albuquerque, aqui vai...

Para quem me conhecer sabe que eu não sou la aquelas coisas de curva rs, tenho um pouco de medo mesmo, que na minha opinião isso é bom, porque me faz ter respeito pela estrada e pela moto.

Esse feriado passado peguei um bom trecho da anhamguera, e no momento das curvas me lembrei sempre de muita coisa que vi aqui no fórum, no que se resume a: "ao ver uma curva que não se sabe o raio, reduza um pouco antes e deixe para acelerar quando entrar na curva, e deitando a moto o quanto vc achar necessário e conseguir."

Para quem ja anda de moto a N anos sabe que isso é uma tática muito da velha, mas para quem esta começando e sente um pouco de receio, acho que é a melhor forma de começar...

Para mim foi ótimo, normalmente não reduzia ao entrar numa curva, e muitas vezes acabava abrindo o raio da curva, não conseguindo deitar muito a moto, e se reduzisse é claro, o ângulo da curva abriria mais... Várias vezes ja entrei forte em uma curva, e por Deus não fui para do outro lado ehehe...

É isso ai, para mim tem ajudado muito esse tipo de atitude, e daqui p/ frente só quero aprimorar e andar nos meus límites!

[]'s

Jr

Não esqueçam de que é proibido ultrapassar pela direita, principalmente ser for uma carreta que vai te jogar para fora e fazer vc comer campim. hehehehehehe

“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

rjunior
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor rjunior » 06 Mai 2008 15:05

Rodolfo Endemann escreveu:Não esqueçam de que é proibido ultrapassar pela direita, principalmente ser for uma carreta que vai te jogar para fora e fazer vc comer campim. hehehehehehe

Infelizmente tem coisas que vc só aprende na prática ehehe...

[]'s

Junior, Motociclista Internacional
Ex: CBR XX 1100 SuperRedBird 99/99
Ex: CBX 750 Hollywood 87/87
Ex: Shadow 600cc 99/99

Márcia P endemann
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Moto Atual: PCX 150
Contato:

Mensagempor Márcia P endemann » 06 Mai 2008 22:06

O problema é que as coisas acontecem muito rapido ..nem sempre dá para tomar alguma atitude ....infelizmente ....

Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Rezende » 06 Mai 2008 22:07

Faholdschool escreveu:Puts acho que o camarada ali não tinha muita experiência.. fico impressionado que no desespero ele não puxo tudo pra esquerda pra ela deita mesmo porque fica frente a frente com o caminhão arg :(

é verdade, mas a coisa acontece tão rápido que mal dá pra pensar. Imagine o desespero do cara.

REZENDE

REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Albuquerque » 07 Mai 2008 08:46

O ideal é que, cada vez que pegamos a moto para um passeio, possamos nos lembrar de acontecimentos como estes. Isto, com certeza, mitiga muito os riscos, pois estaremos mais alertas e menos afoitos.

CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Elcio
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Elcio » 07 Mai 2008 09:30

Muito triste o que aconteceu, sinto pena da família.
Moto é uma coisa muito boa. Poder sair com amigos ou viagem solo, aproveitando a vida. Sou bundão no quesito acelerar, mas as vezes faço isso, de preferência numa reta. As curvas são boas também, mas tem que ter técnica. A grande maioria das pessoas que tem motos potentes adoram ir para esses lados de Morungaba para acelerar, encostando o joelho no chão, se achando Valentino Rossi, só que esquecem que nas pistas existem áreas de escape seguras, com brita e tudo mais. Voltando de uma viagem no feriado, estava na esquerda quando passam 3 speeds por mim (entre meu carro e o canteiro central), a aproximadamente 200 km/h. Imagine se me assusto e dou uma guinada mínima pra esquerda... Que este acidente sirva para que possamos refletir mais quando subirmos numa moto, pois as nossas tem muito motor. Como disse, sou bundão pra acelerar, o que, de certa forma, faz com que aproveite muito mais momentos sobre a minha moto e com a família.
Abraços.

Motocicleta - Aprecie com moderação e responsabilidade
Se pilotar, não beba. Se beber, me chama.

Ex - CBX 750 Holly
Atual CB 1300 SF Holly - Super Galo

São José dos Campos/SP
MSN: elciosjc@hotmail.com

André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor André » 07 Mai 2008 12:12

Xerife, acho que voce interpretou mal a citação de "Levantar a moto". Pelo que entendi nos textos e no video, não houve uma "empinada", mas sim uma abertura na curva, ou seja, ele estava deitando um pouco pra fazer a curva, e em determinado momento ele aliviou a "deitada", entao a moto nao seguiu o raio inicial e foi direto pro caminhao.
Pelo que entendi foi isso, se nao for me digam...

Pelas imagens e pela cagada, uma curva daquelas dá pra fazer com uma mão só no guidao, se for usado o contra-esterço. Mas acho que ele nao conhecia a tecnica.

Nao sou piloto, e nem de longe acho que ando como tal, mas depois que aprendi a aplicar o contra-esterço as curvas ficam infinitamente mais faceis de serem contornadas.

Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 07 Mai 2008 12:18

Elcio escreveu:Muito triste o que aconteceu, sinto pena da família.
Moto é uma coisa muito boa. Poder sair com amigos ou viagem solo, aproveitando a vida. Sou bundão no quesito acelerar, mas as vezes faço isso, de preferência numa reta. As curvas são boas também, mas tem que ter técnica. A grande maioria das pessoas que tem motos potentes adoram ir para esses lados de Morungaba para acelerar, encostando o joelho no chão, se achando Valentino Rossi, só que esquecem que nas pistas existem áreas de escape seguras, com brita e tudo mais. Voltando de uma viagem no feriado, estava na esquerda quando passam 3 speeds por mim (entre meu carro e o canteiro central), a aproximadamente 200 km/h. Imagine se me assusto e dou uma guinada mínima pra esquerda... Que este acidente sirva para que possamos refletir mais quando subirmos numa moto, pois as nossas tem muito motor. Como disse, sou bundão pra acelerar, o que, de certa forma, faz com que aproveite muito mais momentos sobre a minha moto e com a família.
Abraços.

Grande Elcio.
Primeiramente parabens pela venda da galo para o amigo do Albert.
Segundamente eu frequento Morungaba, mas não me acho o Valentino Rossi e nem outro piloto qualquer, talvez por isso e por ter algum juizo, nunca estive envolvido em acidentes.
Vc tem razão, muitos acham que sabem tudo e são os bons, e aí é que acontecem os acidentes.
Não quer dizer que não possa acontecer comigo ou com vc ou qualquer um de nós, mas temos uma diferença, nós temos juizo.
Não vou dizer que não acelero forte, todos sabem que sim, mas somente onde eu conheço, onde temos ampla visão de tudo que está acontecendo e um pouco mais devagar nas curvas.

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 07 Mai 2008 12:20

André escreveu:Xerife, acho que voce interpretou mal a citação de "Levantar a moto". Pelo que entendi nos textos e no video, não houve uma "empinada", mas sim uma abertura na curva, ou seja, ele estava deitando um pouco pra fazer a curva, e em determinado momento ele aliviou a "deitada", entao a moto nao seguiu o raio inicial e foi direto pro caminhao.
Pelo que entendi foi isso, se nao for me digam...

Pelas imagens e pela cagada, uma curva daquelas dá pra fazer com uma mão só no guidao, se for usado o contra-esterço. Mas acho que ele nao conhecia a tecnica.

Nao sou piloto, e nem de longe acho que ando como tal, mas depois que aprendi a aplicar o contra-esterço as curvas ficam infinitamente mais faceis de serem contornadas.

Vc tem razão André.
Inclusive dá para ver que no ultimo instante o cara tentou desviar para a esquerda, mas aí já era tarde e o caminhão também desviou para o mesmo lado.

Elcio
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Elcio » 07 Mai 2008 12:43

Grande Elcio.
Primeiramente parabens pela venda da galo para o amigo do Albert.
Segundamente eu frequento Morungaba, mas não me acho o Valentino Rossi e nem outro piloto qualquer, talvez por isso e por ter algum juizo, nunca estive envolvido em acidentes.
Vc tem razão, muitos acham que sabem tudo e são os bons, e aí é que acontecem os acidentes.
Não quer dizer que não possa acontecer comigo ou com vc ou qualquer um de nós, mas temos uma diferença, nós temos juizo.
Não vou dizer que não acelero forte, todos sabem que sim, mas somente onde eu conheço, onde temos ampla visão de tudo que está acontecendo e um pouco mais devagar nas curvas.[/quote]

Grande Rodolfo.
Obrigado, demorou mas vendi a Galo. Tenho certeza de que o Zé Carlos vai curtir muito, sem gastar quase nada, pois deixei a moto, no que tange a manutenção, perfeita. Só umas perfumarias que ele vai acabar fazendo..eheh
Quando disse que muitos se acham o VR, pode ter certeza de que nem de perto imaginei vc ou qq outro do Fórum, até mesmo porque estamos em um outro nível de curtição. Mais, temos filhos e esposa em casa nos esperando. Minha bronca, se é que posso considerar assim, é com a molecada que pega as hayabusa, rr, srad, etc, e saem acelerando sem ter aquela noção do que pode/poderá ocorrer lá na frente. Os caras assistem um GP pela tv e se acham. Como bem disse, temos juízo, e, como reafirmo, estamos em outro nível.

Abração.

Ex - CBX 750 Holly

São José dos Campos/SP

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 07 Mai 2008 13:03

Vc tem razão Elcio.
A mulecada é um perigo.
Se vc for algum dia em Murumgaba, olha para todos os pilotos. 95% são na faixa etária dos 40. Ou seja, experientes, estabelecidos financeiramente e com um nivel cultural elevado.
Os restantes 5 % em breve estarão nos hospitais ou pior. Infelizmente é a verdade, falta experiencia para essa garotada que endinheirada, começam com esses canhões, inclusive Hornet, e se matam nas estradas. (sem generalizar evidentemente).
Eu comecei com as 50 e 75 depois 125 e por ai em diante. Em 32 anos de motociclismo tive apenas um acidente envolvendo carro que me atingiu e uma queda por escorregar.
To no crédito. hehehe

Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Albuquerque » 07 Mai 2008 14:03

Esta afirmação do contra-esterço, debatida entre o Rodolfo e o André, é fundamental... se analisarmos sob optica da física fica fácil entender, pois em uma curva existe a ação de duas forças, a GRAVITACIONAL (que pressiona a moto e piloto no chão) e a CENTRíFUGA (pense no efeito da máquina de lavar que cola as roupas na parte externa do tambor de lavagem, e faz o mesmo com a moto, ou seja, para fora do eixo da curva). Sendo assim, o contra-esterço (levemente virar o guidão no sentido contrário da curva) facilita a inclinação e cria a ação de uma terceira força, a CENTRíPETA (exatamente o oposto da centrífuga) que força a moto para o eixo da curva.

O resto, e também citado pelo Rodolfo, é a técnica e experiência de cada piloto, que deveria conhecer a moto que pilota. Cada tipo de moto, analisando seu peso e potência, requer uma pilotagem diferente e uma ação específica, em maior ou menor grau, quando entramos em uma curva. Não esquecer que o fato de conhecer esta curva ajuda MUITO. Este é um dos grandes fatores favoráveis ao amigo Pretto quando faz as curvas da Anhanguera.

Espero ter colaborado...

CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Elcio
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Elcio » 07 Mai 2008 14:16

Rodolfo, belo crédito...eheh

Ex - CBX 750 Holly

São José dos Campos/SP

alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor alvaromb » 07 Mai 2008 17:19

Luiz Carlos

nossa intenção aqui não é julgar o companheiro que faleceu, nem criticá-lo, muito menos rotular o piloto como inexperiente. Nossa intenção aqui é aprender com o infeliz erro que ele cometeu ou, se não foi erro (por isso estamos debatendo e tentando analisar o ocorrido), analisar a situação fatídica para que sirva de lição para nós.

Se algum comentário ou alguma palavra servir para ajudar algum companheiro do forum, já valeu nossa intenção. Mas se nada adiantar, essa conversa não chegar a lugar nenhum, pelo menos as imagens CHOCANTES servirão para desestimular alguém, para aumentar o medo de alguém, o que pode contribuir para evitar outra tragédia.

Concordo com tudo o que ja foi dito.

Rodovia não é pista de corrida. Nas pistas de corrida existe área de escape, não existe transito (carros, caminhões), os macacões protegem pra caramba e ninguém pilota bêbado. Mesmo assim, durante os treinos ou corridas acontecem muitos tombos e alguns ferimentos. O que dirá sair acelerando por ai em rodovias mal conservadas, cheias de trânsito pesado, com gente alcoolizada dirigindo e, pior, sem o devido preparo pra pilotar? Ler ou fazer curso de pilotagem AJUDA a aperfeiçoar a pilotagem (talvez teria evitado essa tragédia), mas de nada adianta isso tudo se houver imprudência, abuso, excesso de confiança, desrespeito aos limites de cada um, da moto e da estrada.

Não importa se a moto é potente ou não. O importante é respeitar os limites de CADA UM, das vias, da PRUDÊNCIA. Talvez ele não tenha respeitado o limite DELE, talvez ele não era um exímio piloto de curvas. O meu limite é diferente do limite do outro. Talvez maior ou menor. Mas preciso saber qual o meu limite e respeitá-lo. Talvez muitos façam aquela curva a 160 km/h. Alguns amigos daqui do forum tem mais experiência que outros. Então tem um limite maior para acelerar, curvar, etc. Isso é normal. Cada um sabe onde deve acelerar e até quanto acelerar. Isso é respeitar o seu limite.

O medo também é muito importante, ajuda a freiar o ímpeto, e cenas como essas "refrescam" nosso medo e ajuda a desestimular comportamentos mais afoitos. Rezar, orar ou meditar, de acordo com cada crença, é muito importante tb.

Entristece muito ver uma cena dessas. O cara provavelmente era um pai de família que vai deixar um ou alguns órfãos. Quem sabe se ele tivesse pensado nos filhos alguns minutos antes, talvez teria refletido e diminuido a velocidade. Tudo por causa de alguns segundos de bobeira ou distração ou inexperiência ou algum mal súbito. Em muitos casos o cara cai, rala, machuca, mas sobrevive. Mas em alguns casos, não existe uma segunda chance: é morte na certa. E, como alguns disseram, podia ter sido ainda pior: imagina se ele batesse de frente com um carro com família e cheio de crianças!

Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor alvaromb » 07 Mai 2008 17:44

para contribuir, copiei um artigo que achei interessante sobre como fazer curvas:

viewtopic.php?f=14&t=4896

ótimo artigo que o Veio Mussa postou:

viewtopic.php?f=14&t=4520

talvez essas técnicas teriam ajudado o companheiro que se acidentou.

Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Voltar para “Segurança e Legislação”