Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Roda dianteira travando

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
edisonjc
To pegando as manhas
To pegando as manhas

Roda dianteira travando

Mensagempor edisonjc » 10 Mar 2008 20:27

Ola Pessoal,

Apos eu rodar +- 80Km e parar a moto a roda dianteira trava, como se tivesse brecando, apos uns 15, 20 minutos ela solta, o manete fica duro bem no alto sem folga alguma, alguem poderia me ajudar dizendo o que devo fazer?

Abraços

nelson moreira
Me chame de mestre
Me chame de mestre

Re: Roda dianteira travando

Mensagempor nelson moreira » 10 Mar 2008 20:38

pinca de freio travando, verifique se o pistonete do manete está retornando. troque o reparo. não ande isso é perigoso demais, ainda se tratando das rodas dianteiras pior.

DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 11 Mar 2008 08:40

Minha sugestão é desmontar todod o sistema, tanto o reservatório e cilindro mestre quanto os cálipers. Revisão geral. Tá com cara de estar travando por causa do aquecimento.

Abraço!

Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

fgrigio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Contato:

Mensagempor fgrigio » 20 Mar 2008 20:27

Muito cuidado, pelo sintoma que você identificou sua moto está andando com o freio acionado, pois quando você para os discos e as pastilhas estão superaquecidas e então não se soltam e a moto fica freada, só vai se soltar após o resfriamento do disco e da pastilha, verifique todo o sistema, principalmente os cilindros que provavelmente estão travando e não retornar quando você solta o manete.
Não brinque com isso, pois além de desgaste prematuro do disco de freio e das pastilhas, você corre o risco de sofrer um grave acidente caso o freio venha travar quando ela estiver em andando.
Abraço

Não concordo com a frase: "A vida só começa depois dos 40"
Concordo com esta: "A vida só começa depois da CBX 750"
750 um sonho, uma lenda, uma paixão.

Fabio Grigio
CBX 750F INDY 1991

Edu Costa
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Edu Costa » 20 Mar 2008 20:38

Já aconteceu isso comigo, mas foi com o traseiro.

O que ocorreu foi que havia uma "massaroca" branca na mangueira que liga o reservatório ao burrinho. Não sei dizer o que era e nem como chegou ali, mas o reservatório não estava em boas condições e soltava pequeninas placas e plástico.

O freio travava pois não havia retorno do fluído, então ele dilatava com o calor e acionava o freio. O pedal tb ficava muito duro.

Até que uma vez eu parei e ele travou, esperei e nada de ele soltar, estava num posto de gasolina e pedi uma chave allen, soltei um parafusinho e escoei o fluído, aí nunca mais travou, nem funcionou, é claro !!

Apesar de ver logo onde estava o problema resolvi desmontar tudo pois todo o sistema foi exposto a altíssimas temperaturas por várias vezes e fiquei com receido de danos nas borrachinhas dos êmbolos da pinça.

SUGESTÃO:

Desmonte tudo, pinças e o burrinho, cheque todos os reparos e remonte. Eu uso fluído de freio para lavar as peças, compro um DOT 3 barato e depois lavo com álcool.

Hoje uso DOT 5.1 na embreagem e no freio traseiro, na próxima galoterapia desmontarei o dianteiro e colocarei tb DOT 5.1.

Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 21 Mar 2008 21:09

Hoje minha moto apresentou um problema nos freios dianteiros. Também está travando a roda, não chega a travar de vez mas a mante do freio ficou sem aquela folguinha natural e o disco, quando se anda está esquentando, mesmo sem utilizar o freio.
Tudo começou após o retorno do barreado quando mandei lavar a moto e resolvi trocar as pastilhas dos freios dianteiros. Na época percebi que a roda não estava bem livre, no entanto o mecânco me disse que era só rodar um pouco para que elas se desgastassem e que elas ficariam normais. No entanto hoje percebi que a roda está travando mais que logo depois de sair da oficina.
Hoje, cheguei a desmontar as pinças, pois imaginei que tivessem utilizado algum produto na lavagem que provocasse algum dano nos pistonetes, mas aparentemente eles não tem problema algum.
Verifiquei o funcionamento do cilindro mestre e ele também aparentemente está bom. Até troquei o fluído e fiz a sangria, porém a problema continua.
Olhando as pastilhas de uma maneira grosseira, aparentemente elas são muito grossas e na montagem parece que a de dentro, que fica encostada naqueles batentes, fica justa demais, e sem a menos folga.
Alguém aí já teve esse tipo de problema pela simples troca das pastilhas?????
Alguma marca costuma apresentar esse problema????

fgrigio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Contato:

Mensagempor fgrigio » 21 Mar 2008 21:47

Mussa, desde quando comprei minha galo sempre tive a impressão de que a roda dianteira não estivesse completamente livre, pois quando ia manobrar a moto dentro da garagem de casa apenas a empurando percebia um leve barulho das pastilhas esfregando no disco, levei no meu mecânico e ele disse que era normal e que quando a moto estivesse em movimento aquilo ali não acontecia, mas no ínicio deste ano fui fazer minha primeira longa viagem, sai daqui de Cafelândia/PR próximo a Cascavel e fui até Araranguá/SC passando por Palmas, Lages, São Joaquim, sabia que seriam em torno de 2500km ida e volta então eu mesmo fiz uma revisão completa e resolvi trocar todas as pastilhas de freio pois já tinha a moto a 3 anos, olhando as pastilhas percebia que a mesma ainda tinha uma vida muito longa mas acreditava que estivessse vidradas, quando adquiri as pastilhas novas comprei da marca COBREC, no momento em que fui fazer a substituição das mesmas veio a surpresa, as pastilhas que estavam instaladas na minha moto eram muito mais grossas do que as novas, não sei de que marca eram desconfiei que até tivessem em entregado as pastilhas erradas mas conferi a numeração e olhando vi que o modelo era idêntico, depois da troca aquele barulhinho chato que fazia quando manobrava a moto parou, ela ficou bem mais livre e freiando muito melhor, acredito que seu problema também seja as pastilhas.

Abraço
Editado pela última vez por fgrigio em 21 Mar 2008 21:53, em um total de 2 vezes.

Não concordo com a frase: "A vida só começa depois dos 40"
Concordo com esta: "A vida só começa depois da CBX 750"
750 um sonho, uma lenda, uma paixão.

Fabio Grigio
CBX 750F INDY 1991

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 21 Mar 2008 21:51

Edson e Véio, a roda dianteira está bem centralizada ? Digo isso utilizando aquela lâmina 0,7mm que acompanha as ferramentas e tem o procedimento no manual do proprietário. Outra coisa, as pastilhas ficam presas em 2 pinos. Esses pinos devem sempre estarem bem limpos e sem incrustações, caso contrário as pastilhas travam. Experiência própria.

Abraços !

Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

edisonjc
To pegando as manhas
To pegando as manhas

Mensagempor edisonjc » 24 Mar 2008 22:39

Pessoal por enquanto obrigado pelas dicas,
Humberto, vou medir essa folga nesse fim de semana vou limpar todo o sistema de freio e trocar as pastilhas, eu acho que a roda deve estar centralizada, pois esse problema comoçou a pouco tempo, ela trava apos eu ter rodado +- 100km, os discos nao estao super aquecidos, para min etsao normais e nao sinto cheiro de pastilha queimada.
Abraços

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 25 Mar 2008 16:09

desculpem minha ignorância, mas alguem já pensou que os discos podem
estar empenadados ? não sei, quem sabe né.
abraços

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

edisonjc
To pegando as manhas
To pegando as manhas

Mensagempor edisonjc » 25 Mar 2008 21:34

Empenado eu acho que nao esta, porque ele so liberada apos +- 30min. eu estou achondo que estao gastos.
Alguem ja usou os disco de freio da Nucleomotos http://www.nucleomotos.com.br/discosmenu.htm

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 26 Mar 2008 19:24

Edson, empenados acho que não estão pois a caracteristica de disco empenado é a trepidação quando o freio é acionado, o que não parece o caso. Qdo a discos gastos tbém não deve ser pois dessa maneira teríamos vários colegas com esse mesmo problema.
Pelo visto vc ainda não teve tempo para fazer uma verificação completa do sistema, então, antes de sair trocando peças, primeiro desmonte tudo e veja o que realmente está acontecendo. Uma dica, coloque a moto no cavalete, vire o guidão para a esquerda e trave-o, abra o reservatório de fluído e veja se ele está limpo e se não está pastoso.

Outra dica, não havia necessidade de abrir outro tópico para a indicação de um fornecedor de discos de freio (nucleomotos) já que vc fez a mesma indicaçao aqui e tbém já temos outros tópicos referentes a discos, basta só fazer a pesquisa no topo da página.

Abração !

Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 26 Mar 2008 19:54

Muito bem.............
Consegui resolver o problema da minha galo, pelo menos andei com ela hoje e não apresentou mais o problema.
Defeito encontrado:
Quando voltei do barreado, em virtude do estado imundo em que a moto se encontrava, mandei lavar num posto, coisa que nunca faço.
Conforme tinha comentado, alguns dias após a lavagem a moto começou a apresentar o problema de travar os freios dianteiros. Estranhei que o problema apareceu nas duas pinças ao mesmo tempo e imaginei até algum defeito no cilindro mestre.
Desmontei o cilindro mestre , limpei, montei e o problema continuou.
Hoje, fui num mecânico e após desmontar as pinças verificamos que o problema do travamento era ocasionado pelos tapa pó dos pistonetes dos freios que estavam dilatados e ressecados.
Motivo??????
Simplesmente foi utilizado algum produto quimico na lavagem que atacou as borrachas.
Vai aí a dica....
Se o problema voltar, informo por aqui novamente.........

edisonjc
To pegando as manhas
To pegando as manhas

Mensagempor edisonjc » 26 Mar 2008 22:16

Desculpa Humberto,
Eu achei que abrindo um outro topico so sobre a (nucleomotos) seria mais rapido as respostas, pois eu gostaria de arrumar esse problema antes de sabado e agora tem como deletar?

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 27 Mar 2008 10:50

edisonjc escreveu:Desculpa Humberto,
Eu achei que abrindo um outro topico so sobre a (nucleomotos) seria mais rapido as respostas, pois eu gostaria de arrumar esse problema antes de sabado e agora tem como deletar?

Edisonjc...
Já escluí o outro tópico... OK
Abraço

Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”