Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

ROLAMENTOS DA BALANÇA - Dicas para compra

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Véio Mussa
El matador
El matador

ROLAMENTOS DA BALANÇA - Dicas para compra

Mensagempor Véio Mussa » 12 Mar 2008 20:23

Pessoal...
Resolvi abrir este tópico para que sirva de dica na hora de fazer a troca ou manutenção dos rolamentos e retentores da balança das galos.
Quem esteve no Barreado, sabe que tive um pequeno problema com um rolamento da balança da minha moto que começou a presentar barulho.
Pois bem....Cheguei da viagem ao Barreado no domingo dia 02 Mar sem o menor problema, muito embora o barulho continuasse (era o rolamento tipo agulha que estava literalmente moido).
Na segunda feira, dia 3 Mar, fui até a concessionária Honda e encomendei as peças originais. Como a balança estava sendo desmontada resolvi apreveitrar para trocas logo os 3 rolamentos e os dois retentores.
Como não gosto de ver minha moto parada (que é a maior cauza de problemas), pedi com urgência e me foi prometido que chegariam na sexta-feira, dia 7.

Preços:
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 67,00
2 rolamentos esfera........ R$ 14,00 cada um..............total.........R$ 28,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 22,00 cada um..............total.........R$ 44,00
Total..............R$ 139,00

Para minha irritação, hoje dia 12 me ligaram dizendo que as peças só chegariam a partir do dia vinte. Motivo???? A fábrica estaria com problemas para fornecer as peças.

Agora vamos ao que realmente interessa. Com as peças originais antigas na mão, copiei os códigos e as marcas e fui até uma loja especializada em rolamentos da cidade.

Consegui os mesmo rolamentos, da mesma marca e códigos dos originais"Made in Japan" e retentores similares da mesma qualidade, pois segundo o dono da loja, a fábrica dos antigos já não existe mais.

Preços na loja especializada: (lembro que as peças tem o mesmo código e a mesma marca que as originais)
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 18,00
2 rolamentos esfera........ R$ 8,00 cada um................total.........R$ 16,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 6,00 cada um...............total..........R$ 12,00
Total..............R$ 46,00

Ainda lembro da lâmpada original da galo que custava R$ 176,00 na concessionária e após ver o código e a marca, praticamente só atravessei a rua e comprei uma, numa loja de autopeças por R$ 13,00 (até botei uma mais potente por minha conta) e da mesma marca.

Outro exemplo.... A empresa onde meu filho galeiro Israel trabalha, produz uma peça do motor da Yamara 125 YBR que é vendida por R$ 6,00 e as concessionárias Yamara vendem a mesma peça por R$ 76,00...... Mais de 1.200 % de lucro...assim é bom não é????

Moral da história que mais uma vez pude constatar. A Honda (fábrica) não produz quase mais nada que não seja especificamente do motor das nossas motos, e as concessionárias compram as peças no comércio, embalam e triplicam ou quadriplicam os preços.

Portanto galera, e agora sendo repetitivo, e só correr atraz que se consegue no comércio, peças com as masmas marcas e código que as originais (portanto originais) por preços infinitamente inferiores que nas concessionárias...

Espero que ajude.....
Abraço

PS: Acabei de lembrar do Waldir que teve um problema na roda da mil, na volta do barreado e colocou um rolamento da bomba d'água de um Scania na roda da moto. Muito provavelmente o rolamento é da mesma marca e com o mesmo código que o original. E o melhor, ele deve ter pago 20% do valor que uma concessionária cobraria... hehehe

Ruy Andrade
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Re: ROLAMENTOS DA BALANÇA - Dicas para compra

Mensagempor Ruy Andrade » 13 Mar 2008 00:26

Bem legal isso, so faltou dizer a numeraçao fos rolamentos e do retentor.

Obrigado

MC Street Ranger
Churrasco 0800 segunda Sexta-Feira do mes
quero aprender

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 13 Mar 2008 00:59

Tonny escreveu:Véio, mais uma vez apavorando nos detalhes ...

Pelo q sei os rolamentos tem uma formulação de código padrão independente de marca, então tendo em mãos o numero do rolamento poderá achar rolamentos de marcas diferentes com as mesmas medidas.

Foi o q aconteceu com o Waldir e sua moto.

abs

Exatamente Tonny.....Os códigos são mundiais para todas as marcas, a diferença é que eu comprei os da marca original com a diferença de preços que postei acima. Por isso é que eu disse que as concessionárias literalmente nos roubam....

hawk escreveu:"Ainda lembro da lâmpada original da galo que custava R$ 176,00 na concessionária e após ver o código e a marca, praticamente só atravessei a rua e comprei uma, numa loja de autopeças por R$ 13,00 (até botei uma mais potente por minha conta) e da mesma marca."

Essa é mais complicada pois ainda não vi, até hoje, uma lâmpada no paralelo que seja 45/45.

Abraço,
Hawk

Hawk.... Se bem me lembro, acho que de 45X45Watts realmente não tem. Me parece que tem de 35X35Watts e de 55X60Watts que são as que estão na minha moto a mais de 1 ano. A iluminação é muito melhor e nunca tive o menor problema com elas ou com a moto....
Pela fórmula Amp= Watts/Volts , uma lâmpada de 55 Watts/12 Volts, consome aproximadamente 0,83 Amp a mais que uma de 45Watts. Carga esta, a maior, facilmente suportada pelo alternador e pela fiação da moto.... OK
Abraço

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 13 Mar 2008 01:38

Ruy Andrade escreveu:Bem legal isso, so faltou dizer a numeraçao fos rolamentos e do retentor.

Obrigado

Bel lembrado Ruy...
Vai lá.......
Rolamento tipo agulha:
22X29X30
Diâmetro interno....... 22 mm
Diâmetro Externo...... 29 mm
Largura.................. 30 mm

Rolamentos de esfera:
É o 6202, rolamento bastante comum e de larga utilização. Para este código tem medida padrão.

Retentores:
22X35X7
Diâmetro interno....... 22 mm
Diâmetro Externo...... 35 mm
Largura.................. 7 mm

PS: estou tentando lembrar a marca, mas como deixei as embalagens na oficina, não estou lembrando, mas sei que é uma marca Japonesa com 3 letras. Ví diversas marcas com os catálogos e o que está me confundindo um pouco é que diversas delas tem 3 letras no nome. Mas se não me engano os originais são da NSK.
Quando eu for buscar a moto eu posto aqui.
Valeu
Abraço

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 13 Mar 2008 12:23

Mussa.
lembra que no tópico do barreado eu informai que os rolamentos são de padrão mundial, portanto, se tiver a referencia compra em qualquer loja de qualquer parte da face da terra.

A propósito pessoal. Quando forem comprar rolamentos, existem muitos bons nacionais da INA, NSK e outras marcas, mas lembrem-se SEMPRE PEDIR ROLAMENTO DE PRIMEIRA LINHA, caso contrário o vendedor pode te dar outro que vai estragar rapidinho.
Retentores também pode se comprar na mesma loja de rolamentos. (aqui em SP pelo menos).
Meu rolamento da roda dianteira que quebrou em Outubro quando estava indo para o Rio, custa na Autorizada somente R$ 160,00 cada . Coloquei um de mesma referencia ao custo de R$ 10,00 blindado dos dois lados e de primeira linha.

“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Ruy Andrade
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Ruy Andrade » 13 Mar 2008 13:44

Eu tb qdo troquei da roda dianteira e do motor de partida coloquei NSK, Mussa perguntei pelos numeros pq li uma vez aqui a turma dizendo q era preferivel trocar a balança do q os rolamentos, pelo preço deles original realmente e melhor, mas comprando na NSK SKF e outras ai fica bem menos salgado.

Obrigado.

MC Street Ranger

quero aprender

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 13 Mar 2008 17:35

Rodolfo..... Segundo informações que me deram em 3 lojas especializadas de rolamentos, os rolamentos NSK que equipam as motos e, de uma maneira geral, todos os rolamentos pequenos, ainda não são produzidos no Brasil. Eles são importados da matriz japonesa. Inclusive os que comprei tem gravado neles "Made in Japan".
Como curiosidade, a pouco tempo fiz uma pequena manutenção preventiva nas rodas de uma CG 125 que comprei 0Km e ví que os rolamentos são da marca NSK. Por isso acredito que todas as motos Honda, provavelmente, utilizem essa marca.
Os que estavam na galo que acabei de trocar, também eram NSK.
Acho que as concessionárias os compra de um distribuidor, os coloca numa embalagem da Honda e multiplica o preço por 4....é só isso que eles fazem... por isso a minha revolta...
Se não me engano o mesmo caso ocorre com os rolamentos INA cuja fábricas principais são na Alemanha e em Portugal.
As fábricas brasileiras de ambas as marcas, na realide só produzem lolamentos de maior porte e estão aos poucos tranferindo a tecnologia para fabricação dos rolamentos menores.
Abraço

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 14 Mar 2008 08:29

Véio Mussa escreveu:Rodolfo..... Segundo informações que me deram em 3 lojas especializadas de rolamentos, os rolamentos NSK que equipam as motos e, de uma maneira geral, todos os rolamentos pequenos, ainda não são produzidos no Brasil. Eles são importados da matriz japonesa. Inclusive os que comprei tem gravado neles "Made in Japan".
Como curiosidade, a pouco tempo fiz uma pequena manutenção preventiva nas rodas de uma CG 125 que comprei 0Km e ví que os rolamentos são da marca NSK. Por isso acredito que todas as motos Honda, provavelmente, utilizem essa marca.
Os que estavam na galo que acabei de trocar, também eram NSK.
Acho que as concessionárias os compra de um distribuidor, os coloca numa embalagem da Honda e multiplica o preço por 4....é só isso que eles fazem... por isso a minha revolta...
Se não me engano o mesmo caso ocorre com os rolamentos INA cuja fábricas principais são na Alemanha e em Portugal.
As fábricas brasileiras de ambas as marcas, na realide só produzem lolamentos de maior porte e estão aos poucos tranferindo a tecnologia para fabricação dos rolamentos menores.
Abraço

Pode ser sim.
O importante é que em qualquer loja de rolamentos, vc consegue o que quer, seja Made in Brazil ou Japan.
O Nelson aqui de SP trabalhou por muitos anos na INA e pode explicar melhor. Se ele ver esse tópico poderá dar algumas sugestões.

“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

rjunior
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor rjunior » 14 Mar 2008 13:00

Pessoal,

Alguem pode me indicar um lugar em sampa que trabalhe só com rolamentos? Estou pesquisando valores para trocar os rolamentos da minha galo. Eles estão bons aparentemente, nunca fizeram sequer um barulhinho etc...etc... Mas estou pensando em comprar 1 jogo e deixar guardado.

[]'s

Jr

Junior, Motociclista Internacional
Ex: CBR XX 1100 SuperRedBird 99/99
Ex: CBX 750 Hollywood 87/87
Ex: Shadow 600cc 99/99

Dagoberto
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Mensagempor Dagoberto » 14 Mar 2008 14:15

Cideral rolamentos .........tel.3228-2055 ...Rua Florêncio e Abreu 344 centro
Rolword Rolamentos........ tel.2102-9777...Ipiranga
Brastela Rolamentos........tel.3868-6100....Rua Ricardo Cavatton 348...Marginal Tiete do lado do Motel Guarujá

Importador Oficial de rolamentos de Agulhas. no Brasil....tem qualquer medida e o melhor $$$ preço

Ipanema rolamentos agulha. tel.3223-1811....rua barão de campinas 430/432

LUGAR DE CHORÃO É DO OUTRO LADO...Não faz sentido dividir pessoas em boas ou más, apenas, existem pessoas encantadoras ou monotonas

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2008 23:35

Vejam oue achei num tópico antigo do nosso amigo JakRider....

JekRider escreveu:Ai gurizada,,

O camarada aki Heverton ma passou essa barbada.... :wink:

http://www.br.nsk.com/pag_cat_moto4.pdf

Abraço...

Muito bom para tirar dúvidas e confirmar o que estavamos discutindo, de que concessionárias estão nos fazendo de bobos com vendendo as mesmas peças com preços 4 vezes mais caros que no comércio.....

danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor danilemao » 18 Mar 2008 14:52

É galera ja faço isso a muito tempo, pois originalnem sempre quer dizer que é o melhor a não ser as peças do motor e as juntas. É isso aí veio.

Galeiro solitario

danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor danilemao » 23 Abr 2008 15:17

Caros galeiros a ,marca de rolamentos que a Honda usa é "NTN" e não o "NSK".Os dois são de primeira linha e otima qualidade.Nas maquinas montadas aqui na minha empresa só usamos essas duas marcas.A marca INA ja deu problema aqui na empresa.

Galeiro solitario

Ruy Andrade
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Ruy Andrade » 08 Dez 2008 21:52

So uma contribuiçao o rolamenteo da balança e Marca IKO(made in japan) TA-222930ZE02 este e o de agulha

ABRAÇOS

MC Street Ranger

quero aprender

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 01 Jul 2009 13:25

mike seja muuuuuito bem vindo vc esta no lugar certo,