Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Equalização dos "Buras"

Aqui dicas sobre carburadores, combustível e sistema de alimentação.
JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 24 Jun 2005 09:04

ERRATA

JekRider escreveu:Pessoal,,,

Descobri uns maçetes...

:arrow: Se fecharmos o parafuso do ar,, ficara uma mistura RICA, onde teremos menos AR e mais Gasolina, então a moto poderá fumar mais, Andar mais :twisted: e consumir mais...

:arrow: Se abrirmos o parafuso do AR, ficará uma mistura Pobre, onde teremos, mais AR e menos Gasolina, então a moto irá andar menos e consumir menos .... :wink:

Ontem estive lendo uma materia sobre o Kit de carburação da DynoJet, é um kit de alta performanse para motos 4 cilindros, para aqueles que querem aumentar o desempenho da moto.
Apenas colocar uma ponteira esportiva na moto com a finalidade da moto ter maior rendimento não é suficiente,, pois como o motor tera uma maior exaustão, estará aumentando a temperatura do motor e diminuindo a vida util do querido...,

Então acho que não é só trocarmos de ponteira :roll: talvez teriamos que fazer algusn ajustes.. :?: :?: :roll: ....

vou procurar um link com esse kit DynoJet para a galera ver....

Bah gurizada. chupei bala.... Troquei as pelotas :oops: :oops:
Desculpe, mas ainda estou aprendendo :lol: :lol:
Valew..

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***
Galeiro Brasil Nº: 750 F 0006

***Desgalificado*** (Por enquanto)

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Re: : Mistura

Mensagempor ary silva » 24 Jun 2005 09:18

Édson escreveu:http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/carburador/carburador.html

João Ednardo...vamos ter de tirar uma ou duas estrelas de vc....onde já se viu duvidar dos mais velhos......rsrsrsrsr
O Ary Silva ...nóis vamos dar um desconto..mas na próxima já sabe......srsrsrsrs
Cara ....lê de novo aquela página, enviada pelo Jek, citada acima...ali está bem claro....mistura rica....+ gasolina ou - ar
Um abraço..........

Pessoal vivendo e aprendendo, mas vamos lá vou tentar criar uma defesa, mas estou pronto p/ admitir e subir um degrau na grande arte de aprender sempre:

- Dentro da câmara de combustão:

1º Conceito de queima, (oxidação do combustível), quanto maior o volume de ar+ O2, melhor será a queima e portando temos um resultado melhor = queima + rica em O2.

2º Conceito volumétrico, mistura ar e combustível no venturi, quanto maior o volume de gasolina arrastado pelo volume de ar que passa no venturi maior é a quantidade de gasolina, portanto a mistura esta rica em gasolina e pobre em O2.

Vc entende que todo o volume de ar que entra e passa pelo carburador é determinada pela depressão criada pelo pistão.
Todo este volume de ar que passa pelo carburador somente ira conseguir arrastar uma quantidade de gasolina que é determinada pelos diâmetros dos giclês e das regulagens das alturas de agulhas dos pistonetes etc.
Eu aprendi que o parafuso que ficou convencionado de “parafuso do ar" na verdade regula a quantidade de gasolina que esta sendo adicionado ao volume de ar que esta passando pelo carburador.
Portanto quando fechamos o denominado “parafuso do ar", na verdade estamos diminuindo o volume de gasolina na mistura, portanto uma mistura rica em O2 e pobre em gasolina.

Como exemplo os corredores de cart com motor 2 tempos para ganhar potencia ficam a todo o momento mexendo no “parafuso dor ar” para fazerem a mistura ficar mais rica em O2 e o cart andar mais, outra coisa é só vc tirar o filtro de ar ou colocar um que permita uma maior entrada de ar no sistema e vc vai perceber que a moto fica afiada esperta.

Conclusão na verdade quanto maior volume de O2 na câmara de queima melhor será o desempenho do motor e encontrar este ponto ideal é o grande problema de todos nos que fazemos galoterapia e como todos nos somos formados de conhecimentos adquiridos do dia a dia ou através de artigos livros escola então surgem estas duvidas que são muito boas para serem abordadas neste ótimo local .
Um grande abraço e fico no aguardo do julgamento hehehehhe. :P

Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 24 Jun 2005 09:34

BATISTA escreveu:Essa é para o Dr Jeck:

Jeck, fiz a carburação na Galo. Ficou show! Só que apareceram 2 problemas. O afogador não funciona direito, ou seja, quando eu o aciono a rotação começa a baixar. Falei com o mecanico e ele disse que não tinha como fazer nada, pois teria que mexer no nível das boias e a equalização iria detonar. (Com a nova carburação, a moto nem precisa do afogador, pega no estalo, de primeira). O outro problema é que o acelerador está agarrando um pouco, em baixa. Pensei que era a roldana (tubo). Troquei e o problema persistiu. Liguei para o mecanico e ele disse que basta dar meia volta no parafuso da lenta (sentido anti-horário). Já um outro colega me falou que deve ser as borboletas que estão prendendo e que a solução seria retirar os carburas, regular as borboletas e fazer nova equalização. E aí, o que vc acha?

abraços,

Grande Batista,,,

Se o seu afogador funcionava antes, o seu mecânico fez alguma coisa errada ou até nem fez nada quanto a isso, Pois não existe regulagem para o nível das boias, ai tu ja vê que ele esta te enrolando. (Que mecânico é esse que da um resposta dessas :?: :evil: Se ele disse que não tem o que fazer é pq ele não sabe...).. Se vc aciona o afogador e a rotação esta caindo, tem alguma coisa errada ,, pois deve estar entrando Gasolina de menos, que seria o inverso da finalidade do afogador.......

Quanto ao acelerador trancar em baixa, pode ser alguma borboleta trancando pois a equailzação nada mais é que alinhar a abertura das borboletas deixando todas iguais...... poderia ser sim o parafuso da lenta, mas acredito que ela ja saiu da oficina com a lenta boa, não esta ?? Ai se vc for mexer pode ser que o motor fique mais acelerado,, teria que fazer essa dica que ele te deu para ver se para de trancar.. :roll: ...

Acho que vc deveria levar a moto pra ele navamente e dizer que vc quer ela com tudo funcionando certinho :wink: ..

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 24 Jun 2005 09:53

Grande Ary... Vc deu a morta,,, estamos aki nesta sala de aula para dicutirmos e aprendermos, nossa galoterapias..

Bom,, o conseito que tirei nessa história é +/- o que eu falei assima... As vezes nos confundimos com o rica e pobre.... Temos que ter em mente que Mistura Rica= + Gasolina e Pobre= - Gasolina..

Então como a própria materia diz que a mistura Rica significa mais Gasolina na câmara, Ai se "fecharmos o Parafuso do AR" estariamos Díminuindo a entrada de ar na câmara e consequentemente, terá mais combustível na mesma, onde não queimaria corretamante o poderia ocasionar aquela fumaça preta quando se exige + do motor..

"Abrindo o parafuso do AR" estamos liberando + AR na câmara e menos combustível o que ocasionaria uma queima melhor , e claro menos consumo..

Será que é isso mesmo :?: :roll:

Cara eu adoro esse forum.... 8)

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 24 Jun 2005 10:18

Dr, Jek, é ai que surgem todas as duvidas esse bendito parafuso que todo mundo chama de “parafuso do ar”, na verdade ele regula a quantidade de gasolina que entra no sistema, uma vez que a entrada de ar e determinada e fixa pelo bura, portanto parafuso fechado menos gasolina entrando mistura mais rica em O2, parafuso aberto mais gasolina entrando portanto mistura mais pobre de O2.

Mas o segredo é achar o ponto ideal deste e deixar as galos corretas, grande abraço .

São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: Nenhuma

Mensagempor Caio » 24 Jun 2005 12:14

Pelo que eu aprendi em química, quanto mais oxigênio (O²), maior a explosão, é ele que alimenta o fogo.

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 24 Jun 2005 15:32

Caio escreveu:Pelo que eu aprendi em química, quanto mais oxigênio (O²), maior a explosão, é ele que alimenta o fogo.

Isso mesmo Caio....

Só temos que chegar a uma conclusão se o termo mistura rica significa,,, + O² ou + GAS...
Na minha consepção é + GAS.... :roll:

Cara este assunto esta me dando um nó haha :lol: :lol: :lol:

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 24 Jun 2005 15:51

JekRider escreveu:
Caio escreveu:Pelo que eu aprendi em química, quanto mais oxigênio (O²), maior a explosão, é ele que alimenta o fogo.

Isso mesmo Caio....

Só temos que chegar a uma conclusão se o termo mistura rica significa,,, + O² ou + GAS...
Na minha consepção é + GAS.... :roll:

Cara este assunto esta me dando um nó haha :lol: :lol: :lol:

É... tá difícil mesmo. :lol: Quem sabe na prática consigamos desvendar isso. :wink:

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 24 Jun 2005 17:18

Joao Ednardo escreveu:Chegamos a conclusão que mais gasolina é mais rica?
Aprendi errado então :(

Não vc não aprendeu errado é que tem dois lados para vc aprender agora vc já conhece os dois . :lol:

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 24 Jun 2005 22:14

MARCELOLAZARINE escreveu:Galera , pelo que sei mistura mais rica é +gasolina. Rica em combustível. Porém sem oxigenio nao há combustao. E quanto mais ar , melhor a queima do combustivel.
Tomemos como exemplo um Turbo-Compressor de Automoveis.
A turbina trabalha de forma a forçar a entrada de ar sob pressão para enriquecer a mistura ar/gasolina com mais oxigenio.
A denominação "Mistura rica refere-se a excesso de combustivel".

Falou e disse então... Concordo.

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 25 Jun 2005 08:43

MARCELOLAZARINE escreveu:Galera , pelo que sei mistura mais rica é +gasolina. Rica em combustível. Porém sem oxigenio nao há combustao. E quanto mais ar , melhor a queima do combustivel.
Tomemos como exemplo um Turbo-Compressor de Automoveis.
A turbina trabalha de forma a forçar a entrada de ar sob pressão para enriquecer a mistura ar/gasolina com mais oxigenio para que com mais
combustivel , ,tenha uma queima melhor. Não adianta aumentar a proporção de combustivel sem aumentar o ar.

A denominação "Mistura rica refere-se a excesso de combustivel".

É isso mesmo,,, ... agora estamos se achando.... :wink:

Segue a materia do site...

Quando você quer uma mistura mais rica, use um giclê maior, ou aperte o parafuso do ar. O contrário empobrece a mistura. Se o parafuso do ar está bem ajustado e o motor não tem uma boa resposta quando o acelerador é totalmente aberto, isto é usualmente sinal de mistura pobre e o giclê secundário deve ser substituído pôr um número maior a moto faz um (boooooah). Reajuste a marcha lenta e o parafuso da mistura. Conseqüentemente, se o acelerador é um pouco aberto (andando devagar) e a moto tende a afogar, emitindo um (bubububu) quando o acelerador é totalmente aberto, isto é usualmente sinal de mistura rica.

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 26 Jun 2005 21:07

Mistura rica mistura probrel :?: lá sei o importante é que no sabado indo e voltando de Ararras ( Pena que vc não foi Andre ), a minha Gizelda passou dos 220 na pista de pouso que eu chamo de Bandeirantes, valeu pessoal mas eu digo que a mistura devia estar bem rica pelo que a galo andou :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 27 Jun 2005 09:58

Sabado estava de plantão e vim com a galo pro trampo.,.,,, Ela estava uma maravilha andando na cidade, respostas bem rápidas e sem embrulhos e pipocos com a configuração anterior 2 voltas no Parafuso da mistura (Ex parafuso do AR, descobri o nome dele. :wink: .)... Mas ao colocala na BR, tentei dar no pulmão dela, mas notei que demorou para chegar aos 200 :evil:

Cheguei em casa no final da tarde e tirei fora os buras, aproveitei e equalizeio os mesmos com as palhetinas e coloquei 3 voltas no parafuso da mistura (AR)...
Resultado,,,, Melhorou a velocidade final, mas notei que ela começou a dar umas faltinhas de leve nas arrancadas e baixa rotação..
Acho que vou ter que voltar para as 2,5 voltas :wink: :wink: , mas vou andar com ela mais um pouco para ver se esta diferente mesmo....

Antes de tudo isso, eu pensei em levantar a agulha dos pistonetes, mas ai veio a surpresa,,, As agulhas da galo não tem regulagem....
Só aumentado o giglê principal mesmo, para ter melhor resposta na alta... Mas ai ja tera que correr atraz de outras peças que não é legal...

No manual de serviço, na parte de alimentação, da todas as barbadas até de equalizalos as bolboletas no olho... :shock: .. :wink:

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 28 Jun 2005 18:18

Jek, uma vez tive este problema e o que ocasionava isto erá a não abertura do segundo estagio ( pistonetes ) porque estava com um vazamento na junta do coletor de admissão, troquei a junta e a borracha e o vacuo voltou a subir os pistonetes e tubo ficou normal :lol:

JekRider escreveu:Sabado estava de plantão e vim com a galo pro trampo.,.,,, Ela estava uma maravilha andando na cidade, respostas bem rápidas e sem embrulhos e pipocos com a configuração anterior 2 voltas no Parafuso da mistura (Ex parafuso do AR, descobri o nome dele. :wink: .)... Mas ao colocala na BR, tentei dar no pulmão dela, mas notei que demorou para chegar aos 200 :evil:

Cheguei em casa no final da tarde e tirei fora os buras, aproveitei e equalizeio os mesmos com as palhetinas e coloquei 3 voltas no parafuso da mistura (AR)...
Resultado,,,, Melhorou a velocidade final, mas notei que ela começou a dar umas faltinhas de leve nas arrancadas e baixa rotação..
Acho que vou ter que voltar para as 2,5 voltas :wink: :wink: , mas vou andar com ela mais um pouco para ver se esta diferente mesmo....

Antes de tudo isso, eu pensei em levantar a agulha dos pistonetes, mas ai veio a surpresa,,, As agulhas da galo não tem regulagem....
Só aumentado o giglê principal mesmo, para ter melhor resposta na alta... Mas ai ja tera que correr atraz de outras peças que não é legal...

No manual de serviço, na parte de alimentação, da todas as barbadas até de equalizalos as bolboletas no olho... :shock: .. :wink:

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 29 Jun 2005 11:49

ary silva escreveu:Jek, uma vez tive este problema e o que ocasionava isto erá a não abertura do segundo estagio ( pistonetes ) porque estava com um vazamento na junta do coletor de admissão, troquei a junta e a borracha e o vacuo voltou a subir os pistonetes e tubo ficou normal :lol:

Ari, ontem eu andei nela com vontade,,,,Estou para dizer que nunca via a minha moto tão boa assim,,, estou espantado com o resultado :shock: ... Não é para gantar de galo aki, é real mesmo

Ela ainda esta com 3 voltas no parafuso da mistura, em alta esta esta andando legal, estou notando que o ponteiro do combustível esta demorando mais para baixar (faz sentido pois esta entrando mais AR que Gaz),,, Diminuiu a fumaça,, esta fumando bem menos, (acredito que o exesso de fumaça que fazia era devido a mistura rica...).
E o sincronismo das borboletas deixou ela assim na lenta (buuuuuuuuuuuuuuuuuuh) uma sinfonia , pois cheguei a estranhar , antes era o classico (buuuuuuhbuubuuuuuhbuubuuuhbuuuuh).. Fiz uns testes colocando uma velo legal e fazer uma redução de marcha brusca para ver se ela pipoca e neca...mal mal da umas embrulhadinhas mas pipocos mesmo não fez....... (lembrando que ela esta com o 4x1 de novo :twisted: )

Só nas arrancadas tenho que dar uma levantadinha no giro pois parece que da um pouco de falta,mas não é sempre, (até ja estou começando a notar o sincronismo dos buras no ouvido :twisted: ), ai estou pensando em diminuir 1/4 de volta na mistura.. mas ela esta tão boa que não da voltade de mexer,,,, mas vou fazer este teste se não ficar legal volto para as 3 voltas..

Este final de semana vou no encontro de 7galo e ai vai dar para fazer uma media legal para ver se esta consumindo menos... :mrgreen:

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***

Voltar para “Carburadores”