Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Manutenção Caseira

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: Nenhuma

Mensagempor Caio » 29 Jul 2005 22:05

Lucas, isso em parte pode ser verdade, mas no funfo não deixa de ser um mito. Você não precisa forçar o motor para limpar o escapamento, acho que isso não tem muita lógica.

Quando ela ligar, matenha uma aceleração branda. Quando perceber que ela já tem "ponto", ou seja, esquentou e o óleo já está a todo vapor, pode sair.

E sempre é bom dar umas esticadas para tirar a "sujeira da garaganta". :lol: Mas não precisa acelerar até 9 mil giros, né?
Dar umas esticadas legais tá valendo, uma para sentir seus órgãos se movendo para trás lá pelos 7500 rpm. :twisted: Mas não precisa forçar muito, cuide bem do motor dela. Sinta o motor funcionando, respirando, ele é uma belíssima máquina, esse é o espírito das Galos. :wink:

Edu Costa
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Edu Costa » 29 Jul 2005 23:39

Caro L.L.,

Minha receita é a seguinte: Antes de ligá-la puxo o afogador até o meio e assim que ela pega, abaixo ele, depois de muitos testes descobri que assim ela pega mais fácil. Deixo +- 1 min com o ponteiro do contagiros entre 1M e 1,5M giros (quando está muito frio ela tende a oscilar bastante então fico controlando com a mão) SEMPRE APOIADO NO CAVALETE, então saio, bem na manha para aquecer todo o conjunto como um todo, depois . . . Torço os cabos, hehehehe.

Quanto às rotações mais altas, são mais benéficas para aliviar o sistema de alimentação (carburadores, válvulas e câmaras) mas não creio que este motor produza sujeira suficiente para sujar o escapamento e interferir no rendimento dele, mesmo se vc estiver usando uma gasolina de igreja (batizada). Aí, o problema não será sujeira na escapamento e sim no resto do motor inteiro. (existe um tópico onde discutimos bastante o assunto combustível e outro lubrificação, aconselho que dê uma lida).

Quando falo em rotações altas considero no máximo 8.000 giros, às vezes não dá para controlar e levo ela até o talo, aí sim vc sente o que quer dizer "estou com o estômago nas costas".

Tenha em mente que estamos falando de equipamentos mecânicos que apesar de feitos em série, possuem diferenças entre si, acho que o melhor mesmo e conhecer sua máquina, testar formas diferentes e achar qual a melhor.

Aposto que minhas receitas podem não ser as ideais para outros galeiros.

AGORA COM A PALAVRA MEU CORAÇÃO:

L.L. a melhor forma é conversar bastante com sua menina, no início, vc se sentirá um louco, mas com o tempo a relação ficará tão estreita que vc saberá exatamente o que ela quer ou necessita.

Boas aceleradas

Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta

ZAO
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor ZAO » 30 Jul 2005 14:25

a minha deixo uns 5 minutos depois saio devagar bem no toto, aqui em casa nao da para mexer nao galo meu pai enche o saco,tambem nao da para mexer na frente de casa ja que os ladroes ficam de olho,sempre que presciso de alguma coisinha levo no mecanico aqui do lado de casa,dependendo da coisa ele nao cobra nada,ele tambem e apaixonado pela galo .

GALEIRO DE VERDADE
MEMBRO 141
MARCELOZAO@HOTMAIL.COM

JekRider
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor JekRider » 01 Ago 2005 14:14

Ja houvi comentários de carinha que saiu de POA com uma CB 400 a 60 km/h e pretendia chegar em Tramadai (+/- 120KM de distância) mas não chegou pois seu motor fundiu antes por por não refrigerar... Motos refrigeradas a AR é bom tomar cuidado em andar muito devagar.... :wink:

RC-17 /86
ZX-12R /00
Canoas /RS
jek7galo@gmail.com
***Galoterapeuta***
***Kawaterapeuta***
Galeiro Brasil Nº: 750 F 0006

***Desgalificado*** (Por enquanto)

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 01 Ago 2005 19:42

L.L. escreveu:Refrigeração a ar certamente é preocupante, ainda mais que não da para andar a 100 Km/h na cidade, a "velocidade de cruzeiro" das galos é em media de quanto? A BR-277 passa no meio da cidade onde moro e sempre que passam grupos de motoqueiros a velocidade deles não são das mais baixas, a que velocidade voces viajam?

Um assunto nada a ver com o índice "motores", mas domingo eu estava andando com a galo e a tampinha que fecha o lugar onde a gente abre a tampa do combustível, ( quela que gira e ai vc coloca a chave para abrir) caiu e eu consegui segura-lá, guardei e coloquei no lugar quando parei, ela ficou fixa mas a noite quando cheguei em casa ela já não estava mais lá, acabei perdendo :( Liguei hoje na concessionária para ver o preço da tampa completa e o cara me disse que a original está R$244,00 e o kit completo com chave da ignição, tampa e trava do capacete R$689,00, achei muito caro por uma coisa que não é prioridade para a moto, voces tem alguma sugestão do que pode ser feito? Peças paralelas ou alguma moto Honda tem a tampa igual?

Lucas, a velocidade de cruzeiro da CBX 750F está em torno de 150 km/h, confirme com o pessoal. :wink:

Arnaldo Tomazetti
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Contato:

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 01 Ago 2005 21:51

Acho mais importante do que velocidade, a rotação do motor, andar meio esticado, com motor pelo menos acima dos 3 mil giros.
Isso poupa o motor, o cambio, a relação e até a carenagem...
Rotação muito baixa provoca vibrações em tudo, estoura as bielas, válvulas...enfim...só trás prejuizo...e o cara tá crente que está economizando combustível, quando nem isso está...
Andar a 80 km/h até pode, só não pode ser em 6ª marcha.
abs
Editado pela última vez por Arnaldo Tomazetti em 01 Ago 2005 22:49, em um total de 1 vez.

Edu Costa
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Edu Costa » 01 Ago 2005 22:30

É isso aí Caio, mas só quando passo pela cidade !!!!!

Brincadeiras à parte, não creditaria estes problemas à baixa velocidade. Num projeto de um motor, as situações extremas são sempre previstas e, tudo que ocorrer no meio, está garantido, então, tudo tem que funcionar bem em regimes baixos e altos.

Com certeza existe um momento ótimo de funcionamento, talvez seja o momento de maior torque, não entendo tanto assim de motores.

É neste momento que temos que nos lembrar da manutenção preventiva.
Sempre efetuar as trocas de óleo, pelo menos, nos períodos indicados e utilizando produtos de qualidade, evitanto ou reduzindo a formação da "maldita" borra ou o desgaste prematuro da bomba de óleo.
Evitar o uso de combustível de baixa qualidade minimizando a formação de depósitos nos carburadores (causando desregulagens frequentes), válvulas (prejudicando o fluxo da mistura para dentro dos cilindros) câmara de combustão (gerando aumento excessivo da temperatura e prejudicando a combustão podendo até derreter a vela).

Para não entrar em mais detalhes . . .

MORAL DA HISTÓRIA

Antes de pensar que a culpa é da máquina, devemos pensar em que condições ela tem funcionado ultimamente. Se nós demos a atenção necessária.

Assim parece que estou isento destes problemas, engano de vocês, já tive um cabeçote de Gol derretido (causado por excesso de temperatura na câmara - mistura muito pobre), 1 câmbio de Gol estourado (excesso de carga no sistema), um bloco de santana estourado (esse foi por forçar mesmo), um cabeçote de opala empenado (não dei atenção a um vazamento de água) e finalmente um motorzinho de minha galo travado !

UFA, espero que seja só isso !

Edu Costa
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Edu Costa » 03 Ago 2005 07:10

Não creio que a cor em si faça uma diferença perceptível, mas acredito que o tipo de tinta utilizada, faça diferença no tempo que ele demora para esfriar. Acho que existem tipos de tinta que retém mais calor que outras.

Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master

Mensagempor Caio » 03 Ago 2005 10:52

Edu Costa escreveu:Não creio que a cor em si faça uma diferença perceptível, mas acredito que o tipo de tinta utilizada, faça diferença no tempo que ele demora para esfriar. Acho que existem tipos de tinta que retém mais calor que outras.

Concordo com você, Edu... A tinta influencia, mas a liga de metal é o principal fator.

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 03 Ago 2005 21:31

Uma coisa que eu sei que o Fabricio sabe trocar bem é o fusivel geral né veio, alem da cerveja da garrafa pro copo pra ...... :lol:

Fabricio Fraga escreveu:
Joao Ednardo escreveu:Pois é mecanico passa é fome se for contar comigo, passo é lobge deles :D

:) Cê ta certo João...Mas como eu e muitos que não dominamos a arte...Simplesmente estamos muitas vezes nas mãos de verdadeiros MERCENARIOS!$$Padecemos devido a nossa nossa ignorancia$$$

Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 04 Ago 2005 17:46

Cromo é um metal, e metal esquenta + rápido e esfria + devagar.portanto algo pintado, vai realmente esfriar mais rápido que algo cromado, pois nesse caso temos o metal da peça recoberto pelo cromo que apesar de muito fino, é metal também.........hehehehe
As custom são cromadas apenas por estética....

tudo isso é a minha opiniào, se eu tiver falado alguma besteira, me esclarecão que fico agradecido....

Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Rafael Freitas
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Rafael Freitas » 26 Jul 2006 12:30

beleza rapaziada meu amigo conprou uma cbr 450 sr e a suspensao dianteia esta ruin alguem ia sabe quantos ml de oleo vai na bengala da moto .

obrigado e abraços :wink:

Eduardo NC
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
Contato:

Mensagempor Eduardo NC » 26 Jul 2006 14:06

Joao Ednardo escreveu:
L.L. escreveu:Boa João, as aulas em multimidia resolveriam muitos daqueles "pequenos problemas" dos quais os galeiros de primeira viagem que não conhecem muito bem a moto pagariam caro para mecanicos pouco honestos.

Sobre refrigeração ainda, motos com o motor cromado refrigeram mais que as não cromadas? Alguem de voces possui o motor da galo cromado?

Eu usei motor com as tampas cromadas e tenho uma teoria:
So influenciaria se fosse cromado por dentro, é minha ideia caso contrario atirem a primeira peça :)

Galeirada, só vi esse assunto do cromado agora.
O sistema de resfriamento da CBX é a ar atraves da troca pelas aletas. A eficiência de refrigeração depende da condutividade térmica do material do bloco e cabeçote, da área de troca (por isso as aletas), espessura da parede do bloco e da velocidade do fluido de refrigeração (no caso o ar). Sendo assim, como a liga de cromo superficial é metálica e o cromo tem maior conduvidade que a tinta, a troca térmica é mais rápida no cromado. Assim, teoricamente o cromado esquenta e esfria mais rápido. Mas acho que isso é imperceptível devido a espessura da tinta. Sendo assim, não se preocupem com isso, pois tudo é questão de estética.

CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 27 Jul 2006 02:14

Falou e disse, professor.

Só complementando, o metal cromado ainda tem uma dissipação de calor melhor q o metal pintado de preto, pelo simples motivo: a cor preta absorve calor e as cores branca e cromo refletem o calor. Como exemplo disso, qualquer um pode experimentar colocar uma camisa preta e ficar embaixo de um baita dia de sol... vai sofrer pra caramba; em contrapartida, coloque uma camisa branca: vais sofrer bem menos.

Outro exemplo clássico é o das "quentinhas"; por que elas são cromadas ? pelo simples motivo de refletirem o calor dentro do recipiente, mantendo a temperatura por mais tempo (lembremos q nesse caso o recipiente é fechado, impedindo a troca do calor c/ o ambiente, diferente dos escapes, q tem uma saída).

Apesar do calor ñ ser uma luz visível por muitas vezes, ele também reflete como a luz.

CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Voltar para “Motores”