Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Modificações elétricas no chicote da CBX 750f

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Re: Modificações elétricas no chicote da CBX 750f

Mensagempor ciberdek » 10 Jan 2011 11:32

GERBON escreveu:
ciberdek escreveu:Descobri o problema: O Fio que deve conectar ao vermelho que sai do fusível principal, é o fio Preto e vermelho (Lanterna/Farol) e não e fio Vermelho e Preto (Alimentação principal de elétrica da moto.

O ruim é que eu não sei se no chicote da Indy os fios do farol são preto e vermelho. Até agora não achei este fio. Vou procurar de novo sábado.

Vixe.....

Ciberdeck, realmente você está com toda a razão !

Excelente a suas análises, pois estava vendo o sua colocação e, analisando o esquema elétrico, cheguei a mesma conclusão que você.

A cor do fio da modificação tem que ser PRETO/VERMELHO, porém, se jampearmos um positivo diretamente nele, por realimentação a tensão positiva será aplicada em todos os outros fios, ocasionando o funcionamento dos outros circuitos independentemente do contato de ignição.

Fui verificar na postagem do autor das modificações e, por falha minha não observei a parte onde ele diz que deve-se :
-- Retirar o terminal do fio preto/verrmelho do conector (para isolar o circuito) e colovar um novo terminal ( que vem do novo fio vermelho da bateria ), que será ligado no lugar do outro (que deverá possuir um fusível de 15 Amperes).

Vou lhe enviar uma MP com os meus contatos e trocamos uma idéia melhor.

Analisei bastante o esquema elétrico e realmente a modificação vai funcionar perfeitamente ( e os faróis não funcionarão com a chave desligada ).

Abraços e parabéns.

Grato pela gentileza e elogios. Eu fui fazer o esquema passado no post, e ficou tudo muito bom, mas essa (Fio vermelho) foi a única parte que ficou pendente. (e o problema de acender tudo se deu na prática mesmo). Agora, se bem entendi sua explicação, o fio preto/vermelho deve ter seu terminal retirado no relê, onde será colocado o fio direto do fusível principal (Com o fusível de 15 amperes. Assim, quando for ligado ao vermelho do fusível principal não vai acender tudo. Lembrando aqui, de cabeça, o esquema elétrico da galo agora faz sentido. Isola o farol do comutador de ignição reduzindo o esforço nesse circuito evitando problemas no comutador. Aliás, motos como a CG tem o sistema de farol completamente isolado do resto da elétrica (Ja troquei o chicote de algumas).

Mas penso eu se não teria como aproveitar o circuito do fusível original do farol. O ruim nessa parte do fio vermelho é que temos de isolar um circuito original, o que vai contra a ideia da adaptação (Apenas colocar fios, não retirar).

E Já que tocamos no assunto, não sabe onde posso conseguir uma esquema elétrico da Indy? Diferentemente de Black, ele tem dois relês e não apenas um para farol e não tem nenhum fio Preto/vermelho neles.

Assim que testar na minha e funcionar, eu vou postar aqui a receita de novo, mas com essas modificações que discutimos.

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 10 Jan 2011 12:25

GERBON escreveu:Analisando o esquema elétrico novamente, cheguei a conclusão de que mesmo alimentando os demais circuitos, os mesmos não irão funcionar com a chave do contato desligada ( no caso da Black), pois estamos apenas fornecendo positivo nem apenas do lado anterior do contato do relê , e não na bobina do próprio relê, mas para seguir a modificação é melhor isolar este positivo.

Foi o que pensei também. O Positivo só vai fornecer corrente para o relê com a chave ligada, mas corrente fornecida virá diretamente do fusível principal. O pulo do gato é isolar o antigo plugue preto e vermelho do relê e ligar direto no vermelho do fusível principal.

GERBON escreveu:Vou fazer estas modificações na minha Black, estrarei de férias a partir do dia 01/02/2011 e neste período ela não escapa.

Até lá, vou ver se crio vergonha e posto umas fotos das ligações elétricas (É que tem tanta coisa pra fazer na moto que eu esqueço de fotografar). Se tiver alguma dúvida, posta aqui que eu sempre estou passando pra ver.

E parabéns por ter uma Black ;;

GERBON escreveu:Com relação ao esquema elétrico da indy, vou ver com os amigos da Matsuo e ver se eles me arrumriam uma cópia, depois lhe digo.

Abraços.

Se puder me ajudar com isso, agradeço muito. Abraço!

EDIT: estive olhando o esquema elétrico, e parece que com a modificação, o farol acenderá (ligando pelo botão no manicoto mesmo) com a chave de ignição desligada ou não. Confere?

Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 11 Jan 2011 16:39

O Mussa me fez a enorme gentileza de mandar o esquema elétrico das Indy, (Que é bem diferente do das black) e pude perceber nele que o fio vermelho que sai do fusível principal deve ser ligado no lugar onde fica fio preto com lista vermelha que está no relê de farol baixo (Sempre lembrando que a Indy tem dois relês Baixo / Alto). Fio preto e vermelho que está lá deve ser desconectado. Nas Black, o fio também é verlmelho e preto, mas só há um relê.

Sábado eu testo isso.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 11 Jan 2011 17:10

Véio Mussa escreveu:E se alguém mais estiver interessado no esquema da Indy, entre em contato com ele....hehehehehehehehe

:shock: :shock: :shock:

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 11 Jan 2011 18:29

caraca....esse programa tá meio doido...tinha uma mensagem minha duplicada , uma no final da página anterior e a outra no início desta....excluí a dessa página e a outra também sumiu.....hehehehe

Mas enfim...e para que não fique sem nexo....

Quem estiver interessado no esquema eletrico da Indy, entre em contato com ciberdek que vai ficar um expert nele....hehehehehehe

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 12 Jan 2011 12:20

Véio Mussa escreveu:Quem estiver interessado no esquema eletrico da Indy, entre em contato com ciberdek que vai ficar um expert nele....hehehehehehe

:shock: :shock: :shock: :shock:

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 13 Jan 2011 09:15

GERBON escreveu:
ciberdek escreveu:O Mussa me fez a enorme gentileza de mandar o esquema elétrico das Indy, (Que é bem diferente do das black) e pude perceber nele que o fio vermelho que sai do fusível principal deve ser ligado no lugar onde fica fio preto com lista vermelha que está no relê de farol baixo (Sempre lembrando que a Indy tem dois relês Baixo / Alto). Fio preto e vermelho que está lá deve ser desconectado. Nas Black, o fio também é verlmelho e preto, mas só há um relê.

Sábado eu testo isso.

O detalhe é que a cor do fio a ser desligado é preto/vermelho ( fio preto com lista vermelha ) no caso da Black.

Exato É o fio preto com a lista vermelha. Essas cores valem também para a Indy.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 15 Jan 2011 01:17

Resolvi adiantar um pouco da minha galoterapía de amanhã e vou postar algumas fotos do que fiz hoje, ja que as alterações do chicote aparecem nas fotos:

Cabos de vela de silicone - 8mm.
"Isso" são os cabos que estavam na moto. Não admira que rateava pra pegar. Fui dobrar um e estava tão ressecado que quebrou.
Imagem

Já com os cabos novos. Da trabalho fazer entrar nos furos das bobinas ja que são bem largos. Adorei os cachimbos. Nesta primeira imagem, pode-se ver os fios azuis do "reforço" no terra que discutimos neste topico. Os mais atentos poderão notar que os terminais dos fios da bobina foram trocados.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora, algumas fotos mais específicas das modificações elétricas. Como ja relatei, usei fio azul pra facilitar a identificação das alterações.

Ligação no verde do dissipador.
Imagem

Ligação no positivo da bateria. Peço desculpas pelos fios positivo e negativo estarem tambem azuis, mas a moto veio assim, e como a ligação esta boa, mantive assim. O Positivo esta desligado nessa foto.
Imagem

Ligação no negativo do motor, onde vai o fio negativo da bateria
Imagem

Detalhe do local (Embaixo do tanque) Em que o fio verde foi reforçado com a ligação de mais um terra. Em cima o fio novo e embaixo o antigo.
Imagem

Passagem dos fios pelo quadro. Por um erro de calculo a fiação esta passando por cima do CDI.
Imagem

Uma pequena Gambitech que fiz pra recarregar a bateria da galo andando com o carro.
Imagem
Imagem
Imagem

Pra fechar, a ponteira depois de ser ariada com pasta de brilho de panela.
Imagem

Leandro 4Galo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Mensagempor Leandro 4Galo » 15 Jan 2011 11:12

Caracoles Ciber...., show de bola as explicações ..., muito boa as postagens, acho que o Joel vai curtir isso demais, já o amigo é perito nesses tipos de explicações...., :wink:

Montado na Cbzona, mas sangue de Galeiro.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 16 Jan 2011 11:06

Obrigado pelos elogios amigos. Mas infelizmente uma parte da adaptação sugerida pelo pessoal do RC 14 eu não pude fazer, que é a parte da ligação do farol no positivo da bateria. Tentei ontem e não funcionou de jeito nenhum. (Não liga) Talvez tenha algo a ver com o fato de a Indy ter dois relês. Então, como o funcionamento esta a contento, vou deixar como está mesmo. Ja a primeira parte da adaptação (O reforço no terra) recomendo a todos.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 16 Jan 2011 11:12

GERBON escreveu:Ok Ciberdek !

Poxa, ficou bom pacas.
Quando voce tinha dito que perecia gambiarra até fiquei meio cabreiro.
Acredito que se utilizar fio com a cor preta, ficaria quase invisível, ou até mesmo usar termo-retrátil.
Parabéns.

Sim, se for usado fio preto, realmente é possivel que passe por original. Como fui o primeiro a tentar a adaptação, resolvi usar azul pra poder retirar mais facilmente se necessário. Mas quem fizer daqui pra frente, pode usar fio preto numa boa.

Mais futuramente tentarei de novo insistir na ligação do farol pra descobrir porque não acende.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 17 Jan 2011 08:11

GERBON escreveu:Ciberdek, me diga uma coisa :

Os cabos de vela e os cachimbos, existem na cor preta ?

Os cachimbos encaixaram perfeitinhos nas velas ?

Saiu caro o conjunto todo ?

Acho que os cabos de vela existem na cor preta sim, embora sejam menos comuns. Os do meu carro são de silicone (originais) e são cinza com os cachimbros pretos.

Os cachimbos encaixaram como luvas, bastando colocar na ponta das velas aquelas pecinhas de metal que vem junto com elas.

R$ 46,00 (E ainda veio a mais o cabo que vai no distribuidor, já que é um conjunto automotivo).

Já testei e os resultados foram extremamente satisfatórios. A Partida esta imediata, a moto não falha e a marcha lenta está estável. Agora só falta testar na chuva.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 17 Jan 2011 08:51

GERBON escreveu:Perguntei sobre a cor, pois no caso das Black e das Four, usar os cabos coloridos iria chamar muito a atenção.
No caso da Indy, a carenagem esconde os cabos e os cachimbos.

Mas a ideia não é chamar a atenção mesmo? AHSHSHAHSHASH!!!! No caso da minha é uma pena que a carenagem esconda. Fora que uma moto clássica e potente como a Galo, com esses cabos impõe mais moral ainda e mostra que o dono é tão cuidadoso que até investiu em itens de performance e aprimoramento. Fora que os cabos amarelos com cachimbos vermelhos "casam" muito bem com o motor preto.

Dizem Também que esses cabos mais grossos melhoram a faísca, mas não foi meu principal objetivo quando comprei. Eu queria era trocar os medonhos cabos que estavam lá e se possível melhorar a estética do motor.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 17 Jan 2011 11:11

GERBON escreveu:Com certeza, os cabos com maior bitóla tem menor resistência e consequentemente melhoram a faísca.

E a capa de silicone tem o isolamentro elétrico superior e duram mais tempo.

Juntando tudo e comparando com os cabos velhos das nossas motos, a diferença é absurda.

Como eu disse, os cabos antigos estavam tão ressecados que quebravam. Fora que estavam com zinabre interno, pontas descascadas, cachimbos desiguais e até fita isolante. Não admira que a primeira chuva que eu peguei a moto ficou falhando e que demorava pra pegar.

Importante pra quem se interessou: O cabo tem de ter 8mm ou menos, senão não entra na bobina. O bom é que tudo fica tão apertado que dificilmente vai entrar agua ou sujeira.

Se os cabos do meu carro ja não fossem de silicone, eu trocava também.

ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor ciberdek » 24 Jan 2011 08:08

Bom, semana passada eu retirei toda a agua da bateria, e coloquei solução. Imediatamente as luzes ja ficaram mais acesas. Dei uma volta pra carregar e guardei a moto (Com o cabo ligado).
Sábado, cinco dias depois, Dei na partida e a moto pegou de primeira.

Ou seja: Não sei qual das alterações que fiz (Chicote, solução na bateria, terminais novos, limpeza ou cabos de vela novos) fez a diferença, mas que com certeza mudou pra melhor, disso não tenho dúvidas.

Antes a bateria não durava nem dois dias com a moto parada.

Voltar para “Parte Elétrica”