Mensagempor Eduardo NC » 18 Jul 2006 10:40
João, falei que em um motor projetado sem essa concavidade, colocar um pistão côncavo irá aumentar a câmara. No caso do gol, o pistão côncavo foi projetado junto com um cabeçote com uma câmara menor pra compensar esse volume a mais, ou seja, o pistão tem que ser projetado junto com o cabeçote.
A concavidade nesse caso deve ser pra proporcionar uma melhor distribuição dos gases na câmara, ou seja, melhor fluxo de mistura. Quanto menor a turbulência dos gases, melhor a mistura e consequentemente a queima. Já ouviu falar em melhorar o fluxo de admissão no cabeçote? Colocar 2, 3, 4 ou 5 válvulas por cilindro? É aí que tá o segredo dos fabricantes no ganho de potência e torque. O que se procura é a melhor relação potência/torque em todas as faixas de rotação do motor. É aquela história, num racha uma pula na frente, mas depois é alcançada numa faixa de rotação maior pq tem maior torque em altas rotações.
Bom, é isso que penso, e espero ter sido claro.
Valeu Johnny.
CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18