ed750indy escreveu:Desculpem galeiros ter demorado a responder, mas tive uma perda na familia e a moto deixei de lado.
Dos tuchos
Como relatei, coloquei( o mecânico) a difererença dos tuchos em arruelas, a moto funcionou andei com ela uns três quilometros coloquei até 100km/h não bateu tucho nem na alta nem na baixa, parte ruim ela ficou um pouco amarrada e não dava lenta.Então deixei moto para ele tentar com um calço maior que permitiria as valvulas abrirem mais.
O mecânico falou que as valvulas não estavam abrindo totalmente, então ele colocou mais um "calço" de 1,5mm, mas ai ficou muito.E o comando travou segundo ele. Nesse intervalo meus tuchos estavam de molho, como ele soube da tragédia em minha familia, resolveu colocar os tuchos antigos "limpos", e ficou andando com a moto. Quando fui pegar a moto estava boa, então não mexi mais.
Conclusão
Os tuchos realmente devem servir , mais o problema é testar a altura do calço de 0,5 em 0,5 mm, desmonta e monta e testa, a minha ele disse que desmontou 3 vezes e ainda não tinha achado a formula.
Desculpem a demora, quem for mecânico fica mais fácil, eu no caso paguei por cada montagem e desmontagem, e ainda os tuchos e calços.
Podem testar com fé que o motor não explodirá,e não terá nenhum efeito colateral. Mas antes deixem de molho os tuchos, será só mais uma montagem e desmontagem entre tantas outras.
Sem querer ser arrogante, dono da verdade, ou dar aula de mecânica...Me desculpe a honestidade, mas conclusão mesmo é que esses tuchos, como já era de se esperar, não servem, que esse tipo de gambiarra não se faz e se o seu comando realmente travou, pode aguardar que logo logo você terá problemas, tanto com ele, como com os balancins ou até mesmo com as suas válvulas(tomara que não tenha empenado nenhuma) e retentores, basta que tenha ocorrido algum arranhão durante os testes. O comentario do Gabriel, na mensagem anterior, é correto, verdadeiro e possível de ocorrer.
Outro fato a ser comentado é que eu duvido que o seu mecânico(cuidado com ele, pois ele deveria saber isso não se faz) fizesse esse tipo de teste na moto, se a moto fosse dele.
Pior que no final, você deve ter gasto o equivalente a compra dos tuchos novos....hehehehehe
Não tem como fugir de uma realidade...o custo de manutenção de uma Galo ou qualquer moto de grande cilindrada, não é e nunca vai ser o mesmo que o de uma CG e ponto final...
Desculpe aí, mas essa é minha opinião....
ed750indy escreveu:Só para completar o assunto tuchos, um amigo me disse para colocar 2 vidros de azeite doce no motor da moto, ele me disse que ajuda os tuchos a não descarregar.
Esse azeite se acha em farmácias e custa em média 2 reais cada, um vidro para cada 2 litros de oleo. Estou tão cismado com tuchos que até essa receita eu segui.(achei curioso que até o farmacêutico sabia disso).
É só uma experiência quer estou passando, vai da cabeça de cada um colocar ou não, a minha coloquei e não deu problemas.Assim como coloquei o tal militec e minha embreagem nunca patinou, mas o câmbio ficou uma manteiga.
Quanto a utilização de "óleo doce", posso estar enganado mas na realidade trata-se do velho e conhecido "purgante"...
Na realidade, o óleo doce da farmácia é simplesmente óleo de mamona aromatizado, ou óleo de rícino ....tomei muito quando criança....era ruim pra cacete....hehehehe...doce, por motívos óbvios.
Sem dúvida é um dos melhores lubrificantes que existe....o detalhe é que o óleo para purgante em motores não é o de farmácia e é comprado em lojas especialiazadas ou de produtos químicos.
Ele é utilizado direto nos carburadores dos motores a 4 tempos ou misturado com a gasolina, nos motores a dois tempos e não misturado no óleo do carter....
Jamais deve conter açucar....é só aquecer açucar a altas temperaturas para ver o resultado...o puxa-puxa é feito assim....aliás se quiser fundir um motor rapidinho(aquele do cara que fica acelerando o carro na sua porta de madrugada, coloque açucar na gasolina do carro dele, que é tiro e queda....hehehehe
Para quem não sabe, "purgante" era um costume muito antigo que consistia na
colocação de óleo lubrificante na admissão do motor. Quem é adepto a essa pratica o faz sob o argumento que é para , lubrificar as guias de válvulas e a câmara de combustão, nos momentos iniciais de funcionamento enquanto o motor ainda encontra-se "seco" de óleo e para descarbonizar motores parados ou que vão ficar parados muito tempo.
A tese é bastante válida entretanto requer cuidados.... por exemplo...se isso for feito numa galo com escapamento original, que tem lâ de vidro, ó óleo se usado em demasia, pode entupir tudo....hehehe
Abraço