jovito escreveu:Galera, algumas dicas para evitar acidentes:
**1. FREADA* - frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não
importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em
pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um
moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em
mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar
dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a
roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente
impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto
você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas
cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual
e continuo até a moto parar.
*2. SINALIZAR FREADA* - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem
atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender,
portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de
frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!
*3. FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA* - esta faixa que divide as pistas é sempre em
alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as
vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidão quando
estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa
deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com
microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA
TRACIONE! a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a
moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela
certamente escorregará demais, causando uma queda!
*4. FAROL NO ESPELHO* - Quando você estiver por ultrapassar um veículo,
sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para
facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá
uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim,
pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.
*5. MANCHAS NO ASFALTO* - Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na
maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados
com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre
grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de
combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão
pode estar vazando ou tenha tombado na pista portanto cautela!
*6. CABECEIRAS DE PONTES* - Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte
ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um
salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o
impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que
a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais
exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se
lembrará desta dica!
*7. BURACOS* - Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for
possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda
dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o.
*8. ESTERÇAR* - Também chamado de contra-esterço. Esterçar é dobrar o guidão
ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste:
quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente
o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A moto irá para a direita!
Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de
gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico".
Espero ser útil.
Abraço a todos.
Com certeza é Jovito. Muito bom, li e aprendi, Abraço.