Boa Tarde,
Como sou novo nesse mundo dos galeiros, estou com uma duvida e conto com a ajuda dos senhores...
Comprei uma Galo 88 e vi a necessidade de trocar os 2 discos dianteiros, eles estão com um calo grande e quando ando sinto um pouco de trepidação ao frear.... Acho até que 1 deles, deve esta levemente empenado, mais preciso tirar o disco para ver.
Bom comprei os 2 discos dianteiro, porem agora vem a duvida....
1º Quando coloco a moto no cavalete central que suspeito não ser o original, a moto continua com as duas rodas grudadas no chão.... Caracas , como faço então para tirar a roda da frente se quando esta no cavalete central , não fica nenhuma delas suspensa para fazer um contra peso ?
2º Quando eu finalmente conseguir tirar a roda com os discos a pastilhas devem grudar uma na outra (certo ? ) , depois é só afastar com uma fenda e colocar a roda de novo ?
Desculpem aos galeiros mais experientes pelas duvidas tolas, estou me esforçando ao máximo para aprender lendo sem ficar perturbando ninguém... he he he
Obrigado a todos..
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Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
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Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
SilverGti
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- Alex Red
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Então tem algo errado , quando a moto esta no descanso central a roda traseira fica ar ( livre) isso claro no caso da roda ser a original
com o pneu nas medidas originais .
Quando vc tira a roda as pinças não fecham , a não ser que vc precione a manete ( não aconselho a fazer isso ) depois da trabalho para abrir elas .
Abraço e boa sorte
com o pneu nas medidas originais .
Quando vc tira a roda as pinças não fecham , a não ser que vc precione a manete ( não aconselho a fazer isso ) depois da trabalho para abrir elas .
Abraço e boa sorte
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
É exatamente esse o meu problema...rs
A Roda é original, porem o cavalete é cromado e largo..... Certeza que não é o original, pois as duas rodas ainda ficam encostadas no chão de um jeito que não se consegue virar com as mãos... ( mais blzinha, vou colocar ela no cavalete com um pedaço de madeira embaixo )
Já a duvida da pastilha me ajudou bastante, obrigado!
A Roda é original, porem o cavalete é cromado e largo..... Certeza que não é o original, pois as duas rodas ainda ficam encostadas no chão de um jeito que não se consegue virar com as mãos... ( mais blzinha, vou colocar ela no cavalete com um pedaço de madeira embaixo )
Já a duvida da pastilha me ajudou bastante, obrigado!
SilverGti
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Olá Silvergti.
Era isso mesmo que pensei: coloque um pedaço de madeira embaixo do cavalete central para dar altura.
Quanto a ele ser original ou não, aqui no fórum existem váááárias fotos de Galos no cavalete. De uma comparada com o que vc tem. Quanto a ser cromado, o antigo proprietário pode ter mandado cromar.
Para tirar a roda dianteira tire primeiro as pinças de freio (o manual de manutenção diz para tirar somente uma delas, mas tirar as duas é melhor), pode deixar penduradas pelo flexível mesmo, ou use cadarços velhos. Arame pode riscar. Depois retire a roda.
Para recolocar a roda tente recolocar as pinças de freio sem abrir as pastilhas, mas se for necessário, abra bem pouco. Somente o suficiente para encaixar nos discos.
Você deve afastar pouco os pastilhas porque quando se faz isso você empurra o fluído de freio novamente para o reservatório no guidão. Então, se você abusar abrindo as pastilhas o fluído pode até vazar no reservatório.
ATENÇÃO: Depois que montar toda a roda e o sistema de freio, acionar a manete dele várias vezes para as pastilhas se posicionarem no devido lugar. Se você tentar andar com a moto sem fazer este procedimento, você ficará sem freio.
Abs.
Era isso mesmo que pensei: coloque um pedaço de madeira embaixo do cavalete central para dar altura.
Quanto a ele ser original ou não, aqui no fórum existem váááárias fotos de Galos no cavalete. De uma comparada com o que vc tem. Quanto a ser cromado, o antigo proprietário pode ter mandado cromar.
Para tirar a roda dianteira tire primeiro as pinças de freio (o manual de manutenção diz para tirar somente uma delas, mas tirar as duas é melhor), pode deixar penduradas pelo flexível mesmo, ou use cadarços velhos. Arame pode riscar. Depois retire a roda.
Para recolocar a roda tente recolocar as pinças de freio sem abrir as pastilhas, mas se for necessário, abra bem pouco. Somente o suficiente para encaixar nos discos.
Você deve afastar pouco os pastilhas porque quando se faz isso você empurra o fluído de freio novamente para o reservatório no guidão. Então, se você abusar abrindo as pastilhas o fluído pode até vazar no reservatório.
ATENÇÃO: Depois que montar toda a roda e o sistema de freio, acionar a manete dele várias vezes para as pastilhas se posicionarem no devido lugar. Se você tentar andar com a moto sem fazer este procedimento, você ficará sem freio.
Abs.
Humberto Ferracin
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Se o cavalete for original e as rodas e pneus tiverem medidas originais, pode ser que tenham colocado um calço no amortecedor traseiro.
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Olá Silvergt,
Quando você for trocar os discos, já que a roda traseira está enconstando no chão,veja se não tem nehum problema
no amortecedor. Faça assim: tente levantar a roda traseira "abraçando" ela pelo banco( uma mão cada lado do banco).
Aconteceu comigo 2 vezes de o parafuso que prende a cabeça do amortecedor estar quebrado e o amortecedor ficar
solto, então, qualquer curso que tiver o amortecedor a roda ficará no chão.
Quando tirar o burrinho do freio, já que o disco está com calo, faça o seguinte:
Com cuidado para não estragar a pastilha, enfie uma chave de fenda fina entre a pastilha e o frei e manipule como uma
alavanca; depois que tiver um espaço pegue uma chave de fenda bem mais larga e faça o mesmo movimento.
Para você ter uma idéia é a mesma coisa que você puxar cinto de segurança bruscamente e devagar.
Fazendo assim você posiciona a pastilha até o limite dos cilindos do freio. Só tome cuidado para não empurrar muito
senão vai vazar fluido.
O texto é longo mas o processo é simples. Qualquar dúvida torme a escrever. Boa sorte.
Quando você for trocar os discos, já que a roda traseira está enconstando no chão,veja se não tem nehum problema
no amortecedor. Faça assim: tente levantar a roda traseira "abraçando" ela pelo banco( uma mão cada lado do banco).
Aconteceu comigo 2 vezes de o parafuso que prende a cabeça do amortecedor estar quebrado e o amortecedor ficar
solto, então, qualquer curso que tiver o amortecedor a roda ficará no chão.
Quando tirar o burrinho do freio, já que o disco está com calo, faça o seguinte:
Com cuidado para não estragar a pastilha, enfie uma chave de fenda fina entre a pastilha e o frei e manipule como uma
alavanca; depois que tiver um espaço pegue uma chave de fenda bem mais larga e faça o mesmo movimento.
Para você ter uma idéia é a mesma coisa que você puxar cinto de segurança bruscamente e devagar.
Fazendo assim você posiciona a pastilha até o limite dos cilindos do freio. Só tome cuidado para não empurrar muito
senão vai vazar fluido.
O texto é longo mas o processo é simples. Qualquar dúvida torme a escrever. Boa sorte.
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- Setegalo maníaco
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Quando você fala que te um calo como é este calo realmente seus disco estão empenados e gastos ?
Para saber se estão empenados terá de levar em um torneiro mecânico para que ele coloque no torno e use um relógio comparador para verificar se existe empeno.
Quanto ao desgaste segundo o manual o disco novo possui 5mm limite de uso 4mm
Se estiver empenado o torneiro pode da um passe para corrigir o empeno desde que fique dentro do limite de uso que é 4mm
assim não precisara trocar o discos.
Para saber se estão empenados terá de levar em um torneiro mecânico para que ele coloque no torno e use um relógio comparador para verificar se existe empeno.
Quanto ao desgaste segundo o manual o disco novo possui 5mm limite de uso 4mm
Se estiver empenado o torneiro pode da um passe para corrigir o empeno desde que fique dentro do limite de uso que é 4mm
assim não precisara trocar o discos.
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Re: Duvida de Iniciante Troca dos Discos Diantero
Se estiver com calo, só levando para dar um passe mesmo, porém se estiver empenado, acge uma superfície bem lisa e com um martelo de borracha desempene o disco.
Anderson Torres
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