Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Duvida!

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
chimarrao
Já faço as curvas deitado
Contato:

Duvida!

Mensagempor chimarrao » 09 Jun 2011 18:13

Minha moto esta com um pequeno vazamento em um lugar que eu nao sei o nome!
E não sei como deve ser feito o reparo do mesmo!
Aparentemente tem um retentor e percebo que vaza oleo por ele percebi que já foi colado por fora aparentemente pois tem aquela cola de junta por fora!
O local é por baixo do eixo do pedal de marcha!
Tem uma especie de um retentor parece que aquilo ali é um sensor,sei lá! É bem em baixo do eixo do pedal de marcha,pois quando vi de primeira sem abaixar ao lado da moto pra ver,achei que fosse retentor do eixo do pedal de marchas!!!
Alguem ai sabe me dizer pra que serve aquilo e como que eu faço pra trocar o reparo ou retentor !
E se é complicado pra trocar?
Valew ai amigos conto com essa ajuda!!!
desde já meu muito obrigado!

Passar e ser percebido em qualquer lugar que esteja!
CBX 750 "Sete galo" Andar com uma não tem preço!

Albert
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Moto Atual: Black 86
Contato:

Re: Duvida!

Mensagempor Albert » 09 Jun 2011 19:26

Amigo, numa viagem que fiz com o pessoal para Carvalhos, minha moto vazou bastante e no mesmo lugar.
Fui descobrir que tem vários retentores dentro do câmbio, não são difíceis de trocar, o bastião meu antigo mecânico trocou. Aqui tem algumas fotos :

Imagem
Imagem

Troquei e acabou o vazamento.

Albert
Vida longa ao Fórum CBX750 - http://www.youtube.com/watch?v=w7aTvU3oxSc
Ex CBX 750 Grena 1989
CBX 750 Black 1986 RC17E9000258

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 09 Jun 2011 22:00

Acho que se trata do retentor da haste de acionamento da embreagem, ou também chamado varão da embreagem, que tem dois retentores....e em 99,9% dos casos é o retentor interno que dá uma bela mão de obra para trocar. Para ter acesso a ele, é necessário retirara tampa lateral esquerda do motor e depois a tampa lateral interna esquerda do motor. O retentor é montado na parte interna dessa tampa...
Para saber se é mesmo ele, ao parar a moto basta deixar ela no cavalete central, se não vazar óleo, é o próprio, pois com a moto no descanso lateral o vazamento é muito maior...

PS: Caso seja ele, alerte seu mecânico (muitos não sabem ou não lembram disso disso) que para retirar a tampa interna, existe um furo com rosca onde não vai nenhum parafuso para prender a tampa (é só ver qual na hora da desmontagem).
Nele, se me lembro bem, só tem um parafuso que serve de tampão. É no lugar desse parafuso que é introduzido um parafuso um pouco mais longo que irá servir de extrator....esse sistema foi projetado para que o pessoal não invente de tentar desmontar a tampa interna na base da pancada como é normal, visto que a tampa interna é contruída com um material bem fino, frágil e fácil de quebrar...valeu

Nessa foto ele aparece, sem ter sido retirado, acima do eixo do pinhão...
Imagem

Macetes de como trocar... viewtopic.php?f=5&t=3374

Espero ter ajudado...
Abraço
Editado pela última vez por Véio Mussa em 09 Jun 2011 23:32, em um total de 4 vezes.

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 09 Jun 2011 22:24

Mussa, permita-me uma pequena correção. A haste de acionamento tem somente um retentor.

Abraço,

Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 09 Jun 2011 22:32

Humberto...
Desculpe aí mas, salvo melhor juízo, você está enganado...

Nºs 22 e 25, da página 19 (Bloco M-9- Tampa lateral esquerda do motor) do catálogo de peças...

22...interno
25...externo

Sei disso porque já troquei os da Indy....foi lá que aprendi o macete do parafuso extrator com um mecânico experiente, após comentar com ele que havia lido aqui no fórum alguém comentando que teria usado umas pancadinhas com um martelo para descolar a tampa interna e ele me disse da sorte que esse cara teve em não quebrar a tampa, já que ela tem guias...hehehehehe
Editado pela última vez por Véio Mussa em 09 Jun 2011 22:59, em um total de 5 vezes.

Henrique
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Henrique » 09 Jun 2011 22:39

Albert, estou com o mesmo problema. Inclusive já comprei esse retentor, só esta me faltando tempo e coragem para desmontar. Essa foto já é do sistema com a tampa interna retirada, até o pinhão??

Ex - DT 180
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 10 Jun 2011 00:30

Giulliano...

Tú colocou 2, porque são dois mesmo....hehehehehe

Nºs 22 e 25, da página 19 (Bloco M-9- Tampa lateral esquerda do motor) do catálogo de peças...

Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 10 Jun 2011 01:02

Véio Mussa escreveu:Acho que se trata do retentor da haste de acionamento da embreagem, ou também chamado varão da embreagem, que tem dois retentores....

Mussa, observe a primeira linha de seu post. Você trata da " haste de acionamento da embreagem". Nesta haste há somente um retentor (Item 23, bloco M-9, pág.19, cód. 91204-MB0-003). Os itens que você cita são os retentores interno e externo do eixo do pinhão. Sendo assim, você começou falando de um item e acabou explicando outro. Observe também que o Albert colocou até a foto do retentor que falei.
Pra fechar: Vou ter que ir até aí pra gente discutir isso na mesa de uma boa churrascaria com você, sua família e os amigos Galeiros.

Abraço,

Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Henrique
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Henrique » 10 Jun 2011 11:33

Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:
Véio Mussa escreveu:Acho que se trata do retentor da haste de acionamento da embreagem, ou também chamado varão da embreagem, que tem dois retentores....

Mussa, observe a primeira linha de seu post. Você trata da " haste de acionamento da embreagem". Nesta haste há somente um retentor (Item 23, bloco M-9, pág.19, cód. 91204-MB0-003). Os itens que você cita são os retentores interno e externo do eixo do pinhão. Sendo assim, você começou falando de um item e acabou explicando outro. Observe também que o Albert colocou até a foto do retentor que falei.
Pra fechar: Vou ter que ir até aí pra gente discutir isso na mesa de uma boa churrascaria com você, sua família e os amigos Galeiros.

Abraço,

Essa diferença de numeração é pq o Mussa tem o catálogo da Indy e o das Four realmente da divergência. Talvez esse segundo retentor seja um menor que vai no cilindro da embreagem onde a haste de embreagem apoia.

giulliano escreveu:amigo se o vasamento for no sensor do neutro é facil facil de resolver,minha moto vasou por ali tambem e limpei bem limpo com thinner e chapei silicone na borracha colocando a novamente e nunca mais vasou...

a borracha deforma e tem de trocar o sensor completo e custa caro pacas,mas o certo é tirar a tampa e ver de onde vasa exatamente pois pode ser como ja disseram no retentor do varão da embreagem que originalmente tem 1 retentor somente,na minha moto coloquei 2,um por dentro como original e outro por fora ali naquele buraco de onde sai o varão que da ´pra ver na foto...abraço

O vazamento realmente e no varão da embreagem, troquei a relação esses dias e pude conferir. Vc colocou dois retentores iguais, um por dentro e outro por fora?

Ex - DT 180
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado

chimarrao
Contato:

Mensagempor chimarrao » 10 Jun 2011 17:33

gente-gente!!! Calma! Minha moto ta vazando nesse negocinho ai ó!
( Um pouco mais limpo mais ainda muito sujo) que o nosso amigo MUSSA escreveu!
Isso é o sensor do Neutro??? É isso??? ta vazando ai gente!!!
O Giulliano disse que na moto dele ele limpou e chapou silicone por fora!!!
Será que fica bom??? Vou fazer o mesmo!
Acho que é isso mesmo não é galera???
Abrax...
Esse povo gosta memo de debater!!!
hehehehehehehe
Adoro esse forum!!!

Passar e ser percebido em qualquer lugar que esteja!
CBX 750 "Sete galo" Andar com uma não tem preço!

Voltar para “Motores”