Deixe-me contribuir com esse assunto, pois sou Trilheiro e acabei conhecendo um pouco sobre filtros de espuma.
Na minha moto utilizo um filtro da marca Twin Air e um óleo lubrificante da marca Motorex. Já utilizei óleo novo de motor para lubrificar filtro de espuma, mas acabei mudando para um lubrificante específico, pois percebi que a eficiência do óleo de motor não era boa, principalmente devido ao excesso de poeira nas trilhas. Como estamos falando de motos de rua, creio que o óleo de motor não chega a ser um problema, mas considerando que 01 litro do Motorex custa em média R$ 60,00 e dura uma eternidade, acho que vale a pena o investimento.
Seguem algumas fotos do filtro reserva de minha moto.

O filtro já está um pouco encardido, mas observem que ele possui duas camadas de espuma. A camada externa (que era branca) é mais porosa, e a camada interna (laranja) é menos porosa.
Quanto ao óleo Motorex ele é azul e bem mais viscoso que o óleo de motor. No contato com as mãos percebe-se uma sensação de algo pegajoso, tanto é que para lavar o filtro utilizo querosene.
Procedimento para lavar e lubrificar o filtro:
1) Mergulhar o filtro em um recipiente com querosene, com a parte externa voltada para baixo, até o limte da espuma branca com espuma laranja. Com isso, evita-se que a sujeira que esteja aderida na parte externa, entre para o interior do filtro.O ideal é que seja um recipiente alto para que a espuma não toque o fundo do recipiente, onde estará decantada a sujeira das várias limpezas. No meu caso guardo a querosene numa lata de tinta de 3,6 litros e de tempos em tempos troco a querosene.
2) Após a limpeza prévia com querosene, lavar o filtro com sabão de côco.
3) Secar o filtro ao sol.
4) Aplicar o óleo lubrificante de forma que ele cubra toda a superfície externa do filtro, por igual. Faço isso utilizando uma garrafinha, pois vou molhando a parte externa do filtro na boca da garrafa, como se estivesse colocando álcool num algodão.
5) Quando o filtro estiver bem coberto com o óleo, massageá-lo para que óleo se espalhe por igual. Faço isso utilizando uma sacolinha de plástico, pois caso gere algum excesso, posso retorná-lo para o recipiente.
É isso meus amigos! Sempre que retiro o filtro da moto confiro a parte interna do mesmo, e em 100% das vezes a sujeira não passou pelas duas camadas de espuma, ou seja, está sempre aderida na parte externa. Isso não acontecia quando eu usava o óleo de motor, por isso passei a usar o Motorex Espero ter ajudado.
Um abraço.