Prezados,
Esse assunto já foi abordado por mim em outro tópico, mas vou colocá-lo aqui para que fique registrado todos os passos do cálculo da relação dessa TL.
Utilizei a seguinte fórmula para cálculo do número de dentes da nova coroa. Veja abaixo:
1) Situação Inicial - Relação Original da CBX 750FNº de dentes do pinhão - 16 dentes
Nº de dentes da coroa - 45 dentes
Passo da corrente - 530
Pneu original - 130/80-18
2) Situação Proposta (no meu caso)Nº de dentes do pinhão - 16 dentes
Nº de dentes da coroa - a calcular
Passo da corrente - 530
Pneu proposto - 180/55-17
Lançando essas informações no Tire Size Calculator, temos:

Em resumo, com o novo conjunto roda/pneu o número de revoluções por quilômetro (RPK) aumenta e a velocidade cai.
3) Cálculo da Nova CoroaA fórmula de cálculo é a seguinte:

Onde:
N0 = número de dentes da coroa original
N1 = número de dentes da nova coroa
V0 = velocidade da roda original
V1 = velocidade da nova roda
RPK0 = revoluções por quilômetro do conjunto roda/pneu original
RPK1 = revoluções por quilômetro do novo conjunto roda/pneu
No meu caso, calculando pela velocidade ou pelo número de revoluções por quilômetro, chego ao mesmo resultado:
N1 = ( V1 / V0 ) x N0 = ( 60,98 / 64,41 ) x 45 = 42,6 = 43 dentes
N1 = ( RPK0 / RPK1 ) x N0 = ( 478,23 / 505,11 ) x 45 = 42,6 = 43 dentes
OBS: as fórmulas acima são válidas somente se o pinhão e o passo da corrente não forem alterados.
Um abraço.