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Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

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Aurélio Tinto
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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:03

Luiz Carlos escreveu:P/ matar a minha curiosidade e também a curiosidade de alguns galeiros, interessados no assunto, fui hoje na CORCOPIN, uma loja especializada em correntes, coroa e pinhão p/ motos, na R. Gal. Osório, e depois uma boa conversa c/ o Toninho, vendedor da loja, obtive a seguinte informação:

1 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 16 dentes (original) = relação de..........2.812
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
3 - Coroa c/ 40 dentes (CB 500) + pinhão 16 dentes (original) = relação de...........2.500
4 - Coroa c/ 38 dentes (CB 750K) + pinhão 16 dentes (original) = relação de.........2.375
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647
6 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de..2.529

Reparem que os ítens 2 e 5 e 3 e 6, têm entre sí, como resultado, uma relação equivalente.

Obs: De todas essas coroas descritas acima, somente a de 40 dentes (CB 500) possui espessura menor que a original das galos. Todas as outras têm a mesma espessura e o mesmo passo, segundo o Toninho.

A única dúvida que ficou foi "se o pinhão de 17 dentes serve realmente nas nossas galos". Se alguém daqui já experimentou, por favor, informe o resultado.
P/ quem tiver interesse em adquirí-lo, seu custo é de R$ 70,00 e o tel da loja é 11 32221657/2808
E-mail: corcopin@uol.com.br



Senhores,
Pelo o que podemos ver a relação da CB 500 não muda nada das nossas gaolos.

ex: coroa 40 dentes dividido por pinhão 16 dentes = 2,500
a relação da galo original é pinhão 18 dentes e coroa 45 dentes.
teremos: coroa 45 dentes dividido por pinhão 18 dentes = 2,500

Vou postar


Marco Aurélio
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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:23

Acho que a maioria aqui já andou de montain bike certo.
Vamos considerar em uma montain bike - coroa (bike) seria o pinhão (moto) e a catraca (bike) coroa moto.
Numa Bike, quando menor coroa e maior Catraca, teremos menos força e menos velocidade, pedalamos muito e a velocidade nada, que seria em uma moto alta rotação sem forçar e menos velocidade.
Agora ainda na bike, maior coroa e menor catraca, teremos que fazer mais força para pedalar e arrancada lenta, mas no final, pedalamos menos com maior velocidade, na moto menor rotação com maior velocidade.

Então em relação as motos
Pinhão menor - menos força (motor) X Coroa maior menos força (motor) = Maior Rotação
Pinhão maior - mais força (motor) X Coroa menor - mais Força (motor) = Menor Rotação.

Minha Galo o pinhão é 18 Dentes e Coroa 45 Dentes.
A 120 KM a Rotação está em 5000 Giros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Para quem quer mudar, acho que a melhor opção seria;
Pinhão 18 dentes original e coroa 43 dentes da CBR 1000, teremos 2,388


Marco Aurélio
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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:34

Se alguem não entender o que postei acima, segue;

1 Foto - Foto do pinhão item 18
2 Foto - Foto para ler o Item 18 - informa o n.º dos dentes do pinhão
3 Foto - Foto da coroa item 1
4 foto - Foto para ler Item 1 - Coroa com 45 Dentes.

Fotos Tiradas do Catalogo de peças da CBX 750 F

Espero ter ajudado a todos os irmãos Galeiros.
Abraços.


Marco Aurélio
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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Rafael Freitas » 21 Ago 2008 13:04

Aurélio Tinto escreveu:Se alguem não entender o que postei acima, segue;

1 Foto - Foto do pinhão item 18
2 Foto - Foto para ler o Item 18 - informa o n.º dos dentes do pinhão
3 Foto - Foto da coroa item 1
4 foto - Foto para ler Item 1 - Coroa com 45 Dentes.

Fotos Tiradas do Catalogo de peças da CBX 750 F

Espero ter ajudado a todos os irmãos Galeiros.
Abraços.



blz aurelio o pinhao da galo é 16 e nao 18

quando o luiz fala "+ pinhão 16 dentes (original) " ele ta se referindo ao pinhao da galo e nao das motos que ele se refere quando fala das coroas

Luiz Carlos escreveu:
P/ matar a minha curiosidade e também a curiosidade de alguns galeiros, interessados no assunto, fui hoje na CORCOPIN, uma loja especializada em correntes, coroa e pinhão p/ motos, na R. Gal. Osório, e depois uma boa conversa c/ o Toninho, vendedor da loja, obtive a seguinte informação:

1 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 16 dentes (original) = relação de..........2.812
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
3 - Coroa c/ 40 dentes (CB 500) + pinhão 16 dentes (original) = relação de...........2.500
4 - Coroa c/ 38 dentes (CB 750K) + pinhão 16 dentes (original) = relação de.........2.375
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647
6 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de..2.529


"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.

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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 21 Ago 2008 13:16

Pessoal...
No fundo eu acho que não sei pra que estão querendo alterar uma moto que foi projetada por um grupo de engenheiros e testada por pilotos profissionais para ter o melhor desempenho geral possível....
Coroa menor ou pinhão maior, só vão sevir para rodar em terrenos nivelados, no restante só vai servir pra moto pedir marchas e no final pra desgastar o motor, que vai andar o tempo todo forçado....
Mas repito aqui.....Cada um, cada um....
Abraço



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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Parada » 21 Ago 2008 14:42

Véio Mousse, no meu caso eu só fiz a alteração por causa da mudança das rodas....se eu mantivesse a relação original aí sim o motor ia pro saco rapidinho!!! Com a alteração das rodas, vc rodando a 120kmh parece que a moto ta esgoelada, pedindo 7ª marcha....só por isso que fiz a alteração, e no meu ponto de vista foi a melhor coisa que fiz!

Abs


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 21 Ago 2008 15:04

Haaaaa... Agora entendi...Realmente colocando uma roda menor tem que trocar a relação pra compensar mesmo....
É a única solução...


PS: Ainda mais que as Holly já não andam nada mesmo porque não tem carenagem....huahuahua



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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 15:11

Luiz Carlos escreveu:Veja em "Transmissão >>>redução final".
As informações do Toninho "batem" c/ o meu manual técnico, ou seja, pinhão da galo tem 16 dentes, coroa tem 45 dentes e redução final de 2.812.

Imagem


Aurelio Tinto escreveu:Então em relação as motos
Pinhão menor - menos força (motor) X Coroa maior menos força (motor) = Maior Rotação
Pinhão maior - mais força (motor) X Coroa menor - mais Força (motor) = Menor Rotação.


Pelo meu humilde conhecimento técnico, diria que é ao contrário, ou seja:

Pinhão menor = mais força nas saidas/retomadas e menor velocidade final.
Coroa maior = idem.
Isso deve-se ao fato do motor atingir altas rotãções em curto intervalo de tempo, durante as trocas de marchas.

Pinhão maior = menos força nas saidas/retomadas e maior velocidade final.
Coroa menor = idem.
Isso deve-se ao fato do motor demorar mais tempo p/ atingir altas rotações, considerando que a potência máxima do motor da galo se dá aos 9.500 rpm.



Luiz Carlos tudo Jóia,

Me espressei mal.
Quando disse pinhão menor - menos força, "falei no sentido de forçar o motor" e dei exemplo de uma Bike, pois com o pinhão menor a moto tem mais força nas saidas é claro, mais agilidade e força menos o motor, foi isso que quis dizer.
E quando com pinhão maior - mais força, "falei no sentido que o motor fara mais força, exigirá mais do motor nas saidas" e velocidade final será maior é claro.

Obs: Com relação as coroas, quando falei força, me refiro a forçar o motor tb.

Mas beleza
Agora com relação ao Pinhão original, até eu fiquei curioso, pois o manual da CBX 750 que tenho fala 18 dentes (baixei do site motomatsuo) e o seu manual fala 16, sendo que já consultou especialistas.
Vou Verificar na minha moto, mas me lembro que contei os dentes do Pinhão, sera que errei feio.

abs


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 21 Ago 2008 19:01

Pelo menos nas Indy, a relação original é:
Pinhão.... 16 dentes
Coroa..... 45 dentes
Abraço



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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor nelson moreira » 26 Ago 2008 21:43

deixa eu dar meu palpiete tb, a uns 2 anos uso coroa da CB 500 , sei que o passo é diferente da corrente, até agora não surgiu nenhum sernão, e no evento da rocam do ano passado, reparei que a 120 km em relação as outras galos a minha andava com 1.000 rpms a menos. portanto aconcelho . podem usar corrente e pinhão original e coroa da cb 500, ( rodei mais ou menos 6.000 kms dessa forma )


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor odair » 26 Ago 2008 22:50

Luiz Carlos escreveu:"Test-drive" completo. he he
Acabei por instalar o pinhão de 18 dentes e fui dar uma voltinha na Anhanguera. Putz......ficou ainda melhor do que com a coroa da CBR 1000F que equivale ao pinhão de 17 dentes. P/ todos os efeitos, acabei comprando os dois, (17D e 18D) ja que o preço é bem em conta. R$ 30,00 cada um.


Fala Luiz! :D
Você usou o pimhão de 18 com a coroa de 45 ou 42 dentes?
O pinhão coube sem problemas?
Precisou mexer na corrente?
A coroa da cbr é da mesma largura que a coroa da galo?
Chegou a testar velocidade final?
Abração!


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor nelson moreira » 27 Ago 2008 14:00

Luiz muito bom, só que na epóca eu não conseguir achar esse pinhão, inclusive na Corcopim , eles me disseram que desconhecia, por esse motivo optei pela coroa da CB 500, e tiver que tirar 2 elos. Posta para nós onde você comprou o pinhão.
o que vc achou melhor o de 17 ou 18 dentes ? (com a coroa 45 ) e com a coroa 40 já fez teste com outro pinhão. hehehehe (mestre Xerife)


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor odair » 27 Ago 2008 21:44

Luiz Carlos escreveu:Olá Odair, tá sumido, heim !!!

Sim, estou usando o pinhão de 18D + coroa de 45D que equivalem ao conjunto do pinhão de 16D (original) + coroa de 40D, (CB 500) como é o caso do nosso amigo Nelson Moreira. A vantagem é que c/ o pinhão de 18D o custo da mudança é menor, (R$ 30,00) a substituição é bem mais fácil e rápida, a corrente não precisa ser cortada, pelo contrário........ela até vai demorar mais tempo p/ chegar na última regulagem e estes ainda formam um "trio" perfeito, ou seja, pinhão+coroa+corrente, tudo no mesmo padrão......sem diferença de espessura.

É isso aí........tô curtindo bastante. he he

Se eu soubesse que existia esse pinhão de 18D, já teria substituído o original há muito tempo. he he

Quanto à velocidade final, ainda não posso dizer muita coisa porque andei pouco. Só sei que quando eu "espetei" a 6ª marcha, o velocímetro já estava acusando 170 km/h e senti que o motor continuava "cheio". Não sei não, heim.........., mas acho que o ponteiro do velocímetro deve dar umas duas voltas. rsrs

NB: Se vc optar pelo pinhão de 17D (XX) + coroa 45D (galo), vc terá uma redução equivalente ao conjunto "Pinhão 16D (galo) + coroa 42D (CBR1000F)." que também ficou muito bom, na minha opinião.


É estou meio ocupado no trabalho pra variar!
Mais uma pergunta, a coroa da cbr é da mesma espessura da galo?
Valeu pelas dicas!
Abração! :D


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 29 Ago 2008 01:49

E ai Luiz Carlos Tudo Blz,

Então eu estava certo com o comentário que postei da minha relação e é isso mesmo, minha galo, o pinhão 18D e coroa 45D.
Agora vc como é muito xereta (Brincadeira), já matou a charada para todos.
Obs: Observei os catalogos da Indy e da For, o pinhão é diferente mesmo, indy pinhão 16D e for 18D, Olha bosta, assim deixa agente doido.

O Parada teve maior trabalho de mecher na relação dele, e poderia resolver fácil.. fácil...

Relação das nossas Galos igual da CB 500
CBX 750 Pinhão 18D e Coroa 45D = 2,500
CB 500 Pinhão 16D e Coroa 40D = 2,500


Abraços a Todos.


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Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Parada » 29 Ago 2008 05:31

Aurélio, no meu caso é diferente pois coloquei a roda da cbr 1000 (aro 17) e na frente a da cbr 450sr (aro 17)......ao diminuir a roda traseira, a relação original da galo fica muito curta, mas muito curta mesmo.....a 110 e 120 dava impressão que a moto estava esgoelada, pedindo uma 7ª marcha, e isso provavelmete danificaria o motor, por isso fiz essa substituição, que pra mim foi muito favorável....perdi um pouco nas arrancadas, mas, em compensação poupo o motor e aumento minha velocidade de cruzeiro, pois ha uma economia de uns 700 giros em comparação a relação com as rodas originais, sacou???hehehe Só pra vc ter idéia, rodando a 140 e 150 ainda estou a 5.500 giros. Mas isso é só no meu caso e no caso de quem fez TL, com as rodas originais são outros 500!!!!hehehe

Abs


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