Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

HÃ ? A BANDIDA AGORA É CARIOCA ? O Trabalho - Ep.9 (pg.30)

Causos, contos, relatos de viagens e até histórias verídicas de donos e ex-donos de CBXs.
Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 24 Jan 2008 14:53

ooooooooooo classe desunida hein, para de ciumes
chefe, e só chamar que vamos invadir o calabouço.
ps: na invasão sou eu e joel.
hehehehehehred.
abraçosssssssssss

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 24 Jan 2008 18:53

Francisco RJ escreveu:

Mas vamos à polêmica.
Bem, se essa rosca foi refeita, então o torneiro que fez o serviço é muito bom, porque ele tomou o cuidado de refazer a rosca de maneira que ela fosse vazada, com o objetivo de proporcionar a passagem do óleo por ali.

Vc vai entender o que estou dizendo quando olhar a imagem abaixo; é a mesma foto (última), só que em melhor definição e recortada, para ser bem objetivo... dá uma olhada na rosca logo de frente, que vc observará que ela é vazada... dá pra ver inclusive o outro lado, através dos dois elos frontais da rosca, se destacando pela cor prateada.

Alex....
Desculpe o pitaco mas é o seguinte:
Em primeiro lugar, certamente o carter da sua moto, teve a rosca espanada em alguma ocasião, por alguém que não acredita em torque máximo.

Normalmente isso ocorre quando ao invéz de trocar a arruela de vedação, que deve ser trocada a cada 3 ou 4 trocas de óleo, já que são de aluminio macio para dar vedação e por conseguinte desgastam facilmente, apresentando vazamentos, o cara vai apertando cada vez mais o parafuso para compensar, até que espana a rosca que é de um material bem mais mole do que o do parafuso.

Essa rosca que esta aparecendo e uma peça bastante comum em lojas de autopeças e é popularmente conhecida como sobre rosca.
Ela existe com diversas medidas e comprimentos, desde parafusos bem pequenos até bem grandes. Por exemplo, ela é bastante utilizada quando se espana roscas de blocos de motores, parafusos prisioneiros de carburadores, rodas e por aí vai, especialmente quando o material que vai alojar os parafusos é de algum tipo de liga como é o caso do carter....

Ela não foi feita por nenhum torneiro. O mecânico que a colocou simplesmente, e provavelmente por não conhecer a espessura e a construção do carter, utilizou uma com comprimento errado.
Provavelmente ela foi colocada sem fazer o que você fez, retirar o carter.

Como o parafuso do carter é seguidamente retirado, quem projetou a tampa do cartes, se preocupou com isso e fez uma rosca bastante longa para compensar o desgaste do manuseio e inteligentemente fez aquele entalhe para que o óleo escoe totalmente.

Outro fato é que ela não é vasada, ela é assim mesmo, ela é mais ou menos igual a uma mola.
Por isso quando você for dar o aperto no parafuso do carter aquela folga é comprimida e desapareçe completamente.

O ideal para que não fique aquele falado depósito de óleo e ou retirar aquela rosca (existe uma ferramenta especial para retirar e colocar) e colocar uma de mesmo diâmetro, porém mais curta ou o mais correto... Refazer a rosca do carter com uma medida um pouco maior, que por incrivel que pareça é mais fácil do que colocar essa sobre rosca e o trabalho fica muito mais garantido até porque essa peça é utilizada para fixar parafusos de pouco manuseio pois ela tende a se expandir e seguidamente se partir , e os pedaços ficam soltos dentro do carter, o que não é bom.

Se por acaso, você resolver refazer a rosca, com um pouco de cuidado nem é preciso retirar novamente a tampa do carter. Basta utilizar, na sequência, os 3 machos padrão do tipo de rosca escolhida, se preocupando em colocar graxa nos machos para que as limalhas fiquem grudadas nele e possam ser retiradas. No entanto o melhor mesmo e retirar a tampa do carter....

Eu trabalhei nessa área de manutenção de máquinas e equipamentos e utilizei essa peça muitas e muitas vezes....OK

Espero ter ajudado....
Abraço

Ricardo750
Moderador
Moderador

Mensagempor Ricardo750 » 24 Jan 2008 21:13

Ótima explicação, isso que é conhecimento, mas acho que o lance da "rosca" vazada é com o Francisco. hehehe
Se bem que a do AlexRed...... hahahahahahahah

deculpem, não resisti....

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 24 Jan 2008 21:25

Véio Mussa escreveu:
...Refazer a rosca do carter com uma medida um pouco maior, que por incrivel que pareça é mais fácil do que colocar essa sobre rosca e o trabalho fica muito mais garantido até porque essa peça é utilizada para fixar parafusos de pouco manuseio pois ela tende a se expandir e seguidamente se partir , e os pedaços ficam soltos dentro do carter, o que não é bom.

Se por acaso, você resolver refazer a rosca, com um pouco de cuidado nem é preciso retirar novamente a tampa do carter. Basta utilizar, na sequência, os 3 machos padrão do tipo de rosca escolhida, se preocupando em colocar graxa nos machos para que as limalhas fiquem grudadas nele e possam ser retiradas. No entanto o melhor mesmo e retirar a tampa do carter....

Eu trabalhei nessa área de manutenção de máquinas e equipamentos e utilizei essa peça muitas e muitas vezes....OK

Espero ter ajudado....
Abraço

Hummm... ajudou sim... vou mandar fazer, pq conhecimento técnico-profissional para a execução disso, eu não tenho... gostei. Valeu Mussa ! nada como alguém que sabe as informações precisas... por isso que esse fórum é porreta.

Ah, e não sou o Alex... esse é o da galo Red grená, que fica passando clara de ovo na pintura, pra ficar brilhando igual a pão doce... eu sou o Francisco, ok ? :wink: fica tranquilo pois compreendo esses problemas de memória, causados pela idade ! hehehehehehe...

Abçs.
Editado pela última vez por Francisco RJ em 24 Jan 2008 21:34, em um total de 1 vez.

CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 24 Jan 2008 21:26

Ricardo750 escreveu:Ótima explicação, isso que é conhecimento, mas acho que o lance da "rosca" vazada é com o Francisco. hehehe

Ah vão pra lá! Já descambaram o tópico de novo.... :mrgreen:
Pelo visto esse aqui vai concorrer c/o "Agora" no quesito DESCAMBO!
Ow comedia... huehuehue

Saudações

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 24 Jan 2008 21:34

Ricardo750 escreveu:Ótima explicação, isso que é conhecimento, mas acho que o lance da "rosca" vazada é com o Francisco. hehehe

Depois que eu postei, foi que me liguei... "duvido que não haja sacanagem..." até que demorou ! hehehehehehe...

Mas Ricardo, o Alex Red é que entende bem desse assunto... sabe como é, moto vermelha igual sangue, rosca vazada... essas coisas combinam ! :twisted:

Abçs.

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 25 Jan 2008 08:29

como e bom ser amado, estou sempre na berlinda
fazer o que né, como é chato ser famoso, bom
sou do seguinte lema, falem mal , falem bem mas não esqueçam de mim.
agora vamos as considerações,bom vcs começaram:
bom veio musse, realmente a aposentadoria, esta
te fazendo mal, já tá trocando até os nomes pó.
ricardovil borboleta chefe,tá vendo mais um topico sério que vc começou a descambar , e quanto a rosca, fica tranquilo esta bem firme.
seu ceariba,pode esperar tua hora vai chegar, fica
só botando pilha né, aguarde.................
é vc chefe, entrando na onda desses malacabados, tá tranquilho, te pego na curva.
hehehehehehred 8) 8) 8) 8) 8)

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 25 Jan 2008 09:26

Francisco RJ escreveu:Ah, e não sou o Alex... esse é o da galo Red grená, que fica passando clara de ovo na pintura, pra ficar brilhando igual a pão doce... eu sou o Francisco, ok ? :wink: fica tranquilo pois compreendo esses problemas de memória, causados pela idade ! hehehehehehe...

Abçs.

Vixxxeeeeee....não é que troquei os nomes mesmo!!!!!!!!
Desculpe aí...... mas as informações eu não troquei não, cheguei até a dar uma revisada, elas estão corretas.....
Aliás ultimamente eu ando aprontando cada rolo engraçado.....Na viagem que fiz ao Uruguay com meu filho, depois de andar 170 km naquelas retas intermináveis, fiz uma parada para esticar as pernas e perguntei ao meu filho porque ele não estava me acompanhando se eu poucas vezes passava de 100, 120 por hora.
Aí ele me disse....Pai o velocímetro da sua moto é em milhas, esqueceu???? Tá andando bem hoje heim???? Tá com pressa????
E aí junto com boas gargalhadas eu respondi.....
Mas bá tchê, não é que é mesmo!!!!!!.....por isso chegamos tão rápido aqui..... huahuahuahua
Coisas da idade....... huahuahuahua

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 25 Jan 2008 17:53

Excelentes os comentários de todos, técnicos e aproveitáveis, parabéns mesmo !!!!

PS.: e também aos "sacanas" que não perdem a oportunidade, desculpe aí Edson, mas ow! comédia . . . .

P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 25 Jan 2008 18:05

Bem com essas fotos acho que o Francisco não vai mais ter dúvidas. Para fazer um serviço de qualidade ele vai ter que soltar a rosca e refazer ela novamente para um parafuso de uma medida maior, se não me angano o original é M10, aí basta fazer para um parafuso M12....

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 25 Jan 2008 18:06

Muito bom Ricardin... mesmo sendo fotos de celular, dá pra ver bem. Tô providenciando a correção do problema.

Abçs.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 25 Jan 2008 18:33

Ricardo Miguel da Costa escreveu:
Véio Mussa escreveu:Bem com essas fotos acho que o Francisco não vai mais ter dúvidas. Para fazer um serviço de qualidade ele vai ter que soltar a rosca e refazer ela novamente para um parafuso de uma medida maior, se não me angano o original é M10, aí basta fazer para um parafuso M12....

Agora descambou de vez, ainda mais partindo de um moderador respeitável e formador de opinião.

É né, vou falar o que :?:

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 25 Jan 2008 18:49

Francisco.... A idéia do comentário não era nada disso, mas esse pessoal de mente poluida não perde tempo e não deixa passar nada.....he he he
So agora é que percebi a possível dupla interpretação do texto...vou ter mais cuidado daqui para frente.....
Mais uma dica.... se você resolver renovar a rosca, faça ela para que você possa utilizar o parafuso da CB 400 ou CB 450.
A minha também apresentou esse problema e o parafuso da 450 tem uma medida imediatamente maior que o da galo e é bem baratinho e fácil de conseguir em lojas de motopeças....Valeu
Editado pela última vez por Véio Mussa em 25 Jan 2008 19:00, em um total de 1 vez.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 25 Jan 2008 19:13

Véio Mussa escreveu:Francisco.... A idéia do comentário não era nada disso, mas esse pessoal de mente poluida não perde tempo e não deixa passar nada.....he he he
So agora é que percebi a possível dupla interpretação do texto...vou ter mais cuidado daqui para frente.....
Mais uma dica.... se você resolver renovar a rosca, faça ela para que você possa utilizar o parafuso da CB 400 ou CB 450.
A minha também apresentou esse problema e o parafuso da 450 tem uma medida imediatamente maior que o da galo e é bem baratinho e fácil de conseguir em lojas de motopeças....Valeu

Putz, óima dica essa do parafuso da CB ! demorou !

Qto a mente poluída do povo, isso já é normal, nem esquento, fica frio... quem fica zuando tb tem que ser zuado né ? é só engrenar a 6a marcha e curtir a "pilha" :wink:

Ricardo Miguel da Costa escreveu:
Véio Mussa escreveu:Francisco.... A idéia do comentário não era nada disso, mas esse pessoal de mente poluida não perde tempo e não deixa passar nada.....he he he
Mais uma dica.... se você resolver renovar a rosca :roll: , faça ela para que você possa utilizar o parafuso da CB 400 ou CB 450.

Agora quer renovar a rosca do Francisco hahahahahaha.

O problema é que a gente não tem Bunda de Titânio que nem uns e outros... para esses, o parafuso tem que ser à base de diamante... pq tudo já foi reformando mesmo, e só um material bem duro, bem contundente pra aguentar a pressão... né não, Ricardin ?

Hihihihihihihihiricardin...

Véio Mussa
El matador
El matador

Mensagempor Véio Mussa » 25 Jan 2008 19:13

O Ricardo....deixe de ser deitado cara.....eu aqui compenetrado em explicar detalhadamente ao Francisco o procedimento correto e você fica aí vendo tudo sob outra ótica......he he he

Mas falando sério.....ainda tem mais um detalhe...para renovar a rosca ele terá que utilizar um conjunto de 3 machos (o nome da ferramenta é esse mesmo), na sequência correta e cada um com uma medida diferente ainda mais que a rosca da tampa do carter está bastante espanada e para dificultar, apresenta um entalhe. Por isso todo cuidado é pouco, para evitar que as paredes quebrem....

Voltar para “Histórias e Viagens com a CBX”