Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

HÃ ? A BANDIDA AGORA É CARIOCA ? O Trabalho - Ep.9 (pg.30)

Causos, contos, relatos de viagens e até histórias verídicas de donos e ex-donos de CBXs.
Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 17:52

Retirando as mangueiras de óleo para o dreno do óleo no quadro e devida limpeza:

Lado esquerdo do motor

Imagem

Lado direito do motor

Imagem

Imagem

Só esqueci de tirar a foto do escoamento do óleo do lado esquerdo do quadro, mas a quantidade que sai é pouca mesmo, só que esse filete que sai é loooooongo (situação ídem a retirada do paraf. de dreno - já fiz tb), como a da foto acima.

CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 17:53

Desmontagem da tampa do cárter - afrouxando os parafusos em forma de "X"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E por aí vai.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 17:53

Todos os parafusos posicionados na ordem de rosqueamento, para que não hajam problemas na recolocação.

Diga-se de passagem, são 12 parafusos ao todo, sendo 10 iguais e os outros 2 sendo um de cada tamanho.

Imagem

Retirando a tampa do cárter - saiu com a maior facilidade, usei uma espátula de leve

Imagem

Tampa do cárter já arriada

Imagem

Agora, observem a quantidade de óleo ruim que estava retido no fundo do cárter, mas isso tem uma expicação (o parafuso de escoamento do óleo só foi recolocado quando vi essa quantidade de óleo acumulado, senão ia ficar uma verdadeira lambança) - aliás, fiquem atentos galeiros pois, acreditem, em todas as nossas motos acontece isso, e vou mostrar o motivo abaixo

Imagem

Imagem

Com a tampa do cárter já limpa com gasolina, observem a causa da retenção daquele óleo velho - atenção na rosca ao fundo da imagem

Imagem

Aproximando...

Imagem

E aqui está a causa: a rosca que retem o parafuso de dreno de óleo avança para dentro da tampa do cárter... sendo assim, quando se retira óleo pelo processo normal, nem todo o óleo velho sai, ficando sempre um acúmulo "represado", formando a famosa borra - bom, agora eu tenho certeza que meu sistema funcionará com um óleo bem mais limpo do que antes, após eu colocar o óleo novo...

Imagem

Visão do motor por baixo

Imagem

Imagem

Outra visão da tampa do cárter limpa

Imagem

Tampa do cárter, componentes, "pescador" e mangueiras perfeitamente limpas

Imagem

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 17:54

Silicone de boa qualidade (cinza), para assentar a nova junta na tampa

Imagem

Junta por cima do silicone

Imagem

Mais uma camada de silicone

Imagem

Peça recolocada no cárter

Imagem

Imagem

Constatei que um dos motivos do vazamento, era a utilização de silicone de baixa qualidade... tem coisas que são pura bobagem, fazer economia... R$ 15,00 ou R$ 20,00 podem fazer a diferença entre um motor vazando óleo ou não.

nelson moreira
Me chame de mestre
Me chame de mestre

Mensagempor nelson moreira » 23 Jan 2008 19:04

chico seu trabalho induscutivelmente é nota 750, mas a uns 6 meses tive que trocar a tampa do carter que trinquei quando apertei demais o bujão , mas só troquei a junta e nunca vasou, você chegou a olhar se sua tampa não estava empenada, uma vez que já tinha silicone.
abraço

DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 19:31

nelson moreira escreveu:chico seu trabalho induscutivelmente é nota 750, mas a uns 6 meses tive que trocar a tampa do carter que trinquei quando apertei demais o bujão , mas só troquei a junta e nunca vasou, você chegou a olhar se sua tampa não estava empenada, uma vez que já tinha silicone.
abraço

Nelson, vi no "olhômetro" e ñ estava empenada...pelo que pude constatar, o problema de vazamento foi do silicone de baixa qualidade mesmo e aperto insuficiente, tanto que o filete de óleo que escorria, saía exatamente "do silicone", entendeu ? a primeiro momento, só ficou um pouco difícil de se ver porque com a moto andando e o vento batendo, a tendência do óleo e se espalhar e com o passar do tempo, acumular fuligens, impedindo assim a visualização.
Dava pra ver pelo menos, que o vazamento vinha da lateral da tampa... daí, dei uma lavada no local (muito tempo antes de fazer esse serviço, que foi bem recente) e constatei o local exato - do silicone.

Abçs.
Editado pela última vez por Francisco RJ em 23 Jan 2008 19:45, em um total de 2 vezes.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 19:43

Ricardo Miguel da Costa escreveu:Boa tarde Francisco desculpe a minha intromissão.
Parabéns pelo trabalho , porem acredito que o material utilizado para fabricação das tampas não foi o mais adequado, deveria ser usado o POLICARBONATO compacto respeitado o índice de dilatação térmica do material, e com relação ao dreno do carter me parece que ja foi feito uma recuperação da rosca original e o torneiro não observou o escoamento previsto pelo fabricante perfeitamente visto no desenho da carcaça.
Espero com isto contribuir de alguma forma.
Um abraço.

Fala Ricardo...

Qto ao policarbonato, talvez vc tenha razão, mas temos que considerar outras varáveis, como por exemplo o silicone e as juntas; querendo ou não, elas impedem o contato direto do acrílico com o metal, formando uma camada protetora e que tb absorve parte do calor absorvido pelas superfícies de contato.

À título de curiosidade, o policarbonato é mais resistente que o acrílico, mas o acrílico é mais flexível que o policarbonato. A espessura que eu botei, nem tiro de 38 vaza.

Como disse outrora, é aguardar para ver o resultado.

Já qto ao local do dreno, é possível sim, mas te pergunto:
Vc já viu uma tampa do cárter de CBX 750F limpa e sem óleo, conforme a minha ? gostaria de ver outra.

Pq repare bem na foto, existe não só a rosca, como toda uma elevação da superfície do motor para dentro (cercando a rosca), dando a entender que isso fez parte o processo de usinagem do motor. A não ser que a fenda existente fosse para dentro da rosca também... mas aí, diminuiria a resistência ao aperto do parafuso.

Abçs.

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 23 Jan 2008 23:20

Muuuuuuuito interessante, Sr. Técnico em policarbonato... gostei ! apesar de que já tinha lido isso tudo, através de um link que o Sr. Engenheiro Eduardo NC me mandou, nesse próprio tópico, mensagens atrás.

Ah sim, um detalhe: vc esqueceu de mencionar que o policarbonato é usado também na fabricação de vidros de carros blindados... 8)

Pena que vc não me disse p*rra nenhuma disso quando conversamos sobre o assunto, lembra ? uma vez lá no Alto da Boa Vista (quando vc me disse que iria me conseguir uma chapa pequena de policarbonato) e outra por telefone... lembrou, Pedro Bó ? aí, como eu não ia ficar te perturbando por uma terceira vez com o mesmo assunto, resolvi não falar mais... e nessa época, o projeto ainda estava em desenvolvimento...

Mas, vou dizer como o Alex:
-"Sai pra lá ô seca pimenteira" !

Hehehehehehe...

Vai correr tudo bem, pensamento positivo ! e se não der, eu tenho um amigo, que é Técnico em Policarbonato (como se eu ñ soubesse que "ele" trabalha com isso a anos... "ele" mesmo me disse), que vai me ajudar a fazer o certo... certo ? :twisted:

Na boa, fica frio que não tô puto c/ o que vc escreveu... o Alex já tinha me ligado ! :wink:

Abçs.

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 24 Jan 2008 00:23

Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.
Afinal, vc ja ligou a moto? :mrgreen:
Como eu não sei mesmo e eu to aqui no forum pr a aprender eu vou perguntar.... Vi que vc nas fotos cita "drenar o óleo do quadro"... explica isso pra mim pois voei agora.... :mrgreen:

Mas vc sabe que ainda não é isso que eu estou ansioso pra ver funcionando na bandida neh seu cabra?????

Saudações

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 24 Jan 2008 01:30

edsonlima escreveu:Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.
Como eu não sei mesmo e eu to aqui no forum pr a aprender eu vou perguntar.... Vi que vc nas fotos cita "drenar o óleo do quadro"... explica isso pra mim pois voei agora.... :mrgreen:

Mas vc sabe que ainda não é isso que eu estou ansioso pra ver funcionando na bandida neh seu cabra?????

Saudações

Blz Ed ?

É o seguinte
A CBX 750F possui um sistema de lubrificação um pouco diferente do modelo tradicional (na época do lançamento dela isso era inovação), o óleo dela passa por aquele radiador que todo mundo conhece, e tb por um pequeno trajeto pela parte de baixo e lados do quadro, nas proximidades da frente e dos lados do motor... ou seja: o óleo sai do motor, circula por uma parte do quadro, vai para o radiador de óleo, do radiador de óleo volta por outra parte do quadro (lado oposto), e entra no motor novamente.

Porque isso ? tal medida ajuda no processo de arrefecimento, no "resfriamento do óleo", sem a necessidade da instalação de um radiador de óleo de maior porte. O mesmo princípio é usado nas Honda NX 400 Falcon.

Então, voltando ao assunto, além de drenarmos o óleo do motor periodicamente como prevê o manual, devemos tb drenar o óleo do quadro (tb previsto pelo manual), tendo em vista que fica um acúmulo de óleo velho quando escoamos o óleo pelo bujão do cárter.
Para o escoamento do óleo do quadro, existem dois parafusos específicos, um de cada lado do quadro (por onde circula o óleo indo e vindo). Só assim, consegue-se colocar um óleo novo diminuindo a contaminação com o óleo velho... digo diminuindo porque isso sempre haverá, por menor que seja, pois dentro do motor existem partes em que o óleo fica retido (tubos, "pescador", reservatórios dos tuchos hidráulicos, dentes de engragens...). É isso.

Qto ao outro assunto, tá complicado viu... tô quase fazendo uma reforma geral, ao invés de fabricar as peças que nunca exisiram ! hehehehehehe...

Abçs.

Alex Red
Administrador
Administrador
Moto Atual: Nenhuma
Contato:

Mensagempor Alex Red » 24 Jan 2008 08:31

edsonlima escreveu:Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.

Saudações

ele ainda não colocou a moto para funcionar, porque esta esperando
eu e joel para fazer isso.
hehehehehehred :wink:

Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Mensagempor Vitaum » 24 Jan 2008 08:57

Q beleza heim o Chiquinho.

Com essas fotos e essa aula dá até pra montar um manual de manutenção.
Parabéns pelo serviço.
Mas qto ao furo pro óleo drenar, estou com o Ricardo BT. Acho q essa rosca já foi refeita e deixaram a sobra. Tlvez se o original for igual, tenha algum furo desse lado da rosca pra drenar todo o óleo. Será?
[]s

Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 24 Jan 2008 09:04

Francisco RJ escreveu:

Saudações

Blz Ed ?

É o seguinte
A CBX 750F possui um sistema de lubrificação um pouco diferente do modelo tradicional (na época do lançamento dela isso era inovação), o óleo dela passa por aquele radiador que todo mundo conhece, e tb por um pequeno trajeto pela parte de baixo e lados do quadro, nas proximidades da frente e dos lados do motor... ou seja: o óleo sai do motor, circula por uma parte do quadro, vai para o radiador de óleo, do radiador de óleo volta por outra parte do quadro (lado oposto), e entra no motor novamente.

Porque isso ? tal medida ajuda no processo de arrefecimento, no "resfriamento do óleo", sem a necessidade da instalação de um radiador de óleo de maior porte. O mesmo princípio é usado nas Honda NX 400 Falcon.

Então, voltando ao assunto, além de drenarmos o óleo do motor periodicamente como prevê o manual, devemos tb drenar o óleo do quadro (tb previsto pelo manual), tendo em vista que fica um acúmulo de óleo velho quando escoamos o óleo pelo bujão do cárter.
Para o escoamento do óleo do quadro, existem dois parafusos específicos, um de cada lado do quadro (por onde circula o óleo indo e vindo). Só assim, consegue-se colocar um óleo novo diminuindo a contaminação com o óleo velho... digo diminuindo porque isso sempre haverá, por menor que seja, pois dentro do motor existem partes em que o óleo fica retido (tubos, "pescador", reservatórios dos tuchos hidráulicos, dentes de engragens...). É isso.

Qto ao outro assunto, tá complicado viu... tô quase fazendo uma reforma geral, ao invés de fabricar as peças que nunca exisiram ! hehehehehehe...

Abçs.

Interessante isso. Não sabia que a Falcon tinha o mesmo sistema. Vou prestar atenção nisso pra ver como é...
Mais uma vez to aqui aprendendo mais sobre a CBX c/vcs!
Vlw msm!!!
Editado pela última vez por Edson Lima em 24 Jan 2008 09:09, em um total de 1 vez.

"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 24 Jan 2008 09:07

alex red moreira escreveu:

Saudações

Ow Alex, tu fica ai no forum só xarlando....
Ow Chicote, bota esses 2 ai pra trabalhar!!! Senão eles vão ficar sedentarios!! :mrgreen:

Saudações

Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Francisco RJ » 24 Jan 2008 13:27

Saudações

É praticamente isso mesmo... :wink:

Vitaum escreveu:Q beleza heim o Chiquinho.

Com essas fotos e essa aula dá até pra montar um manual de manutenção.
Parabéns pelo serviço.
Mas qto ao furo pro óleo drenar, estou com o Ricardo BT. Acho q essa rosca já foi refeita e deixaram a sobra. Tlvez se o original for igual, tenha algum furo desse lado da rosca pra drenar todo o óleo. Será?
[]s

Valeu Vitaum...

Mas vamos à polêmica.
Bem, se essa rosca foi refeita, então o torneiro que fez o serviço é muito bom, porque ele tomou o cuidado de refazer a rosca de maneira que ela fosse vazada, com o objetivo de proporcionar a passagem do óleo por ali.

Vc vai entender o que estou dizendo quando olhar a imagem abaixo; é a mesma foto (última), só que em melhor definição e recortada, para ser bem objetivo... dá uma olhada na rosca logo de frente, que vc observará que ela é vazada... dá pra ver inclusive o outro lado, através dos dois elos frontais da rosca, se destacando pela cor prateada. Veja:

De novo, a sequência para melhor compreensão, só que agora, com uma foto a mais, com boa definição, conforme foi tirada (3 megapixels)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O que eu acho que aconteceu para aquele óleo velho ficar represado, é que o acúmulo de fuligens e partículas metálicas provenientes do uso do motor (que é normal - o escoamento do óleo velho se encarrega de levar essa "sujeira") juntou na parte vazada e impediu o escoamento de modo correto, formando uma mini barreira. Como limpei tudo perfeitamente, com a maior paciência do mundo, agora não deve entupir mais.

edsonlima escreveu:
Francisco RJ escreveu:

Saudações

Blz Ed ?

É o seguinte

Abçs.

Interessante isso. Não sabia que a Falcon tinha o mesmo sistema. Vou prestar atenção nisso pra ver como é...
Mais uma vez to aqui aprendendo mais sobre a CBX c/vcs!
Vlw msm!!!

Inclusive Ed, observe que a posição da vareta de óleo da Falcon, fica no quadro... se não me engano, do lado direito, um pouco abaixo do tanque (se é que me lembro bem). E é por ali mesmo que se completa o óleo. Aí fica a pergunta:
- Porque a vareta de medição do óleo está no quadro ? deveria estar no motor...

A resposta vc agora já sabe.

edsonlima escreveu:

Saudações

Ow Alex, tu fica ai no forum só xarlando....
Ow Chicote, bota esses 2 ai pra trabalhar!!! Senão eles vão ficar sedentarios!! :mrgreen:

Saudações

O problema é que eles só querem saber de uma tal de Red (groselha) Grená, sabe... aí, não sobra tempo pros amigos... :twisted:

Abçs a todos.

Voltar para “Histórias e Viagens com a CBX”