alex red moreira escreveu:edsonlima escreveu:Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.
Afinal, vc ja ligou a moto?

Como eu não sei mesmo e eu to aqui no forum pr a aprender eu vou perguntar.... Vi que vc nas fotos cita "drenar o óleo do quadro"... explica isso pra mim pois voei agora....

Mas vc sabe que ainda não é isso que eu estou ansioso pra ver funcionando na bandida neh seu cabra?????
Saudações
ele ainda não colocou a moto para funcionar, porque esta esperando
eu e joel para fazer isso.
hehehehehehred

É praticamente isso mesmo...
Vitaum escreveu:Q beleza heim o Chiquinho.
Com essas fotos e essa aula dá até pra montar um manual de manutenção.
Parabéns pelo serviço.
Mas qto ao furo pro óleo drenar, estou com o Ricardo BT. Acho q essa rosca já foi refeita e deixaram a sobra. Tlvez se o original for igual, tenha algum furo desse lado da rosca pra drenar todo o óleo. Será?
[]s
Valeu Vitaum...
Mas vamos à polêmica.
Bem, se essa rosca foi refeita, então o torneiro que fez o serviço é muito bom, porque ele tomou o cuidado de refazer a rosca de maneira que ela fosse vazada, com o objetivo de proporcionar a passagem do óleo por ali.
Vc vai entender o que estou dizendo quando olhar a imagem abaixo; é a mesma foto (última), só que em melhor definição e recortada, para ser bem objetivo... dá uma olhada na rosca logo de frente, que vc observará que ela é vazada... dá pra ver inclusive o outro lado, através dos dois elos frontais da rosca, se destacando pela cor prateada. Veja:
De novo, a sequência para melhor compreensão, só que agora, com uma foto a mais, com boa definição, conforme foi tirada (3 megapixels)

O que eu acho que aconteceu para aquele óleo velho ficar represado, é que o acúmulo de fuligens e partículas metálicas provenientes do uso do motor (que é normal - o escoamento do óleo velho se encarrega de levar essa "sujeira") juntou na parte vazada e impediu o escoamento de modo correto, formando uma mini barreira. Como limpei tudo perfeitamente, com a maior paciência do mundo, agora não deve entupir mais.
edsonlima escreveu:Francisco RJ escreveu:edsonlima escreveu:Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.

Como eu não sei mesmo e eu to aqui no forum pr a aprender eu vou perguntar.... Vi que vc nas fotos cita "drenar o óleo do quadro"... explica isso pra mim pois voei agora....

Mas vc sabe que ainda não é isso que eu estou ansioso pra ver funcionando na bandida neh seu cabra?????
Saudações
Blz Ed ?
É o seguinte
A CBX 750F possui um sistema de lubrificação um pouco diferente do modelo tradicional (na época do lançamento dela isso era inovação), o óleo dela passa por aquele radiador que todo mundo conhece, e tb por um pequeno trajeto pela parte de baixo e lados do quadro, nas proximidades da frente e dos lados do motor... ou seja: o óleo sai do motor, circula por uma parte do quadro, vai para o radiador de óleo, do radiador de óleo volta por outra parte do quadro (lado oposto), e entra no motor novamente.
Porque isso ? tal medida ajuda no processo de arrefecimento, no "resfriamento do óleo", sem a necessidade da instalação de um radiador de óleo de maior porte. O mesmo princípio é usado nas Honda NX 400 Falcon.
Então, voltando ao assunto, além de drenarmos o óleo do motor periodicamente como prevê o manual, devemos tb drenar o óleo do quadro (tb previsto pelo manual), tendo em vista que fica um acúmulo de óleo velho quando escoamos o óleo pelo bujão do cárter.
Para o escoamento do óleo do quadro, existem dois parafusos específicos, um de cada lado do quadro (por onde circula o óleo indo e vindo). Só assim, consegue-se colocar um óleo novo diminuindo a contaminação com o óleo velho... digo diminuindo porque isso sempre haverá, por menor que seja, pois dentro do motor existem partes em que o óleo fica retido (tubos, "pescador", reservatórios dos tuchos hidráulicos, dentes de engragens...). É isso.
Qto ao outro assunto, tá complicado viu... tô quase fazendo uma reforma geral, ao invés de fabricar as peças que nunca exisiram ! hehehehehehe...
Abçs.
Interessante isso. Não sabia que a Falcon tinha o mesmo sistema. Vou prestar atenção nisso pra ver como é...
Mais uma vez to aqui aprendendo mais sobre a CBX c/vcs!
Vlw msm!!!
Inclusive Ed, observe que a posição da vareta de óleo da Falcon, fica no quadro... se não me engano, do lado direito, um pouco abaixo do tanque (se é que me lembro bem). E é por ali mesmo que se completa o óleo. Aí fica a pergunta:
- Porque a vareta de medição do óleo está no quadro ? deveria estar no motor...
A resposta vc agora já sabe.
edsonlima escreveu:alex red moreira escreveu:edsonlima escreveu:Belo trabalho Chicote! Ainda não vi todas as fotos (Net discada é florida) + vc ta de parabens pelo cuidado e dedicação.

Saudações
ele ainda não colocou a moto para funcionar, porque esta esperando
eu e joel para fazer isso.
hehehehehehred

Ow Alex, tu fica ai no forum só xarlando....
Ow Chicote, bota esses 2 ai pra trabalhar!!! Senão eles vão ficar sedentarios!!

Saudações
O problema é que eles só querem saber de uma tal de
Red (groselha) Grená, sabe... aí, não sobra tempo pros amigos...
Abçs a todos.
CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.