Site da SSP-SP
http://www.ssp.sp.gov.br/home/noticia.a ... icia=12436
Passeio de motocicleta comemora aniversário da Rocam e do Pelotão de Escolta
Terça-Feira, 30 de Outubro de 2007
A Polícia Militar promove o 7º Passeio Motociclístico, no dia 10 de novembro, em comemoração aos 60 anos do Pelotão de Escolta e aos 25 anos da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta). A saída será às 10h da sede do 2º Batalhão de Choque, em São Paulo, localizado na Rua Jorge Miranda, 367, na Luz. O destino é o Parque Ecológico Emílio José Salim, na cidade de Campinas, a 95 quilômetros da Capital. A chegada está prevista para às 13h.
Colaboram com a PM, para a divulgação do evento, a Federação dos Motoclubes de São Paulo, que conta com 78 entidades afiliadas, e a rádio Kiss FM. Em Campinas, os participantes contarão com uma praça de alimentação e uma feira de assessórios para motociclistas, além de apresentações de bandas e de um grupo que realiza acrobacias com motocicletas.
O passeio é realizado anualmente desde 2000, quando 800 motos foram inscritas. De lá para cá, o número aumentou. No ano passado, segundo os cálculos da organização do evento, foi registrada a participação de cerca de 5.500 pessoas, com 4.500 motocicletas. Foram arrecadadas ainda quatro toneladas e meia de alimentos. Para este ano são esperadas pelo menos cinco mil pessoas.
Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição na sede do batalhão e colaborar com 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades beneficentes. Maiores informações no telefone 3228-0388 ramal 1313.
ROCAM e Pelotão de Escolta
A ROCAM foi criada no dia 5 de novembro de 1982 e sua finalidade é patrulhar os principais corredores de trânsito em São Paulo. O grupo faz parte do 2º Batalhão de Choque e seu efetivo conta com 186 homens e 89 motos.
Já o Pelotão de Escolta, que atualmente faz parte da ROCAM, foi instituído no dia 30 de outubro de 1947 e era destinado, inicialmente, a fazer a escolta pessoal de qualquer autoridade em visita oficial ao Estado de São Paulo. Ele conta com 20 motos Harley Davidson.
“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”