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TL Pronta - Fotos na pagina 4
Enviado: 27 Set 2011 10:48
por FabricioCambu
Olá pessoal!
Depois de estudar um pouco bem quietinho aqui no fórum, chegou a hora de finalmente partir pra montagem da minha TL.
Já reuní a maior parte das peças e agora gostaria de alguns conselhos dos mais experientes aqui da casa.
Vendi a minha linda roda da CBR 1000 Rr 2007 (a coroa ficava gigantescamente desalinhada) e comprei uma de hornet 2007 que combina e é fácil de adaptar.

Não reparem que a roda está colocada ao contrário, foi na pressa pra bater a foto...
Vou usar o eixo da galo mesmo, ja tirei os rolamentos da roda pra trocar e vou comprar em seguida os retentores (depende da medida dos espaçadores). O contrachoque vai ser o da CB450.

Falei com o Prea750 e ele me deu a dica de usar os espaçadores originais da galo. No lado do contrachoque servem como são, e no lado do freio tem q diminuir um pouco um deles, caso fosse usar a pinça da CB500. Mas vou usar a pinça e suporte da CBR1000rr 2007.

Então a minha grande dúvida é para alinhar a roda!!!
Na minha teoria, se o Prea750 alinhou a dele mantendo os espaçadores originais no lado do contrachoque, eu posso fazer igual e só adaptar os espaçadores do lado da pinça, de acordo com as medidas do suporte dela. Mas tenho medo de não alinhar corretamente, por isso gostaria que o pessoal mais experiente palpitasse aqui. Aí a gente chega num consenso e eu não faço besteira =)
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 27 Set 2011 10:52
por FabricioCambu
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 27 Set 2011 21:42
por alessandro
Blz Fabricio !
Parece que teremos outra TL bem feita. Boa sorte na empreitada !!
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 27 Set 2011 23:23
por Véio Mussa
Não entendo nada disso, mas na minha opinião o que interessa mesmo é o perfeito alinhamento entre as rodas dianteira e traseira e entre a coroa e o pinhão...o resto pode adaptar a vontade que não deve causar problemas...
Abraço
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 08:06
por FabricioCambu
Bom dia!
Ai que tah Veio Mussa, esse perfeito alinhamento que queria saber se a galera tem alguma receitinha pra. Nao errar.
Alessandro, valeu a força, vou me esforçar pra montar uma moto digna de orgulho aqui pros galeiros. A verdade eh que esse forum ja me ajudou bastante em pequenos reparos e eh inspiração pra por a mão na massa.
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 09:12
por Hudson
blz meu amigo a moto vai ficar show,ve se parece em floripa para dar um role conosco,vai te encontro aqui em outubro o pessoal de joinville vai vir em peso,se quiser me ligar pra combinar algo 048 32584099 abraços!
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 10:12
por FabricioCambu
Espero que consiga ir sim. A moto tá parada, comprei a bateria nova, mas me nego a colocar enquanto não trocar o chicote inteiro. Já encomendei na Top Motos Davi - RS. Mas o prazo é de 30 dias

Mas a minha meta é colocar ela a rodar filézinho em 2 meses!!!
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 10:40
por Véio Mussa
FabricioCambu escreveu:Bom dia!
Ai que tah Veio Mussa, esse perfeito alinhamento que queria saber se a galera tem alguma receitinha pra. Nao errar.
Fabricio...
Como já disse não entendo muito do assunto e a única transformação para TL que acompanhei de perto foi a do tópico
viewtopic.php?f=9&t=5114&start=105&st=0&sk=t&sd=a , mas aí o processo foi outro, onde uma nova roda exclusiva foi usinada em equipamentos de precisão utilisando o cubo original...essa, com certeza absoluta ficou com o alinhamento 100% original...
Mas no seu caso acho que o caminho mais fácil é, com a roda original montada na moto, tirar as medidas da distância entre a coroa e o braço esquerdo da balança e do centro da roda até o braço esquerdo da balança...qualquer medida diferente significará coroa/pinhão desalinhados ou roda dianteira/traseira desalinhadas, mesmo que seja pouco... a partir de então, caso necessário, fazer as adaptações na nova roda para que a coroa e o centro dela fiquem nas mesmas posições e, finalmente ajustar as buchas de encosto e o suporte da pinça, modificações estas que não irão afetar em nada o alinhamento...
No final, o somatório das medidas das buchas de encosto,do cubo da nova roda e do suporte da pinça, terá que ser o mesmo que o do conjunto original...
PS: Acho até que para tirar medidas mais exatas o ideal é que a roda original traseira esteja montada e apertada na balança, visto que ao desmontar a roda, a balança sempre tende a abrir um pouco e provavelmente foi projetada assim para facilitar a montagem da roda...
Abraço
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 18:54
por veneno
FabricioCambu escreveu:Espero que consiga ir sim. A moto tá parada, comprei a bateria nova, mas me nego a colocar enquanto não trocar o chicote inteiro. Já encomendei na Top Motos Davi - RS. Mas o prazo é de 30 dias

Mas a minha meta é colocar ela a rodar filézinho em 2 meses!!!
Amigo, peça para eles te enviarem pela rodoviária da cidade vizinha de São Leopoldo, pergunte ao Hudson, enviei pra ele um pneu ontem, chegou hoje lá... Qualquer coisa me mande MP, essa loja fica a 1km aqui de casa. Abraço!!!
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 28 Set 2011 22:32
por hatotal
Oi FabricioCambu em primeiro lugar se eu estou certo vc esta usando um paquímetro de plastico, se for o casa não confie nas medidas do mesmo.
Em segundo lugar o alinhamento da coroa com o pinhão não tem mistério monte a balança e a roda no lugar e com este espaçador e faça uma verificação visualmente de como esta se comportando a corrente ao rodar lentamente a roda, com paciência e bom censo vc consegue fazer este alinhamento.
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 29 Set 2011 10:09
por FabricioCambu
Valeu Veneno, o pessoal da Top Motos não tem a pronta entrega, mas encomendaram e toda semana eu fico no pé deles hehehe.
E Hatotal, tem razão, to usando um paquimentro do 1,99 preciso comprar um confiável.
Ontem coloquei os rolamentos e guarda pó nas duas rodas, e montei com os espaçadores pra ver como fica. Amanhã vou atras de pneus pra ela. Acho que vou de 160 mesmo, que me dá bem menos trabalho, mas vou levar a roda completa e tentar um 170 pelo menos.
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 29 Set 2011 10:25
por FabricioCambu
Falando em medições,
ontem coloquei as duas rodas traseiras montadas lado a lado e medi do espaçador até a coroa.
A impressão que eu tive é que na roda original tinha 21mm nesse espaço e na adaptada, com suporte da coroa de cb450 tinha 23mm. Eh pouca coisa, se for problema eu levo no torno pra desgastar 2mm.
Depois medí do centro da roda até a coroa,
e aí sim, deu uma diferença de 5mm. Ou seja, olhando de tras da moto, se eu alinhar a roda da hornet pela coroa, perfeitamente na mesma posição da original galo, o centro do pneu vai estar 5mm mais a direita do que o centro do pneu original! Refiz as medições várias vezes até me convencer.
Nesse caso, só o fato de saber que tem desalinhamento incomoda! Vou me preocupar primeiro em alinhar as coroas perfeitamente. Depois se for o caso eu trabalho nas borrachinhas do contrachoque, é facil tirar 5mm alí e daí passo a me preocupar com o suporte da pinça de freio

Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 29 Set 2011 11:47
por Véio Mussa
É isso aí Fabricio...tô gostando de ver...realmente, na minha opinião, o principal é o alinhamento cora/pinhão.
Quanto as rodas, 5mm de desalinhamento entre as rodas dianteira e traseira, que parece pouco, é sinônimo de tendência da moto inclinar para um lado e de desgaste irregular de pneus ...
Eu até vou dar um chute aqui...se você montasse essa roda traseira com o centro 5mm para a direita e desse uma volta sentando normalmente do banco, ao tirar as mão do guidão, a moto tenderia a inclinar sozinha para a esquerda. Com isso, para compensar essa tendência e manter a trajetória normal, você estaria aplicando instintivamente um contra-esterço no punho direito o tempo todo, causando desgaste maior do lado direito do pneu dianteiro...sem falar no desgaste do pneu trazeiro e da sensação e diferença de peso ao fazer uma curva para a direita...
Muita teoria né...pois é, mas é assim que uma moto fica realmente boa de rodar ou mais ou menos...os engenheiros e pilotos de teste da Honda e os de todas as outras marcas que o digam....hehehe
Abraço
Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 29 Set 2011 12:53
por hatotal
Olha tem diferença sim entre o 160 para o 180 é claro mas é muito pouca, eu antes de vender minha Galo coloquei minha Bandit 650 com 160 ao lado da minha Galo com 180.

Re: Montando minha TL (fotos) - ajuda é bem vinda :)
Enviado: 07 Out 2011 16:07
por Skid Vicious
Só vi agora este tópico!
Legal a empreitada em Fabricio. Vou ficar de olho aqui!
E olha, quando aos espaçadores, essa regra só deve faler caso não tenha aberto a balança, pq se abrir, ai meu amigo, não tem regra não, é uma medida para cada balança, nunca uma ficará igual a outra.
Na minha moto eu to usando a balança da CBR 1000F e do lado do contra-choque, deixei o espaçador original que veio no eixo da CBR 1000F também, alinhou 100% pinhão e coroa. Já do lado direito, tive que fazer um espaçador na medida necessária. Oq não sei dizer é se o meu espaçador esquerdo da CBR é do tamanho do original da Galo.