Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

urgente ajuda....Interruptor do Neutro

Dicas e informações sobre a parte elétrica, fárois, buzina, etc, da CBX750.
Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Re: urgente ajuda....Interruptor do Neutro

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 29 Dez 2009 14:40

Amigo Demétrio, Obrigado por sua resposta!!!!!!

E ainda bem que foi só a lâmpada, agora é só esquecer o susto de desembolsar R$ 300,00 no início do ano e rodar tranquilo, porém é como está descrito no Fórum, existindo o problema, não tens a necessidade de trocar a peça pois o conserto da original resolve bem o problema com um custo bastante diferenciado.

Aproveito também a oportunidade para agradecer-lhe pela saudação e desejar-lhe toda saude e alegria para 2010, com muita Paz e prosperidade para vc e sua família, que Deus abençoe vcs sempre!!!!

Um grande abraço,

Tim Maia :mrgreen:

Magia Negra 88 - Um sonho realizado!!!!

Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Contato:

Mensagempor Demétrio » 29 Dez 2009 14:55

Valeu Marcelão, abração e felicidades ae!!! Qualquer coisa, tamo a disposição do amigo!

CBX 750 Indy 93

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 29 Dez 2009 15:08

Grande Demétrio,

A recíproca é verdadeira, precisando de qualquer coisa aqui do Rio de Janeiro não exite em me falar OK!!!!!

Abs,

Tim Maia :lol:

flavio
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Contato:

Mensagempor flavio » 10 Jan 2010 18:28

pessoal, boa tarde

gostaria de dar a minha colaboração nesse tópico!

O interruptor da minha galo também deu problema, e a solução de reforçar a solda infelizmente não deu resultado.

Então , consultando esquema elétrico da galo, constatei que a finalidade do interruptor de neutro é apenas aterrar.
Como no momento não dá pra comprar a peça nova, fiz uma ligação com outro interruptor(comum) que instalei do lado direito da moto , de fácil acesso , para fazer as vezes do interruptor de neutro. Conclusão, resolvi o problema, sem falar que o interruptor adaptado funciona como uma chave geral. Gastei R$ 10,00, entre fio , conectores e interruptor.

É uma solução paliativa, porém eficiente e barata, principalmente para quem está com pouca grana.

Se alguém se interessar e quiser mais detalhes , estou a disposição, é só entrar em contato.

um abraço a todos

Flávio

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 11 Jan 2010 09:06

flavio escreveu:pessoal, boa tarde

gostaria de dar a minha colaboração nesse tópico!

O interruptor da minha galo também deu problema, e a solução de reforçar a solda infelizmente não deu resultado.

Então , consultando esquema elétrico da galo, constatei que a finalidade do interruptor de neutro é apenas aterrar.
Como no momento não dá pra comprar a peça nova, fiz uma ligação com outro interruptor(comum) que instalei do lado direito da moto , de fácil acesso , para fazer as vezes do interruptor de neutro. Conclusão, resolvi o problema, sem falar que o interruptor adaptado funciona como uma chave geral. Gastei R$ 10,00, entre fio , conectores e interruptor.

É uma solução paliativa, porém eficiente e barata, principalmente para quem está com pouca grana.

Se alguém se interessar e quiser mais detalhes , estou a disposição, é só entrar em contato.

um abraço a todos

Flávio

Olá Amigo Flávio, Tudo Bem?

Gostei de sua solução e me interessei, apenas por curiosidade, com sua solução.

Veja se entendí bem:

O interruoptur fica acionado diretamente, o tempo todo?

Vc tem que acionar manualmente quando para?

Que tipo de acionamento vc colocou para fazê-lo funciona?

Onde prendeu?

Espero que não repare meus questionamentos, mas temos que ter uma alternativa razoável para o caso de voltar acontecer o problema e não conseguir resolver da forma explicada anteriormente aqui no Fórum, diga-se de passagem já funcionou comigo conforme postagem anterior.

Um grande abraço para vc e parabéns pela criatividade!!!!!!

Tim Maia :lol: :lol: :lol:

flavio
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Contato:

Mensagempor flavio » 13 Jan 2010 21:49

prezado maia

Será um prazer esclarecer suas dúvidas.

o interruptor é do tipo simples , que se compra em qualquer auto-elétrica.
A fiação também deve ser da mesma bitola do original , um metro é mais que suficiente.
segue abaixo passo a passo da instalação:

1) certifique-se que o problema é realmente do interruptor do neutro. verifique se a lâmpada no painel está ok,se a fiação não está cortada ,se o fusível da ignição está ok. No meu caso, eu segui o raciocínio de que o interruptor da minha moto estava ruim, e ora funcionava e ora não. Então decidi substituí-lo.

O que eu fiz foi o seguinte: cortei os dois fios do interruptor ( sendo um é da luz do neutro e o outro é da luz do top ( vermelha) só que eu não sabia qual era um e qual era outro), coloquei a chave na ignição na posição on ( acendeu somente a luz vermelha), daí fiz contato dos fios, um por vez, com a carcaça do alternador e verifiquei qual dos fios acendia a luz verde,beleza .
2) faça uma emenda com conectores nesse fio da luz verde, e leve até o interruptor que vc comprou, do interruptor vc liga no neutro da bateria.

3) toda vez antes de ligar a moto , vc aciona o interruptor , e acende a luz verde no painel.
Ligada a moto, desligue o interruptor, ai é só alegria.

4) O meu interruptor eu fixei na lateral direita da moto, no parafuso que prende a carenagem lateral traseira , próximo do reservatório de óleo de freio. Fiz uma chapinha com dois furos, sendo um para o interruptor e o outro para prender a peça na galo. Assim , na posição sentado , eu tenho acesso fácil ao interruptor.

5) Esse sistema , quando desligado, não permite o funcionamento do motor de arranque,dificultando o roubo da moto, mesmo com ligação direta, malandro nenhum dá partida nessa moto.

6) Os inconvenientes são dois : vc fica sem a luz de neutro ( quando a moto está em neutro), e fica sem a luz do top. Para mim não significa nada, mas pode ser que outras pessoas dêem mais importância a esses itens.

Um abraço

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 14 Jan 2010 09:24

flavio escreveu:prezado maia

Será um prazer esclarecer suas dúvidas.

o interruptor é do tipo simples , que se compra em qualquer auto-elétrica.
A fiação também deve ser da mesma bitola do original , um metro é mais que suficiente.
segue abaixo passo a passo da instalação:

1) certifique-se que o problema é realmente do interruptor do neutro. verifique se a lâmpada no painel está ok,se a fiação não está cortada ,se o fusível da ignição está ok. No meu caso, eu segui o raciocínio de que o interruptor da minha moto estava ruim, e ora funcionava e ora não. Então decidi substituí-lo.

O que eu fiz foi o seguinte: cortei os dois fios do interruptor ( sendo um é da luz do neutro e o outro é da luz do top ( vermelha) só que eu não sabia qual era um e qual era outro), coloquei a chave na ignição na posição on ( acendeu somente a luz vermelha), daí fiz contato dos fios, um por vez, com a carcaça do alternador e verifiquei qual dos fios acendia a luz verde,beleza .
2) faça uma emenda com conectores nesse fio da luz verde, e leve até o interruptor que vc comprou, do interruptor vc liga no neutro da bateria.

3) toda vez antes de ligar a moto , vc aciona o interruptor , e acende a luz verde no painel.
Ligada a moto, desligue o interruptor, ai é só alegria.

4) O meu interruptor eu fixei na lateral direita da moto, no parafuso que prende a carenagem lateral traseira , próximo do reservatório de óleo de freio. Fiz uma chapinha com dois furos, sendo um para o interruptor e o outro para prender a peça na galo. Assim , na posição sentado , eu tenho acesso fácil ao interruptor.

5) Esse sistema , quando desligado, não permite o funcionamento do motor de arranque,dificultando o roubo da moto, mesmo com ligação direta, malandro nenhum dá partida nessa moto.

6) Os inconvenientes são dois : vc fica sem a luz de neutro ( quando a moto está em neutro), e fica sem a luz do top. Para mim não significa nada, mas pode ser que outras pessoas dêem mais importância a esses itens.

Um abraço

Amigo Flávio, Bom Dia!

Obrigado por sua resposta!!!!!!

Achei interessante o sistema que vc bolou, mas o problema continua, ou seja, ao passar pela posição do neutro ou 6ª marcha a luz continua apagada, não é?

Então, desculpe-me por minha ignorância, pois não entendo nada de parte elétrica, qual é a real função do interruptor alternativo que vc instalou?

Pelo que entendí ele está bem funcional e em local estratégico servindo como segredo anti-furto?

Parabéns pela criatividade e deixo aqui minha admiração pelo raciocínio inteligente e prático, que eu jamais conseguirira desenvolver!!!!!!!!

Um grande abraço para vc,

Tim Maia :lol:

flavio
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Contato:

Mensagempor flavio » 14 Jan 2010 23:32

Prezado maia

O meu problema era o seguinte: a partida elétrica só funcionava se a moto estivesse no neutro e com a luz verde do painel acesa ; com a moto no neutro e com a luz do painel apagada, não dava partida, ou seja,não tinha partida elétrica porque a função principal da luz de neutro é fechar o circuito , ou seja aterrar.

A função do interruptor de neutro é aterrar, e se não funciona, não aterra e se não aterra não tem partida elétrica.

Nessa situação achei mais prático fazer o aterramento manual para ligar a moto.

É muito simples.

um abraço

Flávio

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 15 Jan 2010 09:58

flavio escreveu:Prezado maia

O meu problema era o seguinte: a partida elétrica só funcionava se a moto estivesse no neutro e com a luz verde do painel acesa ; com a moto no neutro e com a luz do painel apagada, não dava partida, ou seja,não tinha partida elétrica porque a função principal da luz de neutro é fechar o circuito , ou seja aterrar.

A função do interruptor de neutro é aterrar, e se não funciona, não aterra e se não aterra não tem partida elétrica.

Nessa situação achei mais prático fazer o aterramento manual para ligar a moto.

É muito simples.

um abraço

Flávio

Grande Flávio, Bom Dia!!!!

Perfeitamente, agora entendí a função!!!!!!

Realmente fica bem mais razoável; desculpe minha ignorância e obrigado pelo esclarecimento!

Exatamente mais prático e funcional, de uma forma paleativa, do que desembolsar pelo menos R$ 360,00 que fora o valor que achei para a peça no modelo original!

Um grande Abraço para vc!!!!!!

Tim Maia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Giovanni Chioccola
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Moto Atual: gsxr1100w
Contato:

Mensagempor Giovanni Chioccola » 30 Mar 2010 10:43

MINHA GALO CONTINUA SEM AS LUZES DO NEUTRO E TOP, MAS NÃO INTERFERE EM NADA NO FUNCIONAMENTO DELA, É SÓ EFEITO ESTÉTICO, JÁ ACHEI O SENSOR ORIGINAL, NA HONDA POR R$. 230,00, SÓ TO ESPERANDO TEMPO($$$$$$$$$), PRA TROCAR.

HOLLY, SÓ ALEGRIA........
GSXR1100W, PURA ADRENALINA..............

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 30 Mar 2010 18:13

Giovanni Chioccola escreveu:MINHA GALO CONTINUA SEM AS LUZES DO NEUTRO E TOP, MAS NÃO INTERFERE EM NADA NO FUNCIONAMENTO DELA, É SÓ EFEITO ESTÉTICO, JÁ ACHEI O SENSOR ORIGINAL, NA HONDA POR R$. 230,00, SÓ TO ESPERANDO TEMPO($$$$$$$$$), PRA TROCAR.

Grande Giovanni, Beleza?

Apesar de apagadas as lâmpadas vc precisa acionar a embreagem para dar a partida ou ela aciona normalmente sem apertar a manete?

Abs,

Tim Maia

Giovanni Chioccola
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Giovanni Chioccola » 31 Mar 2010 10:57

Bom Dia,

Ela aciona normal, sem apertar o manete da embreagem, as vezes quando ela quer ela acende a luz do top, (azul), já testamos as lampadas e estão boas, por isso é o sensor mesmo. Já ouvi muito essa gambiarra de aumentar os contatos com solda mas não sei não, meu mecanico não faz, e eu não tenho lugar pra fazer esse serviço em casa.

abraço

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 31 Mar 2010 16:25

Giovanni Chioccola escreveu:Bom Dia,

Ela aciona normal, sem apertar o manete da embreagem, as vezes quando ela quer ela acende a luz do top, (azul), já testamos as lampadas e estão boas, por isso é o sensor mesmo. Já ouvi muito essa gambiarra de aumentar os contatos com solda mas não sei não, meu mecanico não faz, e eu não tenho lugar pra fazer esse serviço em casa.

abraço

Grande Giovanni, Boa Tarde!!!

Não seria interessante tentar outro profissional que consiga por em prática a orientação aqui do fórum? Pois alguma pessoas, inclusive eu, já tentaram e tiveram êxito! Sem contar a economia bastante considerável!!!!!!

Outa coisa; sua luz de "TOP" acende em azul? a lampada é colorida ou mudou o acrílico do painel? pois as que conheço acendem em vermelho!!!

Um grande abraço para vc!!!!!

Tim Maia

Giovanni Chioccola
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Giovanni Chioccola » 01 Abr 2010 11:01

Grande Tim, na minha holly, a luz do top (6a marcha) é azul, aqui em Sampa não conheço mais ninguem que faça o serviço, que seria bem mais economico, mas enfim, peça nova é peça nova....... só falta o dim dim.

abraço

Marcelo Tim Maia
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor Marcelo Tim Maia » 01 Abr 2010 19:41

Giovanni Chioccola escreveu:Grande Tim, na minha holly, a luz do top (6a marcha) é azul, aqui em Sampa não conheço mais ninguem que faça o serviço, que seria bem mais economico, mas enfim, peça nova é peça nova....... só falta o dim dim.

abraço

Valeu Giovanni,

Guando fizer a istalação da peça nova poste aqui no fórum o resultado!!!!! se deu trabalho ou não!!!!!

Precisando de algo aqui do Rio é só falar!!!!!

Um grande abraço para vc e boa sorte!!!!!

Tim Maia ;<

Voltar para “Parte Elétrica”