Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:
https://www.facebook.com/setegalo.com.br
COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,RESOLVIDO !!!!!
- Véio Mussa
- El matador
Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,SOCORRO!!!
PBJR...
Qual sua moto afinal???
Isso pra que eu possa tentar dar um chute com um pouco mais de embasamento...hehehe
Qual sua moto afinal???
Isso pra que eu possa tentar dar um chute com um pouco mais de embasamento...hehehe
- PBJR
- Já sei tudo de moto
Véio Mussa escreveu:PBJR...
Qual sua moto afinal???
Oi Véio Mussa,
A minha moto é uma GALO 1988 (Magia Negra)

(PBJR) = Paulo
CB 400 81 (Japonesa) - Minha 1ª paixão. Tô "casado" há 20 anos com ela.
CBX 750 F 88 (Magia Negra) - Essa é um sonho! Realizado recentemente.
- Véio Mussa
- El matador
PBJR...
Tava aqui queimando alguns neurônios em cima do esquema da sua moto e depois dos testes que você já fez, da pra chutar um problema pouco comum mas que pode ocasionar a queima do fusível...
Vamos lá...
Se por algum motivo o seu interruptor de partida estiver com problemas (ficar digamos colado), ou seja, se depois que a moto pegar, ele ainda estiver mandando corrente para a bobina do relé de partida, surge o caso de como funciona um indutor sem variação de corrente...
O relé de partida nada mais é do que um indutor entorno de um núcleo...se esse núcleo não estiver presente e a corrente continuar circulando pela bobina, a corrente sobe muito até virar praticamente um curto...isso causaria a queima do fusível...
Tô meio sem saco para tentar entender melhor como funciona o circuito que depois que o motor está funcionando, não permite que você, inadvertidamente, de partida na moto novamente (nunca tinha me preocupado com isso)...não sei se você já percebeu mas, com o motor funcionando, pode acionar o interruptor de partida que não acontece nada...você não consegue fazer o motor de partida girar como num carro...a princípio deve ser uma função ligada ao interuptor da embreagem ou ao interruptor do ponto morto...
Mas por enquanto, um defeito no interruptor de partida é uma boa dica para ser conferido...e quem sabe o Hudson já tenha matado a charada
Em resumo...você aciona o interruptor de partida, que alimenta a bobina do relé de partida, que fecha os contatos e aciona o motor de partida, que faz a parte mecânica da história e depois disso, continua circulando corrente pela bobina do rele de partida, a corrente sobe muito e o fúsivel queima depois de um tempo relativamente curto...
É meio complicado de entender, mas é mais ou menos por aí....hehehe
Faz tanto tempo que não olho para essa parete da galo que nem lembro direito de como são ligados os fios, mas acho que daria até para fazer um teste...logo após dar a partida, retirar rapidamente (se der tempo... hehehe) os fios que alimentam a bobina do relé de partida e ver se o fusível queima...
Tava aqui queimando alguns neurônios em cima do esquema da sua moto e depois dos testes que você já fez, da pra chutar um problema pouco comum mas que pode ocasionar a queima do fusível...
Vamos lá...
Se por algum motivo o seu interruptor de partida estiver com problemas (ficar digamos colado), ou seja, se depois que a moto pegar, ele ainda estiver mandando corrente para a bobina do relé de partida, surge o caso de como funciona um indutor sem variação de corrente...
O relé de partida nada mais é do que um indutor entorno de um núcleo...se esse núcleo não estiver presente e a corrente continuar circulando pela bobina, a corrente sobe muito até virar praticamente um curto...isso causaria a queima do fusível...
Tô meio sem saco para tentar entender melhor como funciona o circuito que depois que o motor está funcionando, não permite que você, inadvertidamente, de partida na moto novamente (nunca tinha me preocupado com isso)...não sei se você já percebeu mas, com o motor funcionando, pode acionar o interruptor de partida que não acontece nada...você não consegue fazer o motor de partida girar como num carro...a princípio deve ser uma função ligada ao interuptor da embreagem ou ao interruptor do ponto morto...
Mas por enquanto, um defeito no interruptor de partida é uma boa dica para ser conferido...e quem sabe o Hudson já tenha matado a charada
Em resumo...você aciona o interruptor de partida, que alimenta a bobina do relé de partida, que fecha os contatos e aciona o motor de partida, que faz a parte mecânica da história e depois disso, continua circulando corrente pela bobina do rele de partida, a corrente sobe muito e o fúsivel queima depois de um tempo relativamente curto...
Faz tanto tempo que não olho para essa parete da galo que nem lembro direito de como são ligados os fios, mas acho que daria até para fazer um teste...logo após dar a partida, retirar rapidamente (se der tempo... hehehe) os fios que alimentam a bobina do relé de partida e ver se o fusível queima...
- Rui Daniel Bedani
- Já faço as curvas deitado
Véio Mussa escreveu:PBJR...
Vamos lá...
FALA VÉIO,
CARA TENHO QUE TINHAR O CHAPÉU PELO SEU CONHECIMENTO GALOSO

VOCÊ QUER DIZER ENTÃO QUE PODE SER O RELE DE PARTIDA

MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
TODAS PAIXÕES QUE TIVE ATÉ AGORA.[/b]]
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
- PBJR
- Já sei tudo de moto
Véio Mussa escreveu:Faz tanto tempo que não olho para essa parete da galo que nem lembro direito de como são ligados os fios, mas acho que daria até para fazer um teste...logo após dar a partida, retirar rapidamente (se der tempo... hehehe) os fios que alimentam a bobina do relé de partida e ver se o fusível queima...
Beleza, Mussa,
Assim que chegar em casa vou fazer esse teste.
Acho que vai dar tempo porque leva uns 2 ou 3 minutos para queimar o "danado" do fuzível.
Hoje comprei mais uma sacola cheia deles para ficar testando.
E os vizinhos que ouçam o meu TORBAL instalado. hahahahahahahaha.
Talvez isso que está acontecendo seja um precursor para um "manual completo para testes" dos vários componentes que podem ocasionar a queima dos fusíveis principal (30A) e secundário (10A).
Mas acho que isso é porque ando lendo muito as postagens do Demétrio e a ziquizira tá passando pela tela do computador.

Brincadeiras a parte, depois que resolvermos esse "problemito" podemos discutir com os moderadores e/ou administradores para a criação de um tópico para o tal "manual".
(PBJR) = Paulo
- PBJR
- Já sei tudo de moto
Galeiros de plantão,
Os últimos testes, que foram sugeridos pelo Véio Mussa, eu fiz mas continuou a queimar o fusível de 10A (secundário).
Ontem, sábado (14/04/2012) eu e o meu "cuncunhado" fomos até Indaiatuba vizitar nosso amigo Danilemao (Daniel) e aproveitar para devolver o punho LD e o estator que ele nos emprestou e tantar convencê-lo de ir tomar umas com a gente.
Conversa vai, conversa vem, fomos berer sem o Daniel
. Ele estava cheio de coisas pra fazer com a reforma e ainda tinha um casamento pra ir
.
Mesmo ocupadaço, o Danilemao nos recebeu, parou tudo que estava fazendo e deu uma olhadinha na GALO.
No fim da conversa ele falou para levarmos o estator novamente e substiuir.
Hoje (domingo) fiz a substituição conforme o manual de serviços.
Liguei a GALO com faróis e lanternas apagados e depois acessos.
Funcionou o tempo todo sem queimar fusível algum, nem com todas as luzes acesas.
Não satisfeito com esse resultado positivo com a moto parada, abri o portão, tirei a Galosa pra fora e fui até a casa do Rui dando umas estilingadinhas
.
Não queimou nada!
Na volta pra casa, como o caminho é o mesmo para uma cidade vizinha (Morungaba) onde ocorrem concentrações de motociclistas aos fins de semana, dei uma esticada até lá e "enrolei o rocambole"
.
Fui e voltei sem nenhum problema.
O único problema foi aqueles caras das super bike encostando pra eu passar. hahahaha.
Acho que a "novela" acabou. Tô novo de novo!!!!
Como disse meu concunhado: "GAME OVER" pra novela.
Então, aos moderadores e/ou administradores, pelas palavras do autor do tópico (Rui Daniel Bedani) o título pode ser alterado para "RESOLVIDO" e pode ser trancado.
Agradecemos a todos pela atenção, dicas, sugestões e paciência. aprendemos muito com tudo.
Especial agradecimento ao nosso irmão do fórum Danilemao pela recepção em sua casa, por dispor de seu tempo e por ter emprestado suas peças tendo como garantia somente a confiança.
Abraço Galoroso a todos os Galeiros.
Os últimos testes, que foram sugeridos pelo Véio Mussa, eu fiz mas continuou a queimar o fusível de 10A (secundário).
Ontem, sábado (14/04/2012) eu e o meu "cuncunhado" fomos até Indaiatuba vizitar nosso amigo Danilemao (Daniel) e aproveitar para devolver o punho LD e o estator que ele nos emprestou e tantar convencê-lo de ir tomar umas com a gente.
Conversa vai, conversa vem, fomos berer sem o Daniel

Mesmo ocupadaço, o Danilemao nos recebeu, parou tudo que estava fazendo e deu uma olhadinha na GALO.
No fim da conversa ele falou para levarmos o estator novamente e substiuir.
Hoje (domingo) fiz a substituição conforme o manual de serviços.
Liguei a GALO com faróis e lanternas apagados e depois acessos.
Funcionou o tempo todo sem queimar fusível algum, nem com todas as luzes acesas.

Não satisfeito com esse resultado positivo com a moto parada, abri o portão, tirei a Galosa pra fora e fui até a casa do Rui dando umas estilingadinhas

Não queimou nada!

Na volta pra casa, como o caminho é o mesmo para uma cidade vizinha (Morungaba) onde ocorrem concentrações de motociclistas aos fins de semana, dei uma esticada até lá e "enrolei o rocambole"

Fui e voltei sem nenhum problema.
O único problema foi aqueles caras das super bike encostando pra eu passar. hahahaha.
Acho que a "novela" acabou. Tô novo de novo!!!!
Como disse meu concunhado: "GAME OVER" pra novela.
Então, aos moderadores e/ou administradores, pelas palavras do autor do tópico (Rui Daniel Bedani) o título pode ser alterado para "RESOLVIDO" e pode ser trancado.
Agradecemos a todos pela atenção, dicas, sugestões e paciência. aprendemos muito com tudo.
Especial agradecimento ao nosso irmão do fórum Danilemao pela recepção em sua casa, por dispor de seu tempo e por ter emprestado suas peças tendo como garantia somente a confiança.
Abraço Galoroso a todos os Galeiros.
(PBJR) = Paulo
- Véio Mussa
- El matador
Re: COMO TESTAR O GERADOR?QUEIMANDO FUSIVEIS,RESOLVIDO !!!!!
PBJR...
Maravilha que você tenha conseguido resolver o problema...parabéns....
Mas para que a gente aprenda um pouco mais, duas dúvidas:
-Qual o problema do estator afinal???
-Você tinha feito os testes iniciais do alternador conforme o maual???
Achei estranho o problema ser no estator e não ter acusado o defeito logo de cara nos testes ...
Abraço
Maravilha que você tenha conseguido resolver o problema...parabéns....
Mas para que a gente aprenda um pouco mais, duas dúvidas:
-Qual o problema do estator afinal???
-Você tinha feito os testes iniciais do alternador conforme o maual???
Achei estranho o problema ser no estator e não ter acusado o defeito logo de cara nos testes ...
Abraço
- PBJR
- Já sei tudo de moto
(desculpem-me. Editei a mensagem porque havia "citado" a postagem do Véio Mussa estando ele logo aí em cima. O que as regras do fórum solicitam que seja evitado)
Fala Mussa, blz?
Fiz os testes conforme o manual:

A questão é que fiz os testes com o motor frio. E com o motor funcionando estava carregando normal até a interrupção pela queima do fusível. Impossibilitando a percepção do defeito.
Quando tirei o estator e fiz uma análise minuciosa em seu corpo, percebi que os fios da bobina de campo (miolo) estavam tostados.
O defeito não apareceu antes porque era necessário o aquecimento desses fios com a carga que passava por eles para que a baixa isolação da "capa" tostada provocasse um quase curto circuito superaquecendo o sistema e consequentemente queimando o fusível de 10A que é justamente o fusível do fio preto.
Essa baixa isolação é mínima enquanto frio, mas à medida que aquece o gerador a baixa isolação aumenta fazendo com que a carga tome um caminho mais curto dentro do enrolamento da bobina de campo. (como a resistência de um chuveiro: se diminuir um pouco o seu comprimento, ela aquece mais)
A foto não está muito nítida, mas a seta mostra o local dos fios (eles correspondem ao fio branco e ao fio preto)
E dá pra ver que as capinhas estão destruidas. A capinha do fio à direita (correspondente ao fio branco) ainda está intacta mas também está tostada. E a capinha do fio da esquerda dá pra ver que até se soltou (essa corresponde ao fio preto).

Espero ter elucidado as questões.
E mais uma vez, muito orbigado Mussa. Se não fosse você e os outros Galeiros de corpo e alma aqui do fórum, inclusive meu concunhado que abriu o tópico, já teria desistido e deixado a "Magia Negra" nas mãos de algum mecânico aqui de Itatiba. Ainda bem que não caí nessa tentação e me livrei desse mau.rsrs
Valeu Mussa!!!!!!!
Fala Mussa, blz?

A questão é que fiz os testes com o motor frio. E com o motor funcionando estava carregando normal até a interrupção pela queima do fusível. Impossibilitando a percepção do defeito.
Quando tirei o estator e fiz uma análise minuciosa em seu corpo, percebi que os fios da bobina de campo (miolo) estavam tostados.
O defeito não apareceu antes porque era necessário o aquecimento desses fios com a carga que passava por eles para que a baixa isolação da "capa" tostada provocasse um quase curto circuito superaquecendo o sistema e consequentemente queimando o fusível de 10A que é justamente o fusível do fio preto.
Essa baixa isolação é mínima enquanto frio, mas à medida que aquece o gerador a baixa isolação aumenta fazendo com que a carga tome um caminho mais curto dentro do enrolamento da bobina de campo. (como a resistência de um chuveiro: se diminuir um pouco o seu comprimento, ela aquece mais)
A foto não está muito nítida, mas a seta mostra o local dos fios (eles correspondem ao fio branco e ao fio preto)
E dá pra ver que as capinhas estão destruidas. A capinha do fio à direita (correspondente ao fio branco) ainda está intacta mas também está tostada. E a capinha do fio da esquerda dá pra ver que até se soltou (essa corresponde ao fio preto).

E mais uma vez, muito orbigado Mussa. Se não fosse você e os outros Galeiros de corpo e alma aqui do fórum, inclusive meu concunhado que abriu o tópico, já teria desistido e deixado a "Magia Negra" nas mãos de algum mecânico aqui de Itatiba. Ainda bem que não caí nessa tentação e me livrei desse mau.rsrs
Valeu Mussa!!!!!!!
(PBJR) = Paulo
- danilemao
- Ninguém me segura
E ai PAulão...
Beleza ainda bem que resolveu.
Agora com relação ao sabado. E ai como sairam aqui de iNDAIA???
Trabalhamos até umas 5 da tarde em casa e depois só alegria, fui até a festa do casório (minha esposa não me esperou novamente para ir pra igreja (o Rui ja viu esse filme) mas dessa vez sem stress, pois estava trabalhando e ai mesmo com a garganta ruim tomei umas cervejas.
Na semana que vem tenho corrida em Interlagos novamente, mas no proximo FDS acho que estamos liberados.
Abraço a vc e aos amigos que apareceram em casa
Trabalhamos até umas 5 da tarde em casa e depois só alegria, fui até a festa do casório (minha esposa não me esperou novamente para ir pra igreja (o Rui ja viu esse filme) mas dessa vez sem stress, pois estava trabalhando e ai mesmo com a garganta ruim tomei umas cervejas.
Na semana que vem tenho corrida em Interlagos novamente, mas no proximo FDS acho que estamos liberados.
Galeiro solitario
- Véio Mussa
- El matador
PBJR escreveu:
Fala Mussa, blz?
Entendi e tem tudo a ver, massssss...
E os dois testes imediatamente anteriores,TESTE DE CORRENTE e TESTE DE SAÍDA DO ALTERNADOR??? ...você também tinha feito???
Note que no TESTE DE CORRENTE, a primeira observação é "Aqueça o motor"...(o motivo é exatamente para que problemas como o da sua moto possam aparecer)... falhas de isolamento, alterações de resistência, etc...
Foi por isso que eu achei estranho não acusar o defeito...
PS: Agora...se você tinha feito os testes na sequência, continuo achando estranho ...
De qualquer forma, vivendo e aprendendo...
Abraço
- PBJR
- Já sei tudo de moto
Bem lembrado Mussa,
Falhei aí: TESTE DE CORRENTE.
Como tinha que colocar o "meter" entre o circuito, deixei para depois e acabei esquecendo.
Por que realmente segui a sequência dos testes. Menos isso.
E pensando cá com meus botões, medir a amperagem (corrente) e a voltagem (tensão) deveriam ter sido a primeira coisa a se fazer. de preferência juntas como indicado no manual.
Tô virando seu fã!!!!!!!!
Abraço,
Falhei aí: TESTE DE CORRENTE.
Como tinha que colocar o "meter" entre o circuito, deixei para depois e acabei esquecendo.
Por que realmente segui a sequência dos testes. Menos isso.
E pensando cá com meus botões, medir a amperagem (corrente) e a voltagem (tensão) deveriam ter sido a primeira coisa a se fazer. de preferência juntas como indicado no manual.
Tô virando seu fã!!!!!!!!

Abraço,
(PBJR) = Paulo
- PBJR
- Já sei tudo de moto
danilemao escreveu:E ai PAulão...
Beleza Daniel
É, depois de muito "fuçar" em quase tudo.....e com a ajuda dos GALEIROS......
Mas você viu que eu dei uma pisadinha na bola. Esqueci de medir a amperagem. Se tivesse feito isso a novela nem tinha começado.
No final das contas foi bom porque aprendi um pouco mais.
Sobre o sábado, não entornamos o caneco não.
Não fomom no Suzuka. Estava vazio.
Fomos para o Pezão. Tava lotadaço.
Viramos e fomos em uma lanchonete na esquina oposta.
Tomamos só umas oito cervejas.
Não tomamos mais porque o dono do bar tinha chamado o SAE para desobstruir o cano do esgoto e quando os caras abriram aquela m....., o cheiro de m...... empestiou m...... do lugar. Que m..... hein!!!!!!

Voltamos pra casa e fizemos um churrasco no sitio pros aniversáriantes de Abril.
Sobre o fds livre, vou falar com o Rui pra gente ir aí. Faz tempo que o Rui fala que toda vez você tem casamento pra ir, então vamo aproveitá. rsrsrsrs

Valeu Daniel.
Abraço
(PBJR) = Paulo
- Rui Daniel Bedani
JUNIÃO É SO ALEGRIA AGORA
GAME OVER!!!

GAME OVER!!!
MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
- Rui Daniel Bedani
E REFORÇANDO A TODOS AQUI FICA O MEU AGRADECIMENTO TAMBEM
ESSA GALEIRADA É MASSA!!!
DANILEMÃO AINDA BEM QUE VOCÊ MANDO NÓIS LEVA O ESTATOR DE VOLTA,MEU MUITO OBRIGADO POIS TENHO MUITA CONSIDERAÇÃO PELA SUA AMIZADE.FORTE ABRAÇO E EM BREVE TAMOS AI
VALEU TAMBEM MUSSA PELA FORÇA E DEDICAÇÃO QUE VOCÊ TEM EM AJUDAR A GALEIRADA AQUI
E QUE COMECEM OS JOGOS!!!

ESSA GALEIRADA É MASSA!!!
DANILEMÃO AINDA BEM QUE VOCÊ MANDO NÓIS LEVA O ESTATOR DE VOLTA,MEU MUITO OBRIGADO POIS TENHO MUITA CONSIDERAÇÃO PELA SUA AMIZADE.FORTE ABRAÇO E EM BREVE TAMOS AI

VALEU TAMBEM MUSSA PELA FORÇA E DEDICAÇÃO QUE VOCÊ TEM EM AJUDAR A GALEIRADA AQUI

E QUE COMECEM OS JOGOS!!!
MOBILETE CALOI
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
RD 135 Z
DT 180
DT 200
XL 250
XL 350
RD 350
SAHARA
TENÉRÉ 600
CBX 750 F MAGIA NEGRA
CBR 1000 F
AGORA NOVAMENTE !
CBX 750 F MAGIA NEGRA
- PBJR
- Já sei tudo de moto
É isso aí Rui,
"QUE COMECEM OS JOGOS"
E no bom caipirês falado : "ATÉ ISTÕRÁ"
Falô mano.
"QUE COMECEM OS JOGOS"
E no bom caipirês falado : "ATÉ ISTÕRÁ"
Falô mano.
(PBJR) = Paulo