ROLAMENTOS DA BALANÇA - Dicas para compra
Enviado: 12 Mar 2008 20:23
Pessoal...
Resolvi abrir este tópico para que sirva de dica na hora de fazer a troca ou manutenção dos rolamentos e retentores da balança das galos.
Quem esteve no Barreado, sabe que tive um pequeno problema com um rolamento da balança da minha moto que começou a presentar barulho.
Pois bem....Cheguei da viagem ao Barreado no domingo dia 02 Mar sem o menor problema, muito embora o barulho continuasse (era o rolamento tipo agulha que estava literalmente moido).
Na segunda feira, dia 3 Mar, fui até a concessionária Honda e encomendei as peças originais. Como a balança estava sendo desmontada resolvi apreveitrar para trocas logo os 3 rolamentos e os dois retentores.
Como não gosto de ver minha moto parada (que é a maior cauza de problemas), pedi com urgência e me foi prometido que chegariam na sexta-feira, dia 7.
Preços:
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 67,00
2 rolamentos esfera........ R$ 14,00 cada um..............total.........R$ 28,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 22,00 cada um..............total.........R$ 44,00
Total..............R$ 139,00
Para minha irritação, hoje dia 12 me ligaram dizendo que as peças só chegariam a partir do dia vinte. Motivo???? A fábrica estaria com problemas para fornecer as peças.
Agora vamos ao que realmente interessa. Com as peças originais antigas na mão, copiei os códigos e as marcas e fui até uma loja especializada em rolamentos da cidade.
Consegui os mesmo rolamentos, da mesma marca e códigos dos originais"Made in Japan" e retentores similares da mesma qualidade, pois segundo o dono da loja, a fábrica dos antigos já não existe mais.
Preços na loja especializada: (lembro que as peças tem o mesmo código e a mesma marca que as originais)
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 18,00
2 rolamentos esfera........ R$ 8,00 cada um................total.........R$ 16,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 6,00 cada um...............total..........R$ 12,00
Total..............R$ 46,00
Ainda lembro da lâmpada original da galo que custava R$ 176,00 na concessionária e após ver o código e a marca, praticamente só atravessei a rua e comprei uma, numa loja de autopeças por R$ 13,00 (até botei uma mais potente por minha conta) e da mesma marca.
Outro exemplo.... A empresa onde meu filho galeiro Israel trabalha, produz uma peça do motor da Yamara 125 YBR que é vendida por R$ 6,00 e as concessionárias Yamara vendem a mesma peça por R$ 76,00...... Mais de 1.200 % de lucro...assim é bom não é????
Moral da história que mais uma vez pude constatar. A Honda (fábrica) não produz quase mais nada que não seja especificamente do motor das nossas motos, e as concessionárias compram as peças no comércio, embalam e triplicam ou quadriplicam os preços.
Portanto galera, e agora sendo repetitivo, e só correr atraz que se consegue no comércio, peças com as masmas marcas e código que as originais (portanto originais) por preços infinitamente inferiores que nas concessionárias...
Espero que ajude.....
Abraço
PS: Acabei de lembrar do Waldir que teve um problema na roda da mil, na volta do barreado e colocou um rolamento da bomba d'água de um Scania na roda da moto. Muito provavelmente o rolamento é da mesma marca e com o mesmo código que o original. E o melhor, ele deve ter pago 20% do valor que uma concessionária cobraria... hehehe
Resolvi abrir este tópico para que sirva de dica na hora de fazer a troca ou manutenção dos rolamentos e retentores da balança das galos.
Quem esteve no Barreado, sabe que tive um pequeno problema com um rolamento da balança da minha moto que começou a presentar barulho.
Pois bem....Cheguei da viagem ao Barreado no domingo dia 02 Mar sem o menor problema, muito embora o barulho continuasse (era o rolamento tipo agulha que estava literalmente moido).
Na segunda feira, dia 3 Mar, fui até a concessionária Honda e encomendei as peças originais. Como a balança estava sendo desmontada resolvi apreveitrar para trocas logo os 3 rolamentos e os dois retentores.
Como não gosto de ver minha moto parada (que é a maior cauza de problemas), pedi com urgência e me foi prometido que chegariam na sexta-feira, dia 7.
Preços:
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 67,00
2 rolamentos esfera........ R$ 14,00 cada um..............total.........R$ 28,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 22,00 cada um..............total.........R$ 44,00
Total..............R$ 139,00
Para minha irritação, hoje dia 12 me ligaram dizendo que as peças só chegariam a partir do dia vinte. Motivo???? A fábrica estaria com problemas para fornecer as peças.
Agora vamos ao que realmente interessa. Com as peças originais antigas na mão, copiei os códigos e as marcas e fui até uma loja especializada em rolamentos da cidade.
Consegui os mesmo rolamentos, da mesma marca e códigos dos originais"Made in Japan" e retentores similares da mesma qualidade, pois segundo o dono da loja, a fábrica dos antigos já não existe mais.
Preços na loja especializada: (lembro que as peças tem o mesmo código e a mesma marca que as originais)
1 rolamento tipo Agulha......................................................R$ 18,00
2 rolamentos esfera........ R$ 8,00 cada um................total.........R$ 16,00
2 retentores (tapa pó)......R$ 6,00 cada um...............total..........R$ 12,00
Total..............R$ 46,00
Ainda lembro da lâmpada original da galo que custava R$ 176,00 na concessionária e após ver o código e a marca, praticamente só atravessei a rua e comprei uma, numa loja de autopeças por R$ 13,00 (até botei uma mais potente por minha conta) e da mesma marca.
Outro exemplo.... A empresa onde meu filho galeiro Israel trabalha, produz uma peça do motor da Yamara 125 YBR que é vendida por R$ 6,00 e as concessionárias Yamara vendem a mesma peça por R$ 76,00...... Mais de 1.200 % de lucro...assim é bom não é????
Moral da história que mais uma vez pude constatar. A Honda (fábrica) não produz quase mais nada que não seja especificamente do motor das nossas motos, e as concessionárias compram as peças no comércio, embalam e triplicam ou quadriplicam os preços.
Portanto galera, e agora sendo repetitivo, e só correr atraz que se consegue no comércio, peças com as masmas marcas e código que as originais (portanto originais) por preços infinitamente inferiores que nas concessionárias...
Espero que ajude.....
Abraço
PS: Acabei de lembrar do Waldir que teve um problema na roda da mil, na volta do barreado e colocou um rolamento da bomba d'água de um Scania na roda da moto. Muito provavelmente o rolamento é da mesma marca e com o mesmo código que o original. E o melhor, ele deve ter pago 20% do valor que uma concessionária cobraria... hehehe