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TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 06 Mar 2008 19:53
por Véio Mussa
Quais os Tipos de Pastilha de Freio?

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.



Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.




Donte: http://www.rcamoto.com.br

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 07 Mar 2008 08:32
por Alex Red
veio, mais uma aula, uso as cobrec e nunca reparei qual a qualificação dela
conforme essa sua lista, vc sabe qual é ?, são baratas aqui no RJ , 20,00
o par, freiam bem e também tem uma boa durabilidade.
abraços :wink:

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 07 Mar 2008 09:10
por Parada
alex red moreira escreveu:veio, mais uma aula, uso as cobrec e nunca reparei qual a qualificação dela
conforme essa sua lista, vc sabe qual é ?, são baratas aqui no RJ , 20,00
o par, freiam bem e também tem uma boa durabilidade.
abraços :wink:


Redicha, também sempre usei cobrec e são ótimas!!! O valor é o mesmo daqui de sampa pelo visto!!! Vale a pena usar essa pastilha!!!

Abs

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 07 Mar 2008 10:37
por Japa Galeiro
Eu estou usando as Fischer, estão por volta de R$ 13,00. São boas mas são bastante barulhentas...

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 17 Mar 2008 10:58
por Vitaum
Eu tb troquei faz umas tres semanas e coloquei as Cobrec e estão muito boas.
[]s

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 17 Mar 2008 12:20
por Rodolfo
Que inveja de voces.
Eu uso CARBONE LORRAINE = R$ 160,00 cada uma X 3 = R$ 480,00

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 17 Mar 2008 21:13
por Rezende
japaedaia escreveu:Eu estou usando as Fischer, estão por volta de R$ 13,00. São boas mas são bastante barulhentas...



CONCORDO em parte, estou usando FISCHER são boas, mas não fazem barulho não.

REZENDE

Re: TIPOS DE PASTILHAS DE FREIOS

Enviado: 19 Mar 2008 11:33
por r4f4el
Galera como faço para verificar se as minhas pastilhas estão gastas etc??
Abraço!!