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TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo.
O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor.
Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também.
O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos).
O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos.
Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual Especificação Mínima Boas Marcas
Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
.
Fonte: http://www.rcamoto.com.br
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo.
O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor.
Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também.
O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos).
O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos.
Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual Especificação Mínima Boas Marcas
Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
.
Fonte: http://www.rcamoto.com.br
- Humberto_750_Cbá
- O céu é o limite
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Grande Véio !! Eu já havia colocado essas mesmas informações em um outro tópico. Boa idéia abrir um tópico para consultas sobre o assunto. Valeu !!
Humberto Ferracin
CBX750F 86
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- Alex Red
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
realmente já tinhamos discutido isso em outro tópico, que não me lembro qual,
mas e bom ter um tópico especifico para esse assunto.
e após nossa discussão naquele tópico passei a usar o DOT 4, tanto nos
freios quanto na embreagem e não tive problemas, ficou bom
abraços
mas e bom ter um tópico especifico para esse assunto.
e após nossa discussão naquele tópico passei a usar o DOT 4, tanto nos
freios quanto na embreagem e não tive problemas, ficou bom

abraços
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Eu uso DOT 3 pois é o recomendado pelo manual.
Boa matéria Mussa.
Abraço
Boa matéria Mussa.
Abraço
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Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18
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- Edu Costa
- CBX 750 extreme
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- caturatma
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
oq a galera tem q ver é q o o dot 5 é com silicone diferente do dot 5.1 q é glycol, o 5 não é recomendado para motocicletas ja o 5.1 sim...
vlw....
vlw....
Ai galera 7 galo na estrada não tem pra ninguém, tive uma 89 canadense agora to com uma Black, só quem tem é q sabe a direrença Huhaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!!!!
- Capitão Caverna
- Setegalo maníaco
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Grande Mussa estou reformando minha galo e vou trocar os reparos do freio e embreagem! eu poso usar o fluido DOT 4 tbm na embreagem? desde ja obg e pode esperar por mais perguntas rsrsrsrsrsrs
douglasnborba@hotmail.com
EX - CBX 750F 88 Magia Negra
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MC Puro Veneno - São Gonçalo - RJ
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Capitão Caverna escreveu:Grande Mussa estou reformando minha galo e vou trocar os reparos do freio e embreagem! eu poso usar o fluido DOT 4 tbm na embreagem? desde ja obg e pode esperar por mais perguntas rsrsrsrsrsrs
Capitão, vc perguntou ao Mussa mas vou dar meu "pitaco". Pode usar o DOT 4 na embreagem sim. O único fluído de freio que não é recomendável para nossas máquinas é o DOT 5, já o DOT 5.1 pode ser usado tranquilamente.
Abraços.
Humberto Ferracin
CBX750F 86
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- Capitão Caverna
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Valeu Humberto "pitaco" como esse pode mandar todos rsrsrsrsrs
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Hunnn gostei da dica MUSSA !!
ex Bmx
ex Gareli
ex Caloi-86
ex RDz135-87
ex Sahara-99
ex CBX 750-88 Rothmans
ex CBX 750-86 Black
ex CBR 1100XXSuperBlackbird
Atual = CBX 750-86 Black (de volta as origens)
Nenhuma doidera supera a loucura divina do espirito santo de "Deus".
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- Já faço as curvas deitado
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- Véio Mussa
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Capitão Caverna escreveu:Grande Mussa estou reformando minha galo e vou trocar os reparos do freio e embreagem! eu poso usar o fluido DOT 4 tbm na embreagem? desde ja obg e pode esperar por mais perguntas rsrsrsrsrsrs
Capitão, vc perguntou ao Mussa mas vou dar meu "pitaco". Pode usar o DOT 4 na embreagem sim. O único fluído de freio que não é recomendável para nossas máquinas é o DOT 5, já o DOT 5.1 pode ser usado tranquilamente.
Abraços.
O Humberto falou tudo, só não esqueça de drenar completamente o fuído antigo (provavelmente você está utilizando o DOT3) e de lavar o sistema com o novo fluído. Fluídos misturados costumam virar literalmente uma pasta dentro do sistema.
Aproveitando aqui, se quiser fazer a troca como eu faço, vai aí a dica...
Tem até um tópico a respeito, mas para te facilitar vai abaixo a cópia....
Sempre que troco o óleo, tanto dos freios, como o da embreagem, ou qualquer manutenção nesses sistemas, depois de escoar totalmente o óleo velho com uma seringa, para recolocar o óleo a ganhar tempo evitando ficar meia hora acionando as manetes para encher as tubulações,eu simplesmente pego a mesma seringa com uma mangueirinha de silicone, e coloco o óleo pela válvula de sangria.
Abro a válvula, injeto o óleo, fecho a válvula, reabasteço a seringa e volto a injetar sucessivamente, até que o/s reservatório/s fiquem no nível correto.
É bem prático, rápido e limpo, visto que o ar sai sozinho automaticamente pelo reservátório e o circuito fica cheio em instantes.
Cheios os reservatórios, normalmente a partir do 3º ou 4º acionamento das manetes, os freios ou embreagem, já estarão funcionando normalmente.
Por segurança, deixo a moto parada durante uma hora, para que as micro bolhas de ar, por ventura restantes, se acumulem na parte superior do sitema, aciono algumas vezes as manetes e depois faço uma pequena sangria, só para conferir e prontinho.
Faço sempre isso e nunca tive problemas, mas só garanto o meu serviço....hehehehehe
Atenção com fluído que por acaso caia nos discos de freio, se necessário lave os discos....
Abraço
- Eduardo NC
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
Muito bom Mussoi, além do procedimento ser limpo, evita desperdício de fluido novo.
Parabéns, você aprende rápido!!!
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Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
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- Alex Red
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- Alci Costa
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Re: TIPOS DE FLUÍDO DE FREIOS
quando comprei minha Galo, na revisao troquei todos os fluidos, foram colocados o Elf 5.1.
Ate agora perfeitos.
Abraços.
Ate agora perfeitos.
Abraços.
"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"
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