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Problemas na bengala/freio - HELP!
Enviado: 08 Out 2007 22:52
por kanedb
Galera, alguém pode me ajudar?
Minha galo está com um vazamento na bengala/freio esquerdo, mas não sei onde exatamente está o problema. A parte inferior fica bem melada próximo a um parafuso do freio(link do flickr, se você ver as fotos por lá tem marcações com explicação):
Se algúem puder me dar uma luz, plz me ajude!
Segue algumas fotos/links p/ ajudar:
http://www.flickr.com/photos/12293205@N04/1519964532/
Enviado: 09 Out 2007 06:50
por kanedb
Não é fluido de freio não, é óleo da bengala....
Eu imaginei que fosse no TRAC, só não tinha certeza pq também não conheço muito de mecânica....
A tampa do TRAC seria essa peça preta, meio quadrada parafusada na bengala, entre o freio e a bengala?
Enviado: 09 Out 2007 17:11
por JekRider
Isso mesmo Hawk e kanedb,,, tem uma junta para aquela tampa,,, a principio deve ser ela mesmo.
Enviado: 09 Out 2007 18:20
por kanedb
Pessoal, hoje sequei todo o óleo que vazou p/ poder identificar exatamente onde estava o problema.
Aparentemente está vazando pelo pistão que prende o freio no TRAC (olhem na segunda foto), pois lá que babou óleo depois de utilizar a moto 30 minutos.
Pelo catálogo de peças é a peça 51436-MJ0-003 PISTÃO (página 86 a 88) ou por alguma das peças associadas com a vedação deste pistão (acho que são estas: 51441-MJ0-003 BORRACHA BATENTE, 91308-MJ0-003 ANEL VEDAÇÃO, 91304-MJ0-003 ANEL VEDAÇÃO 15,8 x 2,4 e 51442-MJ0-003 CAPA CARCAÇA PISTÃO).
Enviado: 10 Out 2007 09:01
por danilemao
Mais provavel que o problema seja na pinça mesmo, pois ela esta mais melada de oleo que a bengala, isso é bem visivel na segunda foto e a principio vc deve desmontar a pinça verificar se é necessario a troca de tudo que vc relacionou ou só o anel de vedação do pistão.Mas analise com carinho e se for procurar um mecanico cuidado, pois ja vimos em outros topicos que existem varios mexanicos que estão acabando com as galos...
Enviado: 10 Out 2007 11:04
por JekRider
Uma dica é trocar todas as borrachas que tem no trac que vc vai ganhar dinheiro.. Se esta ai ja esta danificada, deve ser devido a óleo velho, talvez nunca trocaram .. Se possivel troque tmb os retentores das bengalas e coloque um fork oil mobil nelas que vc estara com uma suspensão nova..
Enviado: 10 Out 2007 11:29
por kanedb
Danilemao, pelo que eu pude verificar o óleo está vazando pelo pistão e ele escorre pela pinça de freio, por isso dá a impressão que o vazamento é ali.
Jek, já pedi cotação do conjunto do TRAC inteiro e só das vedações/pistão para as concessionárias. Mas valeu a dica, eu não sei quando foi efetuada a útlima troca de óleo das bengalas, vou aproveitar e trocar, os retentores também vou verificar se vai sobrar uma grana hehe!!

Enviado: 10 Out 2007 12:37
por danilemao
Kanedb eu ainda acho que na bengala vc não precisa mexer pois o vazamento não é ali e sim na pinça
Enviado: 10 Out 2007 13:09
por kanedb
Entendi sua colocação, danilemao, mas se o vazamento é na pinça porque eu vejo óleo e não fluido de freio? A pinça tem algum orifício por onde corre óleo? (p.s. não manjo mto de mecânica)
Enviado: 10 Out 2007 13:27
por danilemao
Realmente não. lave tudo com VEJA aquele de usar na cozinha de casa pois ele tira to oleo e não estraga a pintura.Seque bem e de umas uma bombeadas no freio.Se não vazar é a bengala. se vazar é a pinça.Faça isso sem andar pois andando o vento espalha oleo ou fluido de freio e vc não identifica o vazamento.
Se apos bombear o freio não vazar e com moto parada tambem não achar vazamento, saia e de uma volta (10 minutos em ruas com bastante desnivel para a suspesão dianteira trabalhar bastante) andando devagar(oque é dificil) ai pare e observe assim fica mais facil de encontrar o vazamento...
Enviado: 10 Out 2007 22:00
por Gerson Lopes
Boa dica Danilemao.
Enviado: 10 Out 2007 22:16
por kanedb
Boa dica, vou fazer isso depois coloco o resultado

infelizmente soh vou fazer segunda ou terça feira, estarei saindo p/ viajar amanhã depois do serviço

Enviado: 11 Out 2007 10:44
por JekRider
Se fosse fluido de freio, a essas alturas con tanto fazamento, vc não teria mais freios,,,, O óleo da bengala é o mesmo utilizado no sistema TRAC por isso que a bengala DIR vai mais óleo do que a ESQ. As primeiras borrachas a encomodar sempre são os retentores das bengalas e sempre divido a falta de manutenção (troca de óleo) , talvez os retentores ja foram trocada um dia... Mas se o problema ja esta em baixo, seria melhor trocar tudo, para não ter dor de cabeças furturas