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Coluna de Direção

Enviado: 06 Mai 2007 10:41
por Léo Leal
Olá amigos, desmontei hoje toda a suspenção dianteira, pois vou pintar as bengalas de preto, como original. Estavam polidas.
Só que percebi que na coluna de direção existem caminhos formados, fazendo que não gire como deveria.
Alguém já trocou esses rolamentos? É complicado ? E quantos as peças a serem trocadas, é fácil achar?

Enviado: 07 Mai 2007 10:41
por Humberto_750_Cbá
Olá Léo !! troquei os rolamentos da minha no sábado retrasado (28/04). Vc vai ter que tirar as pistas dos rolamentos superior e inferior c/ ferramenta especial. No meu caso, desmontei em casa, aí levei um mecânico amigo meu até lá e ele tirou as pistas velhas e colocou as novas. Só isso, a montagem eu que fiz. A última peça de baixo é um retentor de graxa que fica preso pela pista do rolamento inferior no eixo da coluna. Se o mecânico não souber tirar essa pista, ele danifica esse retentor.
Os rolamentos saõ os mesmos da Twister (até no preço). Aí vai os códigos deles:
91015-KT8-005 - Rolamento Superior
91016-KT8-005 - Rolamento Inferior

Atenção: Não compre paralelo pois esses rolamentos é que aguentam toda pancada da suspensão. Outra coisa que vi é que todo paralelo que queriam me vender era de roletes e o original é de esferas. Outra coisa, siga todo o procedimenta de montagem do manual até mesmo a regulagem da carga da porca da caixa de direção.

Abraço,

Enviado: 07 Mai 2007 17:12
por Ruy Andrade
bem pelo catalogo da indy os numeros sao diferentes

91015-MB4-771 ROLAMENTO, SUPERIOR COLUNA DIREÇÃO
91018-MB4-771 ROLAMENTO, INFERIOR COLUNA DIREÇÃO

mas acho q depois q tirar ele fica facil levar na NSK e comprar um igual.

abraços

Enviado: 07 Mai 2007 17:19
por Léo Leal
Pesquisei o preço dos rolamentos originais e paralelos. É absurda a diferença.
Os 2 originais custam em torno de R$ 165,00.
Enquanto os paralelos saem R$20,00.

Sou defensor do uso de peças originais. Mas usei paralelos em uma DR800 e em uma Ténéré, nunca me incomodei depois de ter trocado.
Vou desmontar e comparar com os paralelos antes de comprar.

Enviado: 07 Mai 2007 17:40
por JekRider
Na galo é diferente,, os originais ja encomodam, imagina os paralelos... A minha ja esta usando o segundo jodo de rolamentos originais e ja esta indo para o terçeiro......
Agora, depois de trocar uma ideia com o Ferracim, eu nunca havia seguido as instruções da regulagem da carga de porca da direção, a galo com a roda dianteira suspensa, a direção não fica soltinha como é de comum ver nas outras motos, ela vira meio que pesadinho,,,, estou certo Ferracim?
Acho que por isso não tive sorte com os meus rolamentos..

Enviado: 08 Mai 2007 08:45
por Humberto_750_Cbá
Ruy Andrade escreveu:bem pelo catalogo da indy os numeros sao diferentes

91015-MB4-771 ROLAMENTO, SUPERIOR COLUNA DIREÇÃO
91018-MB4-771 ROLAMENTO, INFERIOR COLUNA DIREÇÃO

mas acho q depois q tirar ele fica facil levar na NSK e comprar um igual.

abraços


Qdo vc pede uma peça na Honda, o próprio sistema deles já indica qual peça pode substituir a solicitada. Na própria tela deles já aparece o "similar" que são as mesmas peças utilizadas em outra moto. No caso desses rolamentos, eles são utilizados na Twister. Não se trata de peças paralelas, somente são peças usadas em outros modelos.

De acordo com o catálogo de peças, os primeiros 5 números são a identificação da peça; os 3 números (ou letras) no centro referem-se ao modelo aplicado (Cbx750F; Falcon; Twister; Titan etc) e os últimos 3 números são o fabricante.

Enviado: 08 Mai 2007 09:07
por Humberto_750_Cbá
JekRider escreveu:Na galo é diferente,, os originais ja encomodam, imagina os paralelos... A minha ja esta usando o segundo jodo de rolamentos originais e ja esta indo para o terçeiro......
Agora, depois de trocar uma ideia com o Ferracim, eu nunca havia seguido as instruções da regulagem da carga de porca da direção, a galo com a roda dianteira suspensa, a direção não fica soltinha como é de comum ver nas outras motos, ela vira meio que pesadinho,,,, estou certo Ferracim?
Acho que por isso não tive sorte com os meus rolamentos..


Jek, depois de montada, a direção fica soltinha sim, mas de uma maneira firme. Isso acontece por causa do peso da suspensão dianteira mais a roda montada. Esse ajuste de carga serve p/ manter os rolamentos montados o mais firme possível, evitando as folgas entre as 2 pistas deles e as esferas. A existência de folga entre essas partes é que causa a diminuição da vida útil desses rolamentos, pois as pancadas da suspensão dianteira se concentram tudo ali. Outro problema que, na minha opinião, pode aparecer por falta desse ajuste é o SHIMMY. Isso vou testar nesse final de semana qdo puser minha Black p/ rodar novamente.

Galeiros, quem desconhecer esse ajuste, vejam na pág. 13-38 do manual de serviços. No meu caso, ajustei p/ 1,5Kg com balança.

Jek, vc que tem as mânhas ! Tem como vc copiar e colar aqui as pág. 13-37 e 13-38 ?? Acho que vai ajudar.

Abraços!

Enviado: 09 Mai 2007 11:03
por Léo Leal
Ontem montei a coluna de direção com os rolamentos de roletes. Ainda não montei as bengalas, pois irei pintar. Paguei R$32,00 nos rolamentos (não originais) e + R$23,00 no guarda pó original do infeiror. Parece ter ficado bom. Vou ver depois de tudo montado e andando. Acho que vale a pena testar esses rolamentos.
Caso não ficar bom refaço o trabalho e coloco os originais.

Obrigado pelas dicas.

Depois darei um retorno quando estiver rodando. Acredito que vai mais umas 2 semanas de dedicação.

Enviado: 09 Mai 2007 14:54
por JekRider
Grande Ferracin,,, eu não consigo postar paginas de arquivos PDF só consigo selecionar imagens...

Enviado: 09 Mai 2007 16:51
por Humberto_750_Cbá
JekRider escreveu:Grande Ferracin,,, eu não consigo postar paginas de arquivos PDF só consigo selecionar imagens...


Beleza Jek!! pelo menos a informação das páginas estão aí. Abraço!!