Pessaol, notei que minha moto, ao ser acionado o freio dianteiro, começa a fazer um barulhos tipo SLAPT, SLAPT, SLAPT que depende da velocidade da roda.
Quanto mais rapido, maior a frequencia do barulho. A pricípio achei que fossem as pastilha, mas verificando elas estão com mais de meia vida. Verifiquei se tem algo solto, coloquei a moto no cavalete e girei a roda da frente e nada...
Não encontrei nada anormal. Estava pensando em desmontar as duas pinças pra verificar, mas agora estou sem tempo.
Um outro negócio que notei, foi que tive que fazer um ajunste na altura do manete de freio. Parece que ele baixou um pouco, mas não tem vazamento nenhum e o fluído tá OK. Subi um ponto no manete de freio e dei umas bombadas e está tudo legal...
Só não sei porque esse ruido insiste em incomodar. Alguem tem uma sugestão !?
Valeu !!!!
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Freio dianteiro com barulho esquisito
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Re: Freio dianteiro com barulho esquisito
Mancrius escreveu:Pessaol, notei que minha moto, ao ser acionado o freio dianteiro, começa a fazer um barulhos tipo SLAPT, SLAPT, SLAPT que depende da velocidade da roda.
Quanto mais rapido, maior a frequencia do barulho. A pricípio achei que fossem as pastilha, mas verificando elas estão com mais de meia vida. Verifiquei se tem algo solto, coloquei a moto no cavalete e girei a roda da frente e nada...
Não encontrei nada anormal. Estava pensando em desmontar as duas pinças pra verificar, mas agora estou sem tempo.
Um outro negócio que notei, foi que tive que fazer um ajunste na altura do manete de freio. Parece que ele baixou um pouco, mas não tem vazamento nenhum e o fluído tá OK. Subi um ponto no manete de freio e dei umas bombadas e está tudo legal...
Só não sei porque esse ruido insiste em incomodar. Alguem tem uma sugestão !?
Valeu !!!!
Tô com o mesmo problema na minha, só que não é constante, aparece mais depois que o disco esquenta.
Levei no meu mecânico ele disse que é disco empenado, mas confesso que fiquei meio grilado porque na minha ignorância se fosse disco empenado faria sempre, mas sei lá.
Ele me disse também que é um defeito bastante comum, principalmente nas motos mais modernas que tem os discos de freio maiores.
Ainda não tive saco pra desmontar e mandar verificar com equipamento próprio.
Um abraço
- Edu Costa
- CBX 750 extreme
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Isso tá com cara de ser pastilha mesmo.
Qdo checou o disco, verificou se ele tem sulcos e rebarbas nas laterais ?
Se for pastilha mesmo, nem adianta desmontar as pinças, se vc colocar as mesmas pastilhas, vai continuar !
Qdo. vc começou a perceber o barulho, sentiu que a frenagem diminuiu ?
Lembra de ter andado na chuva ?
Qto ao manete, o meu começou a ficar estranho, logo depois, começou a vazar fluído. Troquei o reparo e aproveitei para uma boa limpeza com álcool, agora tá zerado.
Qdo checou o disco, verificou se ele tem sulcos e rebarbas nas laterais ?
Se for pastilha mesmo, nem adianta desmontar as pinças, se vc colocar as mesmas pastilhas, vai continuar !
Qdo. vc começou a perceber o barulho, sentiu que a frenagem diminuiu ?
Lembra de ter andado na chuva ?
Qto ao manete, o meu começou a ficar estranho, logo depois, começou a vazar fluído. Troquei o reparo e aproveitei para uma boa limpeza com álcool, agora tá zerado.
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
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- Edu Costa
- CBX 750 extreme
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- Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
- Localização: São Paulo - SP
Olhe, quanto ao barulho diria para trocar as pastilhas e ver no que dá, agora baixar o manete não faz sentido, o que o mantém na posição é uma mola interna e um anel que não o deixa saltar para fora.
Mesmo com pouco óleo ou com pastilhas gastas, ele não abaixa. Sujgiro que desmonte a parte de cima.
Mesmo com pouco óleo ou com pastilhas gastas, ele não abaixa. Sujgiro que desmonte a parte de cima.
Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
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- Japa Galeiro
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Gurizada uma vez me disseram que as pastilhas paralelas são barulhentas, não sei se é o seu caso Mancrius mas eu estou usando Fischer e são bem barulhentas, quanto as cobreq elas eram mais silenciosas.
Japa Galeiro
PAIXÃO 450, PAIXÃO CBZEIRA
AMANTE 7 GALO
SANGUE XSELEIRO
VOANDO BAIXO NA 1100
Galeiro Brasil n.º 350
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- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
Pessoal, acabei de chegar de uma oficina de um mecânico grisalho (não parece mas é importante a cor do cabelo visto que nossas motos já tem uma certa idade) que trabalhou muito com as cbx.
Contei ao pessoal do fórum que estava com o mesmo problema do Mancrius e hoje resolvi dar uma chegada nesse novo mecânico.
Mostrei a ele o meu problema e para minha surpresa ele deus uns soquinhos no cáliper esquerdo da minha moto e perguntou se o barulho que eu ouvia não era aquele. Pior que era.
Resumindo o tal barulho era causado por um desgaste de uma bucha que envolve os parafusos que prendem o cáliper na bengala.
A coitada, que é protegina por uma capa de borracha que estava em mau estado, virou ferrugem puro criando folga e quando a pastilha passava sobre os furos do disco causava vibração.
Deu pra entender???
O Mancrius, dá uma olhada na tua, quem sabe o problema é o mesmo.
PS: ele me disse que poucas pessoas fazem uma manutenção periódica dessa peça, pois não apresenta sintomas até acontecer oque aconteceu comigo.
A manutenção se resume a retirar o parafuso e a bucha, limpar, lubrificar com um pouquinho de graxa e recolocar.
Um abraço
Contei ao pessoal do fórum que estava com o mesmo problema do Mancrius e hoje resolvi dar uma chegada nesse novo mecânico.
Mostrei a ele o meu problema e para minha surpresa ele deus uns soquinhos no cáliper esquerdo da minha moto e perguntou se o barulho que eu ouvia não era aquele. Pior que era.
Resumindo o tal barulho era causado por um desgaste de uma bucha que envolve os parafusos que prendem o cáliper na bengala.
A coitada, que é protegina por uma capa de borracha que estava em mau estado, virou ferrugem puro criando folga e quando a pastilha passava sobre os furos do disco causava vibração.
Deu pra entender???
O Mancrius, dá uma olhada na tua, quem sabe o problema é o mesmo.
PS: ele me disse que poucas pessoas fazem uma manutenção periódica dessa peça, pois não apresenta sintomas até acontecer oque aconteceu comigo.
A manutenção se resume a retirar o parafuso e a bucha, limpar, lubrificar com um pouquinho de graxa e recolocar.
Um abraço
-
- Ninguém me segura
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- Registrado em: 20 Mai 2005 15:46
- Moto Atual: Indy/94
- Localização: SP/Região Oeste
Alex,
Quanto ao código eu não tenho, o que eu posso ajudar é:
Lingue p/ a Matsuo Motos (11) 3864-2711 e fale c/ o Abel (gente finíssima)
ou Remaza- Centro- Barão de Limeira (11) 3331- 8422.
Se não conseguir é só escrever que eu vou pessoalmente lá (trabalho
bem perto).
Boa sorte !!!
Ah, quando fizer o reparo tire tudo mesmo, lave bem e eu gosto de
passar graxa branca (propria p/ água). Nrmalmente os parafusos estão
c/ ferrugem e é interessante passar uma lixa fina. As guarnições são
um pouco "chatinhas" de colocar, mas com um pouco de paciência elas
vão.
Quanto ao código eu não tenho, o que eu posso ajudar é:
Lingue p/ a Matsuo Motos (11) 3864-2711 e fale c/ o Abel (gente finíssima)
ou Remaza- Centro- Barão de Limeira (11) 3331- 8422.
Se não conseguir é só escrever que eu vou pessoalmente lá (trabalho
bem perto).
Boa sorte !!!
Ah, quando fizer o reparo tire tudo mesmo, lave bem e eu gosto de
passar graxa branca (propria p/ água). Nrmalmente os parafusos estão
c/ ferrugem e é interessante passar uma lixa fina. As guarnições são
um pouco "chatinhas" de colocar, mas com um pouco de paciência elas
vão.
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