Mensagempor Véio Mussa » 21 Dez 2007 11:14
Lí todo o tópico e vou dar meu pitaco costumeiro.
Para começar, com todo o respeito, acredito que ninguém aqui do fórum entende mais das galos do que a equipe de engenheiros que a projetou e do time de pilotos profissionais que a testaram. Portanto qualquer alteração que seja feita na minhas opinião, provavelmente só irá piorar o desempenho.
Especificamente falando de pneus, na minha coloquei um par de SportDemon com as medidas e tamanhos dos Fanton originais.
A moto melhorou sim nas curvas, mas isso devido ao tipo de composto da borracha dos pneus que são muito mais macios e por consequência tem maior aderência. Em compensação, na chuva, os Fanton, pelo seu desenho(são mais frisados), são melhores.
Quanto a colocar pneus mais largos, eles só tem um desempenho melhor quando novos, logo que começam a se desgastar (ficar quadrados) o efeito é inverso.
Falaram também em rebaixamento... Quanto a isso posso falar de cadeira visto que minha galo era rebaixada, eu falei era, porque tive que comprar toda a suspensão dianteira nova para que ela voltasse a ser original.
Porque?????
Porque realmente ela era uma beleza nas curvas, desde que as curvas fossem de alfalto bem liso, qualquer ondulação e o efeito era terrivel. Além disso rebaixar significa mudança de centro de gravidade, tranferência de peso para a dianteira e por consequência tendencia de sair de trazeira nas frenagens mais fortes.
Eu não acho legal rebaixamento de motos, a não ser que somente interesse a parte estética, aí sim não discuto nada.
PS: Pneus mais largos também tem efeito no centro de gravidade, no caso lateralmente.
Ao fazer curvas com pneus mais largos, o peso é transferido com maior intensidade que o normal para um dos lados da balança trazeira e a ciclistica vai para o espaço.
Resumindo....É o mesmo que rebaixar e colocar rodas alargadas em um carro, fica bonito mas estabilidade só se ganha em pistas muito boas e a suspensão meus amigos, em pouquissimo tempo vai para o espaço, e aí as folgas e deformações que apareçem, acabam com todas as vantagens.
Como já disse aproveitem o aproveitável e descartem o descartável......
Abraço