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Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 17:58
por ciberdek
Eu estava conversando com meu mecânico sobre a compra do virabrequim da Indy e ele frisou que o vira da indy é diferente dos das demais four. Como até agora ele não errou em nada na galo e trabalha a anos com isso, resolvi dar um voto de confiança, mas gostaria de saber se procede. Há diferenças entre o virabrequim das Indy e das Four?

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 20:11
por Hudson
Até aonde eu sei a unica coisa que muda nos motores da galo sao os comandos da black,nunca ouvi falar nada sobre isso.
Com a palavra os veteranos no galinheiro!

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 21:52
por Véio Mussa
O mecânico tá certo....eles são bem mais novos.... ;< ;< ;<

Brincadeiras a parte, faço minhas as palávras do Hudson...

Abraço

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 22:19
por Chimbinha
Engraçadinho, da Four sao os melhores;

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 22:21
por Alex Red
Até aonde sei os motores são identicos , sendo assim o'' vira ''é igual :wink:

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 28 Dez 2011 23:29
por ciberdek
Fico muito feliz de saber disso, pois vou pedir um virabrequim lá do Japão e não seria legal se viesse um errado.

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 29 Dez 2011 10:06
por valverde
Vichiii,
Minha moto também ficou em um mecânico que conhecia tudo também, o resultado todos já conhecem.
Presta atenção, porque um mecânico que disse uma asneira como esta em uma peça fundamental para o funcionamento da moto, não deve entender e vai fazer uma besteira atrás da outra.
Já sofri o suficiente com este tipo de mexa Nico, e não gostaria que outros galeiros sofressem também.
Cai fora em quanto é tempo.
Grande abraço.

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 29 Dez 2011 10:42
por Véio Mussa
Por falar em mecânicos e como tem a ver com o assunto, será que a grande maioria atenta para esses detalhes na hora de montar o motor de uma galo???
Notem que as bronzinas tem diferenças entre elas que, na maioria das veses, só os japas dão importância ...

Imagem

Não não entendi direito, mas aparentemente as metades de cada bronzina são diferentes e devem ser aplicadas em locais específicos ou sei lá o que...hehehe...

Alguém aí mais entendido do assunto sabe decifrar as informações desses 2 quadros que constam da página 29 do catálogo de peças???
E esse código de cores, que constam nas bronzinas das páginas 28 e 29, o que seria???...

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 29 Dez 2011 15:44
por hawk
Véio Mussa escreveu:Por falar em mecânicos e como tem a ver com o assunto, será que a grande maioria atenta para esses detalhes na hora de montar o motor de uma galo???
Notem que as bronzinas tem diferenças entre elas que, na maioria das veses, só os japas dão importância ...

Imagem

Não não entendi direito, mas aparentemente as metades de cada bronzina são diferentes e devem ser aplicadas em locais específicos ou sei lá o que...hehehe...

Alguém aí mais entendido do assunto sabe decifrar as informações desses 2 quadros que constam da página 29 do catálogo de peças???
E esse código de cores, que constam nas bronzinas das páginas 28 e 29, o que seria???...


Mussa,

Um mecânico criterioso (como um que fez o motor da CB 450 de um amigo) sempre lê os manuais e faz as medições devidas. O motor ficou impressionantemente silencioso e justo. Fiquei até surpreso.

Essa parte ele costuma chamar de "seleção de bronzinas", estranho não? :-)

No meu entendimento limitado eu vejo o seguinte:

- As folgas do vira/carcaça do motor e biela/colo da biela tem de ser medidas com plastigage. As fitas ficam marcadas com a folga.
- Dependendo do desgaste de cada metade, seleciona-se uma cor de bronzina específica de acordo com a tabela. Teoricamente as duas metades podem ser diferentes mesmo (e devem ser, dependendo do caso). Pode ser que a carcaça tenha se desgastado mais num dos colos do vira, e necessita de um "trato" a mais. Essa é minha suposição... a não ser que a folga seja com o conjunto montado com as duas metades da bronzina. Como citam DE e DI... também pode ser uma cor por par de bronzinas. Nesse caso, a folga total é a soma das folgas em cada plastigage... e seleciona-se uma cor só de bronzina que repare a folga.
- Cada cor de bronzina representa um passo a mais de folga. Não existe 0.25/0.50 para essas peças. As folga são muito pequenas. Esse é um erro de alguns que acham que podem "cortar" o vira em 0.25 e tá tudo resolvido.
- Efetuadas as medidas e selecionadas as bronzinas, parte-se para a montagem.

Abraço,
Hawk

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 30 Dez 2011 00:06
por ciberdek
Aqui esta uma foto do virabrequim. Se alguém notar algo diferente no formato, diga ai. Destaque pra azulada ali perto de onde vai a biela no lado esquerdo:
Imagem

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 30 Dez 2011 11:17
por Véio Mussa
Caraca....curiosa essa marca azulada...nunca tinha visto algo parecido...

Outra curiosidade...esse vira é o que estava na sua moto ou o que você vai colocar nela???

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 30 Dez 2011 13:39
por hatotal
Pqp é cada uma :evil: :evil: :evil: :evil:

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 30 Dez 2011 15:06
por Leandro 4Galo
estou bege..., :o

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 30 Dez 2011 15:26
por hawk
Rapaz, que vira feio hein.

Re: Virabrequim de indy é diferente?

Enviado: 03 Jan 2012 02:28
por ciberdek
Acredite ou não,este vira estava em um motor que não fazia o menor ruido. Foi uma briga pra convencer a abrir. E olha o estrago.