giulliano escreveu:
e o brunimento até onde sei serve para melhorar a lubrificação dos novos anéis até que eles casem e tenham uma abundante lubrificação nos primeiros kms de vida,são arranhoes na horizontal nas camisas em poucas palavras que retem oleo,.....valeu
Giulliano...
Desculpe aí mas, como eu já disse na minha mensagem anterior, o brunimento dos cilindros é um dos passos de uma retífica bem feita...e não tem nada de fazer riscos na horizontal, muito pelo contrário...
O brunimento tem como finalidade remover a aspereza, ou seja, os riscos horizontais paralelos, deixados pela ferramenta de retificar e, ao mesmo tempo, proporcionar ao cilindro, um acabamento final uniforme e de rugosidade controlada.
A rugosidade das paredes do cilindro exerce grande influência no posterior desempenho do motor pois se, por um lado, uma parede for deixada muito lisa, não irá reter um filme de óleo suficiente para lubrificar convenientemente o pistão e anéis, e, por outro lado, se for deixado um acabamento grosseiro, muito áspero, haverá desgaste prematuro dos anéis e tendência do motor a consumir óleo.
Meu mecânico tem essa máquina na oficina dele e já a ví muitas vezes em funcionamento...e segundo ele esses "riscos" tem um ângulo correto para serem feitos...não lembro bem, mas me parece que é de 120°...
Nesse vídeo dá pra ver o resultado das marcas de um brunimento bem efetuado ...
http://youtu.be/XIb44G7e650 ... que é exatamento como ficam os cilindros que ele prepara lá na oficina dele...